quarta-feira, 19 de maio de 2010

CineClube CAHIS 2010

O CineClube CAHIS estreia em 2010 em dose dupla! A pedido dos calouros da manhã e organizado no turno da noite pelos companheiros Mexicano e Renato (ambos do terceiro período), o CAHIS promove mais essa atividade de formação política e acadêmica aos estudantes. Duas grandes películas foram escolhidas para as primeiras sessões. Veja as sinopses abaixo . Ambos os filmes valem certificados.



A Revolução Não Será Televisionada. (The revolution will not be televised) Documentário. 2003. Irlanda.


O documentário "A revolução não será televisionada", filmado e dirigido pelos irlandeses Kim Bartley e Donnacha O’Briain, apresenta os acontecimentos do golpe contra o governo do presidente Hugo Chávez, em abril de 2002, na Venezuela. Os dois cineastas estavam na Venezuela realizando, desde setembro de 2001, um documentário sobre o presidente Hugo Chavez e o governo bolivariano quando, surpreendidos pelos momentos de preparação e desencadeamento do golpe, puderam registrar, inclusive no interior do Palácio Miraflores, seus instantes decisivos, respondido e esmagado pela espetacular reação do povo.
Com bastante propriedade, o documentário consegue mostrar a permanente campanha de mentiras urdida pelos meios de comunicação contra o governo de Hugo Chavez, as relações da grande mídia com a elite econômica, militares dissidentes e a articulação dos EUA na manipulação dos fatos.



Sexta-feira, dia 28/05/2010 às 10:30. RAV-94





Machuca. Chile. 2004. Drama


Chile, 1973. Gonzalo Infante (Matías Quer) e Pedro Machuca (Ariel Mateluna) são dois garotos de 11 anos que vivem em Santiago. O primeiro, numa bela casa situada num bairro de classe média. O segundo, num humilde povoado ilegal instalado a poucos metros de distância da escola. Dois mundos separados por uma muralha invisível que alguns sonham em derrubar na intenção de construir uma sociedade mais justa, como o padre McEnroe (Ernesto Malbran), diretor de um colégio particular de elite onde Gonzalo estuda. Em meio à política comunista instalada por Salvador Allende no país, o diretor decide fazer uma integração entre estes dois universos, abrindo as portas do colégio para os filhos das famílias do povoado. É assim que Pedro Machuca (Ariel Mateluna) vai parar na mesma sala de Gonzalo, ponto de partida para uma amizade cheia de descobertas e surpresas, que acontece paralelamente ao clima de enfrentamento que vive a sociedade chilena na violenta transição de Allende para Pinochet.

Sexta-feira, dia 28/05/2010 às 18:00 na RAV-94

4 comentários:

  1. esse filme é genial. adoro mt.

    ResponderExcluir
  2. Muito bom esse filme.

    É ótima a idéia de vocês de passarem filmes que nunca vão passar pela TV, principalmente a aberta. Sugiro que também passem "Valsa com Bashir". Um filme sobre a guerra do Líbano muito interessante.

    ResponderExcluir
  3. O mais legal é que foi ideia dos calouros da manhã e no turno da noite do Mexicano e do Renato do terceiro período. Iniciativa dos estudantes!

    Valsa com Bashir é uma boa pedida!

    ResponderExcluir
  4. O Filme já passou, estou vendo agora essa postagem, queria agradecer aos companheiros do CAHIS pela força e pelo apoio ao nosso singelo projeto. Queria agradecer também pela presença, embora que não contínua, dos companheiros João e Roberto.
    Juntos acredito que consigamos chegar em algum lugar, se não a revolução, a uma maior conciêntização dos nossos colegas e futuros alunos.
    Mexicano®

    ResponderExcluir