Pautas:
- Aplicação
do Questionário da Reforma Curricular
- Escolha dos livros dos cotistas
- Escolha dos livros dos cotistas
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- Aplicação
do Questionário da Reforma Curricular
Deliberação:
As
próximas reuniões da Comissão da Reforma Curricular serão abertas
para todo o corpo discente acompanhar (sem direito a voz e voto,
respeitando o caráter paritário desta comissão). Esse
encaminhamento do corpo discente será levado ao Presidente da
Comissão da Reforma Curricular.
Documento
aprovado pelos Estudantes do curso de História:
Posição dos
estudantes a respeito do adiamento do questionário sobre o currículo
de História e da livre exposição de idéias sobre o currículo
antes da aplicação do questionário
Os
estudantes membros da comissão da reforma curricular informaram que
a aplicação do questionário, que estava previsto para as duas
últimas semanas do mês de junho, deliberado em reunião da
comissão, foi adiada por decisão unilateral de cinco dos seis
professores membros da comissão. É preciso esclarecer que não é a
primeira vez que esse tipo de atitude acontece na comissão, onde o
desrespeito à vontade da maioria e da paridade entre alunos e
professores se fizeram presentes. A alegação para tal adiamento foi
que o CAHIS estava divulgando propostas acerca do currículo para os
estudantes em um período próximo a aplicação do questionário e
que esta atitude poderia “deslegitimar” o resultado do mesmo.
Todas essas informações repassadas para a Assembleia são
comprováveis pelos emails trocados entre os membros da Comissão da
Reforma Curricular.
Os
estudantes do curso de história refutam qualquer iniciativa, seja
esta vinda de professor ou aluno, que tem como efeito o cerceamento
de opiniões e de livre expressão do corpo docente ou do Centro
Acadêmico de História (entidade representativa dos estudantes do
curso de História). Torna-se mais grave ainda, e maior o repúdio,
pela tal iniciativa vir de dentro de uma comissão que existe por
mobilização dos próprios estudantes de História e que tem a
responsabilidade de inserir a opinião dos estudantes na construção
de um novo currículo para o nosso Curso. Além disso, nós
estudantes julgamos de crucial importância o permanente debate, a
proposição de idéias e atividades entre os estudantes do curso
acerca do nosso currículo de História para que a participação e
contribuição dos estudantes sejam qualificadas.
Portanto,
qualificamos o adiamento da aplicação do questionário, por tais
motivos argumentados, uma atitude prejudicial à participação dos
estudantes na construção de um novo currículo, e ressaltamos que a
comissão tem a responsabilidade de envolver de fato os estudantes no
que diz respeito à reforma curricular. Cobramos que o questionário
seja aplicado o mais rápido possível, já que o mesmo, como
informou os estudantes membros da comissão, já se encontra pronto.
Caso essa postura seja reincidente, nós, estudantes de História,
nos responsabilizaremos com a aplicação do questionário, com
isenção e responsabilidade para que os resultados sejam reflexo
verídico da opinião do corpo discente.
É
preciso reafirmar que os estudantes do curso de História serão
intransigentes na defesa da participação dos alunos no processo de
reforma curricular e no caráter paritário da mesma, aprovado com
luta em reunião de departamento.
Esse documento
deverá ser encaminhado para conhecimento da Chefia de Departamento
do Curso de História e para o Presidente da Comissão da Reforma
Curricular.
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- Escolha dos livros dos cotistas:
Livros dos cotistas escolhidos em votação na Assembleia Estudantil:
1º Geografia da Fome (Josué de Castro) – 26 votos
2º Era das Revoluções (Eric Hobsbawn) – 20 Votos
3º Era do Capital (Eric Hobsbawn) – 18 Votos
4º Novos Domínios da História (Ciro Flamarion e R. Vainfas) – 10 Votos (fica como livro reserva caso haja problemas)
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