segunda-feira, 28 de julho de 2014

Opinião: Vitória dos Sujos

Nesta terça-feira (22/07), o CAHIS mobilizou os estudantes para o Conselho Departamental do IFCH - instância composta pelo Diretor e Vice do IFCH, pelos Diretores dos Departamentos de História, Ciências Sociais, Filosofia, Relações Internacionais e Arqueologia como também por um membro discente de cada curso e que é a instância imediata acima da Reunião de Departamento - para reivindicarmos a liberação dos estudantes ao ENEH, pois na semana passada os professores presente na Reunião Departamental do curso de História haviam negado aos Estudantes a liberação dos dias de translado a Fortaleza e liberaram apenas os dias de programação oficial do Encontro.

Ressaltamos a importância da presença dos estudantes de História, organizados pelo CAHIS, na reunião do Conselho Departamental, pois, mesmo que não tivessem direito a voto, ajudaram na pressão sobre os Conselheiros. Isso só reforça o quão a organização é fundamental para conquistarmos todas as demandas do Movimento Estudantil. 

A Chefe do Departamento de História, Professora Beatriz Vieira, estava presente no Conselho e teve uma atitude que consideramos inadequada e lamentável para uma Professora Doutora, que é a representante do nosso Departamento. A professora repetiu a postura infeliz do conjunto dos Professores presentes na fatídica Reunião do DHis e o argumento da negociação particular entre estudantes e professores para definir a liberação ou não nos dias do translado para o Ceará. 

Consideramos que esse argumento é oriundo de um pensamento que visa subjugar os estudantes a relações de poder com os professores - relação em que obviamente estamos em desvantagem - e perpetuar essa relação hierárquica que tanto tentamos romper em nosso Departamento, na qual o professor tem o poder de conceder ou não a liberação ao Estudante. Caso essa proposta também passasse no Conselho Departamental, não há dúvida que muitos professores iriam passar provas e dar faltas a esses estudantes, o que ficou claro com a manifestação de alguns professores na Reunião do DHis quando essa proposta foi aprovada. 

O CAHIS rejeitou incisivamente essa decisão apresentada em tom de imposição no Conselho Departamental e fizemos a seguinte pergunta: “Então porque os professores não param de pedir liberação ao Departamento e ao IFCH e negociam as suas inúmeras viagens com seus alunos?” Ao invés de uma resposta ouvimos uma acusação agressiva da professora Beatriz Vieira que ofendeu os conselheiros discentes chamando-os de "sujos". 

Imaginem um aluno ter que negociar isoladamente a liberação para uma viagem com um professor que trata com tais palavras os estudantes organizados para defender o interesse de seus pares. 

Felizmente os demais Conselheiros Docentes e Discentes presentes no Conselho Departamental tiveram mais bom senso do que a Professora Beatriz Vieira e outros professores presentes na Reunião de Departamento e se posicionaram a favor da liberação integral - translado e evento - dos estudantes que vão ao Ceará para XXXIII Encontro Nacional de Estudantes de História. 

Essa postura autoritária e insensível aos interesses dos estudantes é a mesma que vem sendo usada, até o momento, no que diz respeito à Reforma Curricular. A verdade é que o corpo docente, em sua maioria, desqualifica e menoriza a iniciativa dos estudantes. Nossa reforma está parada pela negligência deliberada com tal proposta que é oriunda da vontade dos estudantes de História da UERJ de ter um currículo mais adequado às demandas de ensino do nosso povo e menos afeito ao eurocentrismo. Assim sendo, temos que tirar a lição que apenas com firmeza na defesa dos interesses dos estudantes e a participação estudantil maciça nos espaços de deliberação que alcançaremos nossas vitórias! 

Centro Acadêmico de História - Gestão Filhos da Pública

Nenhum comentário:

Postar um comentário