quarta-feira, 20 de agosto de 2014

Opinião: Nota de esclarecimento e repúdio sobre os seguidos desentendimentos entre os alunos de História e Ciências Sociais

Nas últimas semanas, desentendimentos constantes têm ocorrido entre os alunos de História e Ciências Sociais, porém a situação ultrapassou o limite. No dia 8 de Agosto, conforme relatos de estudantes presentes, os alunos no CACIS estavam ouvindo música em volume muito alto, recebendo reclamações dos alunos que estavam no CAHIS, porém, a situação apenas piorava. Após, sem nenhum motivo, um aluno que estava no CACIS entrou no CAHIS e deixou alguns exemplares da revista G Magazine – revista de nudez masculina – apenas dizendo “em prol da causa” e, depois “pra ver se melhora um pouco, pois vocês estão muito estressados”, sabendo que havia mulheres e homens gays no local, assim como sabia do acontecimento de um evento anti-homofobia no mesmo dia, no mesmo andar. A atitude feita por esse rapaz reflete a concepção dominante de que tudo é apenas uma questão de “falta de pênis”, já que, nesta sociedade machista e homofóbica, os homens pensam que os seus pênis são o centro do universo. O CAHIS vem a publico manifestar repúdio às atitudes agressivas do estudante presente no CACIS e reforça sua crítica à atitude machista e reprodutora de homofobia do mesmo. Reiteramos também a necessidade de que o CACIS se posicione publicamente repudiando a atitude tomada pelo estudante presente no centro acadêmico.
Além disso, gostaríamos de informar que devido aos desentendimentos constantes uma reunião foi realizada com a gestão do CACIS para tentarmos solucionar os problemas ocorridos nesse espaço comum. Fomos informados que serão realizados plebiscitos entre os alunos de ciências sociais para definir a utilização do espaço referente à CS. Reforçamos também o pedido para que o som seja mantido em um volume baixo e esperamos que isso seja correspondido em sua plenitude. No mais, pedimos para os alunos de história que não batam na divisória tendo em vista que uma menina já ficou machucada devido aos socos e pontapés. Somos contra qualquer tipo de opressão e desrespeito. A sala 9027-F é um espaço comum de ambos os cursos e, portanto há a necessidade de que haja o mútuo respeito entre as partes e que a via do diálogo não seja fechada.




Nenhum comentário:

Postar um comentário