segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

20 PONTOS PARA REFLEXÃO

Um ano está perto de acabar e outro de começar. Tempo de resumos.
Fiquem descansados: nada de reflexões pseudo-filosóficas.

Só alguns dados.

1. Segundo a UN Conference on Trade and Development (Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e o Desenvolvimento), o número de "Países menos desenvolvidos" dobrou nos últimos 40 anos.

2. Os "Países menos desenvolvidos" gastaram 9 bilhões de Dólares para as importações de alimentos em 2002. Em 2008 este montante subiu para 23 biliões de Dólares .


3. O rendimento médio per capita nos Países mais pobres da África caiu de 1/4 nos últimos 20 anos.


4. Bill Gates tem um património líquido da ordem de 50 bilhões de Dólares. Existem cerca de 140 Países no mundo que têm um PIB anual menor do que a riqueza de Bill Gates.

5. Um estudo do World Institute for Development Economics Research (Instituto Mundial de Investigação sobre Economia do Desenvolvimento) mostra que a metade inferior da população mundial, detém cerca de 1% da riqueza global .

6. Cerca de 1 bilhão de pessoas no mundo vai para a cama com fome todas as noites.

7. 2% das pessoas mais ricas detêm mais de metade de todo o património imobiliário do mundo.

8. Estima-se que mais de 80% da população mundial vive em Países onde o fosso entre ricos e pobres está a crescer.

9. A cada 3,6 segundos alguém morre de fome, e 3/4 são crianças com menos de 5 anos .

10. Segundo a Gallup, 33% da população mundial afirma não ter dinheiro suficiente para comprar comida.

11. Enquanto estamos a ler este artigo, 2,6 bilhões de pessoas em todo o mundo estão a sofrer com a falta de serviços básicos de saúde.

12. Segundo o mais recente "Global Wealth Report" do Credit Suisse, 0,5% das pessoas mais ricas controlam mais de 35% da riqueza global .

13. Mais de 3 biliões de pessoas, quase metade da população mundial a , vivem com menos de 2 Dólares por dia.

14. O fundador da CNN, Ted Turner, é o maior proprietário privado de terras nos Estados Unidos. Hoje, Turner é dono de cerca de 2 milhões de hectares, mais de 8.000 quilómetros quadrados de terra. Esta quantidade é maior do Delaware e Rhode Island juntos . Turner também pede restrições impostas pelo governo para limitar a 2 ou menos filhos por casal , na óptica dum controle do crescimento populacional.

15. 400 milhões de crianças no mundo não têm acesso a água potável.


16. Aproximadamente 28% das crianças dos Países em desenvolvimento são consideradas desnutridas ou têm um crescimento reduzido devido à desnutrição.

17. Estima-se que os Estados Unidos detêm cerca de 25% da riqueza total do mundo.

18. Estima-se que o inteiro continente Africano possui apenas 1% da riqueza total do mundo.

19. Em 2008, cerca de 9 milhões de crianças morreram antes da idade de cinco anos. Cerca de 1 / 3 de todas essas mortes deveu-se, directa ou indirectamente, à escassez de alimentos.

20. A mais famosa família de banqueiros do mundo, os Rothschilds, acumulou fortunas imensas enquanto o resto do mundo ficou preso na pobreza. Aqui está o que diz Wikipedia
(versão inglesa) sobre a riqueza da família Rothschild: Alegou-se que durante o século 19, a família teve de longe a maior fortuna privada do mundo, e de longe a maior fortuna da história moderna.
Fonte: The Economic Collapse

Nenhum comentário:

Postar um comentário