quarta-feira, 19 de março de 2014

Opinião: Sobre a necessidade de se refletir e repensar os trotes



O CAHIS-UERJ, entre os dias 8 e 15 de março, realizou, através de suas mídias sociais, a Semana de Luta das Mulheres. Este evento, assim como os Grupos de Discussão que serão realizados ao longo deste ano, são medidas pensadas para que se reflita a questão das opressões que vivenciamos na nossa sociedade. Esses eventos fazem parte de uma nova postura pedagógica adotada pelo CAHIS visando tornar tais discussões mais presentes no âmbito universitário.

Infelizmente, ano após ano, o trote universitário, que deveria ser um momento de socialização e de contato dos calourxs com os demais alunxs, torna-se um espaço de reprodução das práticas machistas, homofóbicas e racistas já enraizadas em nossa sociedade. Esse viés precisa ser combatido, através da reflexão e da discussão, para que trotes como de ontem, programado e realizado por alguns veteranxs da manhã, não voltem a acontecer jamais.

É importante que aquelxs que se sentem oprimidxs e incomodadxs com situações desse tipo se levantem e manifestem suas opiniões, assim como o CAHIS, como entidade representativa dos estudantes de História, se posicionou anteriormente, em nota publicada no blog do CAHIS e reitera sua posição. 

No mais, pede-se que todxs, calourxs e veteranxs, fiquem atentxs a qualquer conduta opressora que possa vir a se perpetuar não só nessa semana, mas na Universidade como um todo. Pedimos também que participem dos nossos espaços de discussão. RACISMO, MACHISMO, HOMOFOBIA, NÃO PASSARÃO!

2 comentários:

  1. Sou aluna do curso de história e participei do trote deste ano no turno da manhã e de forma alguma foi realizado o suposto roteiro que os representantes do CAHIS anda espalhando pela web. Pelo contrario houve sim sempre uma preocupação da comissão em nunca denegrir a imagem ou ofender os calouros, mas quero apenas fazer uma simples observação é muito pertinente toda essa discussão pelo representantes do CAHIS sendo que a sua grande maioria foi conivente com essas práticas tanto no ano passado quanto neste ano e outra quer falar de trote pesado por que não fazemos uma avaliação no trote da noite que acabou dando em briga com o curso de geografia???

    ResponderExcluir
  2. Os representantes do CAHIS não estão espalhando nada pela Web. Acontece que alguns alunos acharam o roteiro e vieram até nós fazer queixa. Somos a entidade representativa dos estudantes, precisamos nos posicionar ao lado deles, sejam calouros ou veteranos. Serviu-nos também para a análise a presença de alguns membros da gestão no trote.

    A questão de ser ''conivente'' é algo relativo. Já se fala do trote há muito tempo. A questão é que o CAHIS tomou esse ano uma postura politico-pedagogica mais voltada do que já era para as opressões que ocorrem dentro do próprio espaço universitario, e por isso houve essa preocupação em debater o trote.

    Se você reparar, o objetivo da nota não é acusar, mas sim convidar ao debate e a repensar os trotes que temos ano após ano na universidade.

    ResponderExcluir