quarta-feira, 25 de novembro de 2009

RESULTADO DO PLEBISCITO DOS ALUNOS DE HISTÓRIA

CONFIRA O RESULTADO EM http://www.4shared.com/file/159201377/38f184b7/Plebiscito_Resultado1.html

O plebiscito realizado pelo CAHIS entre 16 e 19 de novembro foi um sucesso. Tivemos um quórum maior do que a eleição do Centro Acadêmico no ano passado (128 votos totais contra 155 agora)! Isso mostra o quanto os alunos esperam uma posição firme da nova chefia do Departamento de História na resolução dos problemas apresentados.

O pleito mostra como a democracia direta é importante e produtiva. A participação direta dos estudantes nas assembleias convocadas pelo CAHIS garantiu a construção coletiva do plebiscito, definindo as opções e a pergunta a constarem nas cédulas. E na hora da votação, mais uma vez o alunado de História se fez presente. Inclusive, alguns alunos ficaram até na apuração junto à gestão e que terminou já depois das 23:00 horas do dia 19.

O resultado deve ser lido com atenção. Algumas opções possuem especificações. Por exemplo, é natural que alunos da manhã não votem em alternativas que dizem respeito ao turno da noite, ou calouros votarem na opção de normatização de turmas especiais, visto que esse é um problema dos concluintes. Todos esses fatores foram levados em conta, portanto, entender o resultado não se limita em ver qual alternativa teve mais votos.

O resultado do plebiscito mostrou que, para os alunos, o maior problema a ser resolvido é a interação com o CAP e a Faculdade de Educação na formulação do horário. Em segundo lugar, praticamente um empate técnico entre maior oferta de eletivas à noite e estrutura das salas. No quarto lugar, o funcionamento do departamento à noite. Mesmo não tendo sido o quarto mais votado como primeira opção, uma leitura mais detalhada dos números mostra que as alternativas que ficaram atrás, tiveram uma baixa votação em todos os graus de prioridade em relação ao funcionamento do departamento à noite, que ficou atrás somente das três primeiras opções. Seguem realização de eventos e apresentação de trabalhos, reunião periódica com os alunos e normatização das turmas especiais.

O CAHIS levará o resultado do plebiscito à nova chefia de departamento, com propostas de soluções para todos os problemas. Esperamos construir em conjunto as melhorias para o nosso curso que os estudantes apontaram no pleito. Gostaríamos de agradecer a todos e todas que participaram do plebiscito, fazendo deste mais uma grande mobilização dos alunos de nosso curso.

REALIZAÇÃO
CAHIS-UERJ, GESTÃO FILHOS DA PÚBLICA³

CONFIRA O RESULTADO EM http://www.4shared.com/file/159201377/38f184b7/Plebiscito_Resultado1.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário