quinta-feira, 13 de março de 2014

Recordar: 50 anos do Comício da Central



Em 13 de março e 1964, há exatos 50 anos, o presidente João Goulart discursava para milhares de trabalhadores, políticos, movimentos sociais e autoridades em comício realizado na Central do Brasil, no coração da cidade do Rio de Janeiro, buscando a defesa das reformas de base propostas por seu governo, tão necessárias para o avanço do país. Dentre elas estavam a reforma agrária, a universitária, a tributária e a eleitoral, além de promessas de mais emprego e justiça social aos brasileiros. 

O comício histórico ocorreria apenas duas semanas antes do golpe militar sofrido por Jango, que arruinaria definitivamente o futuro do país, desmantelando totalmente o projeto progressista do governo. 
Evocar esse comício é cumprir um dever histórico e militante,é reviver as memórias da luta contra o imperialismo e contra as elites nacionais e transnacionais. 

Nesse sentido,o CAHIS-UERJ relembra o histórico discurso de Jango, um dos maiores presidentes da história do nosso país, e chama atenção para o quanto ainda  se fazem necessárias as reformas de base no Brasil. 




"Aqui estão os meus amigos trabalhadores vencendo uma campanha de terror ideológico e sabotagem cuidadosamente organizada para impedir a realização deste memorável encontro entre o povo e o seu presidente." João Goulart, Comício da Central , 1964.

Nenhum comentário:

Postar um comentário