sábado, 23 de agosto de 2014

Opinião: Não confundir liberdade de expressão com discurso de ódio

Há uma semana, o CAHIS realizou um plebiscito para que fosse decidido se o espaço da sede do Centro Acadêmico poderia ser utilizado pelos alunos para livre expressão em sua totalidade ou apenas uma parte. Ficou decidido, então, através da votação, que o espaço em sua totalidade poderá ser utilizado livremente. 

No entanto, esta semana nos deparamos com um fato lamentável: uma foto do general, assassino e ditador Geisel, foi colocada na sede do CAHIS, e justamente 50 anos após o inicio desse obscuro capítulo. Repudiamos esta atitude inaceitável! 

Não conseguimos conceber que um estudante de História possa defender o regime militar que tantas atrocidades cometeu, e tanto mal causou a este país, interrompendo um projeto de nação e deixando graves consequências até os dias de hoje. Não conseguimos acreditar também que isso possa ter sido algum tipo de piada, pois se foi, foi de um tremendo mau gosto! É no mínimo contraditório, logo após uma decisão de que o espaço serviria para livre expressão dos alunos, alguém tenha colocado a foto de um homem que simboliza um dos períodos mais obscuros da história do país, que cerceou a LIBERDADE de inúmeros brasileiros!

Liberdade de expressão não pode ser confundida com o direito de defender uma ditadura, que ceifou vidas e privou a liberdade. Não podemos confundir liberdade de se expressar com liberdade de oprimir. Não podemos achar que discurso de ódio pode ser aceito. As viúvas da ditadura existem e caminham pelo nono andar. O Fascismo enfim sai do armário. Fascistas não passarão!

Nenhum comentário:

Postar um comentário