quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Pra quem defende o sionismo...

Israel admite ter usado fósforo branco contra palestinos
Em reposta à ONU, exército israelense admitiu uso da arma química em ofensiva contra Gaza, no ano passado

02/02/2010
da Redação,

Em documento enviado à Organização das Nações Unidas (ONU), na última sexta-feira (29), o governo de Israel admitiu ter utilizado fósforo branco na ofensiva contra a Faixa de Gaza, em janeiro do ano passado.

O exército israelense reconheceu que a arma química, proibida pelas leis internacionais, foi usada no bombardeio ao bairro de Tel El Hawa, que atingiu o complexo da agência da ONU para os refugiados palestinos (UNRWA), no dia 15 de janeiro de 2009.

Como resultado da investigação, o exército israelense submeteu à punição disciplinar dois oficiais por terem autorizado o uso do fósforo branco: o coronel Ilan Malka e o general-de-brigada Eyal Eisenberg foram investigados e sancionados pelas Forças de Defesa de Israel.

Resposta
O documento do governo israelense enviado à ONU é uma resposta ao relatório Goldstone, redigido pelo jurista sul-africano Richard Goldstone ao lado de uma comissão de investigação da ONU, que acusa Israel de ter cometido crimes de guerra e crimes contra a humanidade na Faixa de Gaza.

O relatório Goldstone exigia que o governo israelense investigasse a atuação de suas tropas durante a ofensiva à Gaza, entre 27 de dezembro de 2008 e 18 de janeiro de 2009.

O fósforo branco é proibido, por que cria uma espécie de "cortina de fumaça", é altamente perigoso quando atinge pessoas, podendo gerar queimaduras profundas. Por isso, o uso do armamento é proibido contra alvos civis, segundo o direito internacional humanitário.

Antes de enviar o documento à ONU, o exército israelense afirmava que o fósforo branco teria sido utilizado apenas para “dificultar a visibilidade das tropas pelo inimigo" e não diretamente contra civis.

No bombardeio à Tel El Hawa, um funcionário da ONU e dois civis ficaram feridos pelo fósforo branco.

Denúncia
No dia 13 de janeiro de 2009, no entanto, em reportagem da Prensa Latina, denunciava-se o uso de fósforo branco por parte do exército israelense. Médicos, vítimas e grupos de direitos humanos em Gaza denunciavam que Israel empregava fósforo branco em seus bombardeios.

Médicos do hospital Al-Shifa, o principal de Gaza, declararam ao canal catarense Al Jazeera que vários dos feridos internados sofreram queimaduras muito profundas nunca antes observadas, que acredita-se foram causadas por químicas controversas como o fósforo branco.

Durante a ofensiva israelense na Faixa de Gaza, cerca de 1,3 mil pessoas morreram do lado palestino e 13 do lado israelense.

Transcrito integralmente de http://www.correiocidadania.com.br/content/view/4287/9/

Nenhum comentário:

Postar um comentário