domingo, 20 de junho de 2010

"Progresso" que destrói o ambiente

18/06/2010 20h27
Inauguração de siderúrgica na Zona Oeste preocupa ambientalistas
CSA equivale ao tamanho de Leblon, Ipanema, Copacabana e Leme juntos.
Emissão de CO2 aumenta o volume de gases do efeito estufa na cidade.

O governador do estado do Rio, Sérgio Cabral, e o prefeito da cidade, Eduardo Paes, também participaram da cerimônia de inauguração junto com Lula. O empreendimento em Santa Cruz é gigantesco, e equivale ao tamanho dos bairros do Leblon, Ipanema, Copacabana e Leme, na Zona Sul, juntos. O complexo siderúrgico recebeu investimentos de 5 bilhões de euros, o que significa cerca de R$ 12 bilhões. A siderúrgica e é uma parceria entre o grupo alemão Thyssenkrupp e da brasileira Vale.

Aumento de 75% dos gases de efeito estufaSegundo a prefeitura, as emissões de CO2, o dióxido de carbono, chegarão a quase dez milhões de toneladas por ano, o que aumenta em 75% o volume de gases do efeito estufa na cidade. Ambientalistas dizem que isso pode comprometer a cobertura vegetal da região e aumentar a incidência de problemas respiratórios na população.

Durante entrevista coletiva nesta sexta, os executivos falaram que se preocupam com os danos ao meio ambiente, mas não explicaram como vão minimizar os problemas. Em nota, a CSA informou que desenvolve projetos, que nesta fase inicial, resultarão na compensação de 17% das emissões de gases poluentes.

"Toda empresa de grande porte, polui, mas há uma preocupação”, disse o presidente da Vale, Roger Agnelli.


Transcrito integralmente de http://g1.globo.com/rio-de-janeiro/noticia/2010/06/inauguracao-de-siderurgica-na-zona-oeste-preocupa-ambientalistas.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário