domingo, 9 de março de 2014

#SemanadeLutadasMulheres - Feminismo pra quê?

Foto de capa: Graffiti feito pela Equipe de Graffiteiras da Intervenção Pelo Fim da Violência contra as Mulheres Barra Funda/SP - Fonte: GRIF Maçãs Podres
Uma das perguntas que aqueles que defendem o Feminismo escutam mais frequentemente é: Feminismo pra que? Baseadas nessa pergunta, separamos alguns materiais interessantes sobre o assunto.

_______________________________________

"De todos os assassinatos cometidos contra mulheres, 42% têm como criminoso o ex-parceiro. A situação é tão grave que o crime tem até um nome para chamar de seu: "feminicídio", o assassinato evitável de mulheres por razões de gênero. Essa mulher (e você também) precisa do feminismo. Um dia ela não vai precisar mais. Um dia."
Esse trecho foi retirado de um artigo das escritoras Clara Averbuck e Nádia Lapa intitulado "Afinal, feminismo pra quê?", publicado pelo site da revista Carta Capital em 25/06/2013. Baseadas nessa pergunta tão recorrente, elas fizeram esse texto e essa mesma pergunta virou o nome da coluna delas na revista (http://www.cartacapital.com.br/blogs/feminismo-pra-que/). Fica aí então nossa primeira indicação de leitura da #SemanadeLutadasMulheres. Vale a pena dar uma olhada!

_______________________________________

Além dessa pergunta, muitas outras são feitas o tempo todo. Pensando em responde-las, a Aline Valek criou o "FAQ Feminista", ou seja, as respostas para as "perguntas mais frequentes" feitas as feministas, de maneira bem engraçada até. Mais uma indicação de leitura. 

_______________________________________

Sobre esse mesmo assunto, a necessidade do Feminismo, "por que ser feminista?" e "o que é o Feminismo?", indicamos também um vídeo:


O vídeo chamado "We should all be feminists" (em português "Todos nós deveríamos ser feministas"), apresenta uma pequena palestra feita pela escritora nigeriana Chimamanda Ngozi Adichie, realizada no TEDx Talks.  Infelizmente o vídeo só possui legendas em inglês. 

_______________________________________

Essas são as nossas indicações de hoje para iniciarmos as discussões da #SemanadeLutadasMulheres. Comente, compartilhe, faça sugestões, opine, participe. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário