sexta-feira, 30 de abril de 2010

UFRJ PODE ADOTAR COTAS JÁ PARA ESSE VESTIBULAR

Petição para adoção de cotas na UFRJ
22/04/2010
Fonte: http://leccufrj.wordpress.com/2010/04/22/peticao-para-adocao-de-cotas-na-ufrj/

Na última semana, o professor Marcelo Paixão, do Instituto de Economia da UFRJ, apresentou ao Conselho Universitário desta instituição, o Consuni, uma proposta para implementação de ação afirmativa por meio da adoção de cotas na Universidade Federal do Rio de Janeiro.

A discussão interna do assunto já começa a render os primeiros frutos. Está circulando na rede um abaixo-assinado on line de apoio às cotas na UFRJ. A proposta é conseguir adesão à medida, tanto de professores, como de alunos, funcionários e prestadores de serviço.

Essa é uma boa oportundiade para tomarmos uma posição no assunto, em vistas à promover um ensino que, de fato, contemple a diversidade. É a chance de afinar o tom entre o discurso e a prática. Vale lembrar que a UFRJ é uma das maiores Universidades públicas do país e que, a despeito de muitas outras que adotam algum tipo de ação afirmativa, permanece há muito tempo parada no âmbito dos primeiros debates.

Confira outras informações em http://cotasnaufrj.wordpress.com/

Para apoiar a causa, basta acessar o link abaixo e assinar a petição.
http://www.petitiononline.com/mod_perl/signed.cgi?cotaUFRJ

COMENTÁRIOS
É nítida a diferença entre as universidades que adotam ações afirmativas e as ainda dominadas pela elite branca. Enquanto na UERJ se vê pessoas dos mais variáveis níveis sociais e de diversas origens étnicas, a UFRJ ainda é considerada elitista. Não por acaso, nas eleições para o DCE da UFRJ, disputadas por cinco chapas, a terceira mais votada foi a "Chapa Contra Cotas". Saudamos a UERJ como pioneira nas ações afirmativas, e esperamos que a UFRJ junte-se a diversas universidades brasileiras. O ensino superior deve ser verdadeiramente público, sem se restrinfir a uma minoria que passou no vestibular mesmo podendo pagar mensalidades caras.

Um comentário:

  1. Parabéns!!!!!!!UERJ
    Pêsames!!!!!!!!!UFRJ
    Cotas são, a princípio, um resgate tênue do débito contraído por nosso sistema discriminatório.
    Junto com a implantação de um ensino público fundamental de qualidade, certamente,aboliremos o sitema de castas socialmente vigente em nosso amado Brasil Varonil, em quem se plantando tudo dá....

    ResponderExcluir