segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Bandejão: Mais uma vitória do Movimento Estudantil

No dia 03 de julho de 2009 houve a licitação final do restaurante universitário do campus Maracanã para a construção de sua infraestrutura. A empresa COZIL foi a vencedora, apresentando o menor preço, abaixo do estipulado pela UERJ inclusive.

O Reitor Professor Ricardo Vieiralves assinou o contrato com a empresa no dia 03 de agosto dando sinal verde para o início das obras. A partir da referida data, os trabalhos tem, de acordo com o contrato, 150 dias para terminarem. O Prefeito dos campi, Professor Ivair Lopes, também confirmou o início das obras. Foi informado também que a FEBF (Faculdade Estadual da Baixada Fluminense, em Duque de Caxias) terá o início do processo licitatório de seu Bandejão no segundo semestre.

O Restaurante Universitário é uma reivindicação antiga do movimento estudantil, já que os alunos da UERJ gastam muito dinheiro com alimentação. Sendo assim, um local para refeições a baixo custo e de qualidade é essencial. Nossa universidade também ganha como instituição, tendo agora o Bandejão como chamariz.


Aviso Colocado no local onde será o Bandejão
Há muito tempo o movimento estudantil cobra a construção do restaurante universitário, sempre colocado de lado por reitorias e governos estaduais. Graças ao empenho dos alunos e suas entidades representativas podemos comemorar que enfim esse sonho se encontra muito perto de se materializar. Momentos como esse demonstram o quanto vale a pena lutar por condições melhores de ensino e como nossas propostas se transformam em feitos concretos.



Protesto pelo bandejão na ocupação da reitoria da UERJ (setembro 2008), quando alunos serviram almoço grátis a todos no hall do queijo

Gostaríamos de agradecer a todos os estudantes que ao longo de décadas lutaram por esse direito básico que, constantemente, nos foi negado e a todos que participaram da ocupação da reitoria, movimento que tirou a proposta do Bandejão do limbo e nos permitiu agora, quase um ano depois, noticiar essa grande vitória. O DCE, gestão “Nada Será como Antes”, os Centros Acadêmicos e todos os alunos que lutaram ao longo dos anos estão de parabéns.
Em tempo, o Restaurante Universitário ficará no prédio dos alunos, em cima do banco Itaú. Vitória dos estudantes!

Nenhum comentário:

Postar um comentário