terça-feira, 9 de abril de 2013

CALOURADA HISTÓRIA 2013

O CAHIS CONVIDA TOD@S A PARTICIPAREM DA NOSSA CALOURADA


De 10 a 12 de abril de 2013

Entre os dias 10 e 12 de abril desse ano se realizará a Calourada de História UERJ. Este evento dispõe de três dias de atividades extracurriculares, contando com uma aula inaugural e mesas de debates no intuito de gerar uma discussão a cerca dos problemas sociais do nosso país e sobre os desafios que nós enfrentaremos enquanto estudantes de História e posteriormente como historiadores e professores.
Debateremos assuntos caros à nossa realidade como a questão da Mídia brasileira e o direito à memória, verdade e Justiça para os familiares dos desaparecidos, torturados e mortos durante o regime civil-militar.
Outra discussão importante é a que foca o currículo de História, que é um espaço de disputa imenso e que sempre gera polêmica no meio acadêmico.
Além disso, tomaremos conhecimento a cerca da questão árabe-israelense que tanto tem ocupado os nossos noticiários. Com isso pretendemos introduzir, principalmente, vocês calouros, aos debates mais gerais, pois eles são fundamentais para a compreensão do processo histórico. 
Nossas mesas sempre procuram debater assuntos que vão ao encontro da necessidade histórica de se pensar o Brasil, a América Latina e o mundo com a perspectiva da superação das desigualdades e da exploração que afeta milhões de seres humanos.
A gestão Filhos da Pública julga que será o acúmulo de ideias discutidas, debatidas e produzidas nesse espaço acadêmico, seja na sala de aula ou no corredor, que formará o futuro profissional.
O Centro Acadêmico de História acredita que a Universidade deve servir como ferramenta de transformação social, visto que o estudante, recém-chegado ao curso de história, futuramente deverá atuar como um agente transformador. Assim sendo, torna-se extremamente importante que, desde o começo de sua formação, vocês recebam palestras e eventos capazes de aguçar seu senso crítico e desenvolvê-los enquanto intelectuais.


PROGRAMAÇÃO:

Dia 10/4 – Quarta-feira
10:00h – Abertura: Currículo de História.
(Aud. 91 – João Goulart, 9º andar)
Karina Martins (Departamento de História – UERJ) e Helena Araújo (CAP-UERJ)

19:00h – Currículo de História.
(Aud. 91 – João Goulart, 9º andar)
Karina Martins (Departamento de História – UERJ) e Helena Araújo (CAP-UERJ)

Dia 11/04 – Quinta-feira
10:00h – Mídia em Debate: Como os grandes grupos de Comunicação tem tratado a privatização do Petróleo brasileiro. (Aud. 91 – João Goulart, 9º andar)
Vito Giannotti (coordenadores do Núcleo Piratininga de Comunicação – NPC) e Emanuel Cancella (Sindipetro)

19:00h – Golpe de 64: Dia 1º de Abril, não esqueceremos.
(Aud. 91 – João Goulart, 9º andar)
Mario Augusto Jacobinski (Jornalista) e Oswaldo Munteal (Departamento de História – UERJ)

Dia 12/04 – Sexta-feira
10:00h – Conflitos na terra prometida: A tentativa de criação do Estado palestino e as ofensivas de Tel Aviv.
(Aud. 91 – João Goulart, 9º andar)
Beatriz Bissio (Departamento de Ciência Política – UFRJ) e Ricardo Quiroga Vinhas





Nenhum comentário:

Postar um comentário