segunda-feira, 21 de outubro de 2013

Apresentação: XI Semana de História - Tempos de Manifestações: Tensões ou Rupturas no contexto Histórico?




Apresentação da XI SEMANA DE HISTÓRIA DA UERJ

Tempos de Manifestações: Tensões ou Rupturas no contexto Histórico?

De 25 a 28 de Novembro de 2013.


Acreditamos que as recentes jornadas de manifestações tratam-se de um momento frutífero para debates acerca da História do Tempo Presente. Temos a convicção de que o debate e análise de fatos atuais da nossa História não desvalorizam o papel do Historiador, muito pelo contrário; sobre a História recente podemos debater a realidade brasileira sabendo que o presente será melhor analisado com um estudo profícuo do passado que levou ao atual contexto Histórico. Tal premissa valoriza nosso ofício e nos torna mais relevantes para a sociedade do que quando aguardarmos os ocorridos se tornarem passados distantes em jornais amarelos que trataremos como fontes raras e debateremos para meia dúzia de interessados com frágeis capacidades de associar tais estudos com o presente em que vive.

Com essa perspectiva de uma Historiografia edificante apresentamos o tema da XI Semana de História: Tempos de Manifestações: Tensões ou Rupturas no contexto Histórico? 

A Mesa de abertura terá uma análise do atual período de Manifestações do País. Debateremos as perspectivas e características dessas mobilizações. Essa Mesa contará com debates e análises de pessoas que pensam e ao mesmo tempo fazem a História. 

Se as ruas das grandes cidades ficaram ocupadas por manifestantes que “acordaram” para a realidade do Brasil é porque existem pessoas de Movimentos Sociais que não “dormiram”. Estes de fato são os protagonistas que semearam tais manifestações e estarão presentes em nossa Semana mostrando a história de luta de seus respectivos Movimentos.

Uma das características das mobilizações sociais ao longo da História Brasileira foi a forte repressão do Estado, e nas atuais manifestações isso não foi diferente. Por isso, nossa Semana terá também a presença de intelectuais e moradores de favelas que pensam e vivem a violência policial.

Entre as contradições expostas nesse período está a forma tendenciosa que a Mídia tratou as mobilizações, deixando latente a sua tentativa de pautar as manifestações transformando-as em mobilizações reacionárias e retrógradas. Para tal questão, traremos jornalistas que discutem o tema da manipulação e democratização das Mídias.

Um dos fatores que impulsionaram a onda de insatisfação de parcela da população foram os abusos cometidos pelo Estado em parceria com a iniciativa privada, no que concerne a Construção de Estádios e organização de Mega-Eventos. De remoções a privatizações, esse importante tema de nossa atualidade também será exposto e debatido em nosso evento.

Nossos esforços em debater as manifestações de 2013 serão inúteis se não nos atentarmos para a História do Brasil com as diversas lutas populares que mudaram e moldaram a atual conjuntura histórica. Portanto, para finalizar nossas Mesas teremos a presença de professores da UERJ debatendo as manifestações e mobilizações sociais ao longo da História da Brasil. 

Para finalizar a XI Semana de História teremos uma festa para todos os estudantes de História, no intuito de socializarmos os debates e exposições enriquecedoras. Para nossa festa contaremos com a presença do APAFUNK que faz do Funk uma forma de protestar.

Sabemos da ausência de espaços e incentivo para as apresentações de trabalhos dos alunos, por isso, a Semana de História abrirá espaços para a valorização da produção acadêmica. Para além de apresentações, contamos com a presença de todos os Estudantes para participarem ativamente da XI Semana de História.


--------------------------------------------------------------------------------------------


Contato:

Envio de trabalhos: comunicacao.semanadehistoria@gmail.com

Inscrição para a monitoria do evento: monitoriasemanadehistoria2013@gmail.com


Edital para a submissão de trabalhoshttp://cahis-uerj.blogspot.com.br/2013/10/inscricao-para-submissao-de-resumos-da.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário