sábado, 5 de junho de 2010

O COLONIALISMO NORTE AMERICANO E O QUADRO PARTIDÁRIO BRASILEIRO

Transcrito da internet
Até chegarmos aos nossos dias, quando a dominação norte-americana, preferencialmente, consuma-se através da economia, a história de intervenções militares dos EUA na América Latina, é cheia de tristes episódios.

O império mantém sua presença militar na região, através do Comando Sul, um dos cinco mais importantes para o Pentágono e que tem como missão espionar e controlar vinte países.

Submeteu toda a América Central, não deixando que os países da área se desenvolvessem, sendo apenas agrícolas, para abastecerem os EUA de banana, café, milho, cana de açúcar e frutas. As nações foram por eles denominadas como “Republic Bananas”. A região, que vai da península do Yucatán no México até a Colômbia, foi vítima do imperialismo francês, do espanhol, do inglês e do norte-americano.

Porto Rico, criador de gado, foi anexado aos EUA em 1952. Muito antes, 1845, anexaram a República do Texas, ex território mexicano. Desde a mais populosa Guatemala, até o pequenino Belize, os EUA exercem rigoroso controle. Derrubaram vários governos que queriam libertar seus povos. Por isso, Cuba é, para eles, mau exemplo que precisa ser exterminado. Chávez, na Venezuela, precisa ser derrubado.

Tendo que retirar do Panamá o Comando das Bases Militares Americanas, em 1977, devido ao acordo Jimmy Carter-Torrijos, transferiu-o para Miami. Torrijos, que instalou no Panamá um governo nacionalista, foi assassinado pela CIA, em “acidente” de avião.

A partir de 2000, instalou centros de movimentações estratégicas, os Postos Avançados de Operação (Forward Operation Location), para controle sub-regional e uso em guerras relâmpagos, com tropas aerotransportadas. O Instituto de Cooperação Hemisférica, ex Escola das Américas, localizado na Geórgia, treina soldados latino-americanos em técnicas de combate, técnicas de comando, técnica de tortura e inteligência militar.

Possuem várias bases em diversos países:
Em El Salvador, a Base militar de Comalapa.
Em Honduras, a Base Soto Cano; na Costa Rica, a Base Libéria. No Peru têm a Base de Iquitos e a de Nanay. No Paraguai, a Base Mariscal Estigarribia; em Porto Rico, a base localizada em Vieques, que ocupa 70% do território da ilha. Em Aruba, possessão da monarquia dos Países Baixos, nas proximidades da Venezuela, têm a Base Militar Reina Beatriz e a Hatos. Alugam a Ilha Diego Garcia, território inglês no oceano Índico, para operação de soldados americanos e serve como prisão de passagem para detentos a serem remetidos a Guantánamo. Em Cuba, desde 1903, instalaram a base de Guantánamo. Na Colômbia, possuem a Base Militar de Larandia, a Três Esquinas e a de Arauca e o governo de Álvaro Uribe autorizou a instalação de mais cinco bases terrestres e duas marítimas.

Recente decisão do governo do Equador obrigou-os a sair da base de Manta, onde utilizavam aviões espiões, monitoravam radares, satélites etc.

INVASÕES MILITARES:
ARGENTINA: Em 1890
BOLÍVIA: 1986: a pretexto de combater tráfico de cocaína
CHILE: Em 1891 esmagaram rebeldes nacionalistas.
COLÔMBIA: 2000, bombardeamento da floresta com gás verde.
CUBA: Em 1898 sitiaram o país até 1902 – Em 1906 e 1909: interferem em eleições – 1912: desculpa de defender interesses dos EUA – 1917: permaneceram até 1933
EL SALVADOR: 1932: combater as FMLN
GRANADA: 1983/4: assassinaram o primeiro ministro Maurice Bishop
GUATEMALA: 1920: interferência em greve – 1954: derrubam o presidente Jacobo Arbenz – 1966/67: combater movimento nacionalista revolucionário
Haiti: Em 1891 esmagam revolta operária. – 1815: ocupam o pais até 1934. – 1994: interferem em conflito interno.
HAWAI: Em 1893 anexam o território.
HONDURAS: Em 1907 para interferir na guerra contra a Nicarágua – 1911: defesa de interesses americanos -1912: para proteger multinacionais americanas - 1919: Colocam um títere no poder – 1924 e 1925: interferem em eleições – Em 1983 e 1989 para instalação de bases militares
ILHAS VIRGENS AMERICANAS: anexadas. Em 1950 invadem para combater revoltosos antiamericanos. (As outras Ilhas Virgens são de domínio inglês)
MÉXICO: em 1846/48-Guerra Mexicano-Americana. Anexaram a República do Texas em 1845. – 1913: invasão de marines. – 1914/1918: invasão para combater os nacionalistas.
NICARÁGUA: Em 1894 ocupam o território – Em 1898 invadem o Porto de San Juan Del Sur – 1907: invadem e declaram o país como protetorado – 1910: invadem Bluefields e Corinto – 1912 invadem e ocupam o país por vinte anos.
PANAMÁ: Invasão em 1895 – Em1901 ocupam a região em que foi construído o canal – 1908: interferem em eleições – 1912: idem - 1914: apoio à independência da Colômbia – 1925: invadem para acabar greve geral – 1958: combater nacionalistas - 1964: matam 20 estudantes na zona do canal – 1969: Operação Causa Justa, com 27 mil soldados, para depor o presidente Manuel Antonio Noriega, ex agente da CIA, que cumpre prisão perpétua nos EUA.
PORTO RICO: Anexado aos EUA, é chamado Estado Livre Associado de Porto Rico. Em 1950 foi invadido e esmagaram a revolução pela independência
REPÚBLICA DOMINICANA: 1914: interferem no levante de Santo Domingo – 1916/1924: instalam governo militar – 1965/66: para depor o presidente Juan Bosch
VENEZUELA: 1947: derrubam o presidente Rômulo Gallegos

Sem realizarem invasão militar, já intervieram em diversos países, como no Brasil e na Argentina, em 1945, derrubando de governos Getulio Vargas e Juan Domingo Perón, que adotavam políticas nacionalistas. Participaram, direta ou indiretamente, através da CIA e dos respectivos embaixadores, de inúmeros governos em vários países, como Bolívia, Venezuela, Brasil, Argentina, Chile, Uruguai etc.

Mas o imperialismo norte-americano também já cometeu invasões militares em vários países de outros continentes: China (4 vezes), Coréia (2 vezes), Filipinas, Ilha de Guam (hoje colônia, juntamente com as Ilhas Marianas, no Pacífico), Ilha de Samoa, Vietnã, Laos (2 vezes), Camboja (2 x), Rússia (derrotados pelo exército bolchevique), Iugoslávia, Turquia, Albânia, Irã, Grécia, Egito, Líbano, Libéria (2 x), Iraque (3x), Afeganistão, República do Congo (Zaire)... UFA! Tem mais... mas já basta.

Nos tempos atuais, o governo dos EUA chega a indicar os condutores da economia de alguns países. No Brasil, o presidente do Banco Central, foi anunciado por Lula em Washington, após reunião em novembro de 2002 com o então presidente George Bush. Assim, o ex-presidente internacional do BankBoston, o segundo maior credor da dívida brasileira, Henrique Meireles, foi coroado. Hoje, é quem manda no Brasil (Dêem-me o comando da economia de um país e não me importa quem faz as leis – Mayer Amschel Rotchild, judeu alemão, criador de um império bancário).

Recorro a esse aspecto da História, conhecida por alguns e esquecida por muitos, para lembrar a voracidade e a sede de dominação do imperialismo americano. Vários países estão se livrando dessa peste, principalmente na América Latina, com Cuba, Venezuela, Bolívia e Equador, exercendo papel fundamental. Exemplos de resistência e de perseverança na luta pela defesa da soberania e das suas riquezas naturais.

É indispensável a atuação de partidos antiimperialistas nos países semi colonizados. No Brasil, tínhamos alguns líderes, como Leonel Brizola, que lutou denodadamente, mas foi derrotado, não conseguindo galgar a Presidência da República. Hoje, a situação é muito ruim. Chegamos ao extremo de o governo Lula conceder, por muitos anos, isenção fiscal para os especuladores estrangeiros que vêm “aplicar” em Bolsa e outros mercados. Além de não pagarem impostos (apenas os estrangeiros), não tinham limite mínimo de tempo. Só agora, no ocaso do governo, é que retornou à situação vigente antes de Henrique Meireles. A liberdade de remessa para o exterior de lucros, juros, dividendos, royalties e todos os frutos da especulação, é incondicional.
É preciso, apesar das dificuldades e da massiva atuação das mídias no processo de aculturamento do nosso povo, incutir nas massas consciência nacionalista e de defesa das nossas riquezas naturais terrestres e marítimas e do produto do nosso trabalho.

Infelizmente, não há, hoje, nenhum partido nacionalista no Brasil, pois a direção do PDT abdicou dessa ideologia e abjurou o programa partidário, que tinha como pontos principais o nacionalismo e a luta antiimperialista. À exceção de alguns pequeninos partidos, não é exagero afirmar que as agremiações políticas não passam de balcões de negócios espúrios. O movimento sindical, cooptado pelo governo comprometido com os interesses de Wall Street (vide Henrique Meirelles), é hoje, na quase totalidade, ocupado em arranjar e manter sinecuras. O presidente da República, Lula, conforme relato no livro “Jogo Duro” de Mario Garnero, fez curso na Johns Hopkins University, em Mariland, EUA, em 1973.

A esperança é que, após as eleições, com os dois candidatos mais cotados pertencentes a partidos praticamente iguais, ocorram mudanças no quadro partidário, com o surgimento de uma agremiação que aglutine os bravos combatentes de esquerda, existentes em diversos partidos, ou sem nenhuma filiação, que não se deixaram corromper.
EM JUNHO DE 2010
RONALD SANTOS BARATA

Dados colhidos na internet, cuja fonte é o Jornal Resumem Latino Americano, com tradução de Maria Fernanda M. Souza e Heitor Cesar Oliveira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário