quarta-feira, 26 de junho de 2013

CAHIS informa: Ata da Assembléia do mês de junho

Pautas:
- Aplicação do Questionário da Reforma Curricular
- Escolha dos livros dos cotistas
----------------------------------------------------------------------------------------------------------
- Aplicação do Questionário da Reforma Curricular
Deliberação:
As próximas reuniões da Comissão da Reforma Curricular serão abertas para todo o corpo discente acompanhar (sem direito a voz e voto, respeitando o caráter paritário desta comissão). Esse encaminhamento do corpo discente será levado ao Presidente da Comissão da Reforma Curricular.
Documento aprovado pelos Estudantes do curso de História:
Posição dos estudantes a respeito do adiamento do questionário sobre o currículo de História e da livre exposição de idéias sobre o currículo antes da aplicação do questionário
Os estudantes membros da comissão da reforma curricular informaram que a aplicação do questionário, que estava previsto para as duas últimas semanas do mês de junho, deliberado em reunião da comissão, foi adiada por decisão unilateral de cinco dos seis professores membros da comissão. É preciso esclarecer que não é a primeira vez que esse tipo de atitude acontece na comissão, onde o desrespeito à vontade da maioria e da paridade entre alunos e professores se fizeram presentes. A alegação para tal adiamento foi que o CAHIS estava divulgando propostas acerca do currículo para os estudantes em um período próximo a aplicação do questionário e que esta atitude poderia “deslegitimar” o resultado do mesmo. Todas essas informações repassadas para a Assembleia são comprováveis pelos emails trocados entre os membros da Comissão da Reforma Curricular.
Os estudantes do curso de história refutam qualquer iniciativa, seja esta vinda de professor ou aluno, que tem como efeito o cerceamento de opiniões e de livre expressão do corpo docente ou do Centro Acadêmico de História (entidade representativa dos estudantes do curso de História). Torna-se mais grave ainda, e maior o repúdio, pela tal iniciativa vir de dentro de uma comissão que existe por mobilização dos próprios estudantes de História e que tem a responsabilidade de inserir a opinião dos estudantes na construção de um novo currículo para o nosso Curso. Além disso, nós estudantes julgamos de crucial importância o permanente debate, a proposição de idéias e atividades entre os estudantes do curso acerca do nosso currículo de História para que a participação e contribuição dos estudantes sejam qualificadas.
Portanto, qualificamos o adiamento da aplicação do questionário, por tais motivos argumentados, uma atitude prejudicial à participação dos estudantes na construção de um novo currículo, e ressaltamos que a comissão tem a responsabilidade de envolver de fato os estudantes no que diz respeito à reforma curricular. Cobramos que o questionário seja aplicado o mais rápido possível, já que o mesmo, como informou os estudantes membros da comissão, já se encontra pronto. Caso essa postura seja reincidente, nós, estudantes de História, nos responsabilizaremos com a aplicação do questionário, com isenção e responsabilidade para que os resultados sejam reflexo verídico da opinião do corpo discente.
É preciso reafirmar que os estudantes do curso de História serão intransigentes na defesa da participação dos alunos no processo de reforma curricular e no caráter paritário da mesma, aprovado com luta em reunião de departamento.
Esse documento deverá ser encaminhado para conhecimento da Chefia de Departamento do Curso de História e para o Presidente da Comissão da Reforma Curricular.

----------------------------------------------------------------------------------------------------------

- Escolha dos livros dos cotistas:

Livros dos cotistas escolhidos em votação na Assembleia Estudantil:

1º Geografia da Fome (Josué de Castro) – 26 votos
2º Era das Revoluções (Eric Hobsbawn) – 20 Votos
3º Era do Capital (Eric Hobsbawn) – 18 Votos
4º Novos Domínios da História (Ciro Flamarion e R. Vainfas) – 10 Votos (fica como livro reserva caso haja problemas)

Nenhum comentário:

Postar um comentário