domingo, 30 de março de 2014

#50anosdogolpe: Semana de Luta pela Memória, Verdade e Justiça


O dia 31 de Março deve ser sempre relembrado. Nessa data, um golpe militar foi deflagrado contra o governo democraticamente eleito de João Goulart, rompendo assim com um mandato que, além de buscar idealizar um novo projeto de nação, tinha como pretensão a justiça social que seria alcançada com as reformas de base do governo Janguista.

Em um país onde 91% das pessoas não conseguem atingir o ensino superior, uma reforma universitária se faz mais que necessária. A universidade precisa ser repensada, precisa se “pintar de negro e camponês” e servir como um meio do Brasil atingir sua autonomia.

Em um país onde os trabalhadores rurais encontram-se em miséria e grande parte das terras ou é improdutiva ou está nas mãos de grandes latifundiários, a reforma agrária é de extrema urgência e deve apresentar um caráter popular para que o acesso a terra seja garantido a todos aqueles que nela trabalham.
Em um país onde os níveis de concentração de renda e desigualdade social são extremos, as reformas de base são um dos meios capazes de reverter essa situação. Além disso, nesse momento, torna-se mais que urgente uma reforma política capaz de tornar os anseios e utopias das classes mais baixas em realidade.

Nessa conjuntura, por que teríamos que relembrar essa data obscura? Deve-se relembra-la com a intenção de retomarmos, cada vez mais, o fio da história que foi interrompido pela ditadura militar. Nesse sentido, o dia 31 de Março deve ser um dia de luta: Um dia de lutar pela justiça social, um dia de lutar por uma democracia participativa, pelas reformas de base, por um projeto de nação mais igualitário e por uma nova independência do Brasil.

E num exercício de retomada desse fio da história e numa tentativa de lutar por um resgate da memória de nosso país, iremos idealizar, entre os dias 31 de março e 04 de abril, em nossas mídias sociais, uma série de postagens que se remeterão às pessoas que lutaram contra a ditadura.

Juntamente da rememoração virtual, o CAHIS-UERJ realizará uma série de eventos ao longo dessa semana, em com outros representantes do movimento estudantil, como o DAHIS-UFRRJ e CAMMA-UFRJ, e com o apoio de organizações como FEMEH, OAB-RJ, dentre outras, com o objetivo de discutir, sempre com olhar crítico, esse que foi o período mais sinistro da história de nosso país. Sendo assim, contaremos não só com especialistas no assunto, como os professores Oswaldo Munteal (UERJ) e Mathias Seibel Luce (PPGH-UFRGS), mas também com pessoas que viveram e lutaram contra a opressão desse período, como os guerrilheiros da ALN e da Guerrilha do Caparaó, a verdadeira história viva da resistência. Organizaremos também uma mobilização para o ato contra a comemoração do golpe no Clube Militar do Rio de Janeiro. 

Para que não se esqueça! Para que nunca mais aconteça!

Nenhum comentário:

Postar um comentário