domingo, 15 de novembro de 2009

Semana de História é um sucesso

Na semana entre 09 e 13 de novembro, a Gestão Filhos da Pública³ realizou o maior e mais ousado evento em três anos de trabalho dirigindo o CAHIS. Devolvemos a Semana de História para os estudantes. O principal evento anual do nosso curso não foi realizado em 2008, e só aconteceu em 2009 devido aos esforços do CAHIS, enquanto o Departamento de História estava sem gestão e os professores não mostraram vontade de montar o evento.

Os alunos do curso chamaram para si a responsabilidade de produzir uma semana inteira de palestras e debates sobre a História em todos os seus campos. Procuramos a Sub-Reitoria de Graduação (SR1), que nos ofereceu ajuda. Entramos em contato com os professores que mais se adequavam à função de um ensino de História voltado para a realidade e o debate, sem academicismos e vaidades. Participaram professores de todas as áreas: Teoria e Metodologia, Antiguidade, Medievo, Era Moderna, América e Brasil. Prestamos ainda um grande serviço aos alunos, oferecendo certificado de presença aos que não tem tempo para participar de eventos extraclasse.

Por outro lado, tivemos o time do academicismo, formado pelas “estrelas” que menosprezam a graduação e se prendem nas refrigeradas salas da pós. Tentaram até nos proibir de usar o projetor, como se o aparelho, patrimônio da UERJ, fosse propriedade privada das “estrelas” revoltadas. O CAHIS se preocupou em chamar para a Semana de História professores preocupados com a realidade, não com currículo lates ou pagando franceses para dar palestras fechadas.

Registramos ainda a honrosa presença da Filha do nosso ex-presidente João Goulart, Denize Goulart. Para os profissionais que abrilhantaram a Semana de História, os alunos agradecem pela presença, pela boa vontade e pelos conhecimentos ganhos nessa semana histórica para a UERJ.

MOÇÃO DE REPÚDIO
O CAHIS repudia a atitude da mestranda Munique Cavalcanti, que iria participar da Semana de História e somente no domingo a tarde, poucas horas antes de sua apresentação na segunda-feira de manhã, escreveu um correio eletrônico para um dos membros da Gestão dando desculpas pela ausência. Informamos ainda que o Prof. Paulo Seda, seu orientador, não tem culpa pelo acontecido, pois já tinha nos comunicado há quase um mês que não poderia participar, nos encaminhando sua orientanda, Munique Cavalcanti. O CAHIS enxerga esse acontecimento com preocupação, pois essa moça é recém-formada, sequer dá aula na UERJ e já tem vícios liberais, comuns aqui e na sociedade em geral.
Para o CAHIS, compromisso é para ser cumprido, e só uma nova sociedade acabará com esse liberalismo.

CERTIFICADOS
Devem ficar prontos em aproximadamente duas semanas, tempo necessário para impressão na gráfica da UERJ e preenchimento pelo CAHIS. Assim que os certificados ficarem prontos, divulgaremos na internet, nas salas, em circulares.

IMAGENS DA SEMANA DE HISTÓRIA
Fotos do evento na "versão beta" do Álbum do CAHIS, http://www.flickr.com/photos/cahis-uerj/ no ar em fase experimental.

Apoio: SUB-REITORIA DE GRADUAÇÃO (SR1)
Realização: CAHIS-UERJ, GESTÃO FILHOS DA PÚBLICA³

Nenhum comentário:

Postar um comentário