sábado, 4 de outubro de 2014

CAHIS Convida: XII Semana de História da UERJ



XII Semana de História da UERJ: “Governos populares, Movimentos Sociais e Insurreições na América Latina nos séculos XX e XXI”
De 10 à 13 de Novembro, Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Apresentação

A Semana de História é organizada anualmente e é o evento mais importante organizado pelos estudantes do curso, através do seu Centro Acadêmico, servindo como um espaço de interação acadêmica, política e cultural, pois entendemos que esses campos são indissociáveis. É objetivo também do Centro Acadêmico fomentar a produção intelectual discente através das apresentações de trabalho e das publicações na nossa Revista Online, que é um espaço onde provamos que os estudantes da graduação também podem produzir conhecimento e que estes estão preocupados em construir um saber crítico e transformador que interfira diretamente na vida da população fluminense.

Nessa edição da Semana de História trataremos pela primeira vez de um assunto que sempre abordamos na nossa militância cotidiana, mas que nunca foi tema do nosso evento mais importante: a América Latina, que sempre foi relegada a um segundo plano nos estudos da nossa academia eurocêntrica e que quando vira objeto de estudo, os autores e conceitos utilizados para interpretá-la são majoritariamente europeus. Nesse sentido optamos por construir um evento que abordará alguns dos acontecimentos mais importantes da América Latina no século XX e XXI - até o momento - sob a ótica de historiadores, outros intelectuais da área das ciências humanas e sociais e dos movimentos sociais e partidos políticos que atuaram e atuam diretamente sobre essa realidade.

O pontapé inicial da nossa Semana será um debate sobre os governos populares que se desenvolveram em nossa América e os estigmas e conceitos impetrados neles. Também teremos duas mesas evidenciando importantes líderes que nos deixaram tradições políticas importantes como o legado de Brizola, neste ano em que se completa 10 anos sem o mesmo, e também Luiz Carlos Prestes, líder da Coluna Prestes que completa 90 anos de história. Debateremos também, um tema muito escasso em nossa academia que é a Revolução Mexicana e a continuidade de seus princípios através da EZLN. Outro tema fundamental que nossa sociedade machista esconde é a luta e a emancipação feminina na América Latina, que será abordada em um dia inteiro de evento dedicado exclusivamente ao tema. E já adentrando no século XXI, debateremos um tema ainda pouco estudado por historiadores e relegado a outras ciências que é a relação do governo do PT com o neoliberalismo, além dos chamados Governos Bolivarianos. Também teremos o tradicional e precioso espaço para os graduandos apresentarem trabalhos, visando a valorização dos graduandos e de suas pesquisas. E por fim, faremos uma socialização entre os estudantes com uma festa de encerramento, a Revolta da Cachaça 2.0.

Convidamos a todos os estudantes a participarem da nossa Semana de História, para edificarmos coletivamente nossos conhecimentos sobre a América Latina!

CAHIS UERJ - Gestão Filhos da Pública.

Nenhum comentário:

Postar um comentário