sábado, 5 de outubro de 2013

Homenagem: Ao eterno comandante do povo vietnamita

Herói dos processos de libertação de seu país, Independência e Guerra do Vietnã,o vietnamita Vo Nguyen Giap veio a falecer aos 102 anos de idade no hospital militar de Hanói. Um dos últimos membros vivos da guarda revolucionária vietnamita, Giap teve papel fundamental nos processos de libertação do Povo Vietnamita.

Exilado durante o processo de ilegalidade do comunismo no Vietnã, Giap foi, juntamente com Ho Chi Min, nacionalistas revolucionários que enfrentaram arduamente as forças do capital e o Imperialismo. Vencedor de batalhas contra dois poderosos exércitos, ele foi, além disso, um grande vitorioso na guerra contra o tempo, ultrapassando um século de vida. 

Enfim, a eternidade irá transformar Giep naquilo que ele sempre foi, um mártir e um mito. Hoje, ele sai da vida e entra, de vez, no imaginário dos humildes vietnamitas juntamente com o seu companheiro de luta Ho Chi Mihn.

Assim sendo, o Centro Acadêmico de História da UERJ (CAHIS-UERJ) reconhece a importância ideológica e política de um dos maiores generais de todos os tempos e presta uma modesta e humilde homenagem para este homem que teve sua eterna lealdade ao povo vietnamita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário