quinta-feira, 12 de março de 2009

Agora mais um campeão de audiência: novela "Matérias do CAP"

O currículo novo, usado desde 2006, teve entre outras matérias incluídas, a chamada PCC-CAP. Nem na secretaria do 12° andar sabem informar o que significa essa matéria, mas o CAHIS apurou que trata-se de matérias práticas de ensino.

Desde 2006 a matéria não foi aberta. Os alunos do 7° período estão devendo essa disciplina desde o 5° período, e os alunos que entraram em 2007 já precisam cursar.

O CAHIS segue cobrando a abertura de turmas para essa disciplina.

Pois essa novela teve novo capítulo no início dessa semana.

No correio eletrônico do Departamento de História, estava, essa semana, uma mensagem da professora Sonia Wanderley, coordenadora de graduação do CAP-UERJ. Publicamos a mensagem, entre aspas, na íntegra:

"Prezado Marco Antonio

Conforme combinamos por telefone, estou enviando as informações relativas à solicitação de horário para inclusão da disciplina eletiva História da África e Curriculos, que faz parte do leque de disciplinas referentes à Prática Pedagógica como Componente Curricular, no fluxograma da Licenciatura de História. No semestre passado, depois de conversas com a então chefe do Depto. de História, profa. Maria do Carmo, a disciplina foi oferecida extraordinariamente à tarde, ministrada pelo prof. Anderson. Foi uma forma que encontramos, em conjunto, para não prejudicarmos ainda mais aos discentes que, pelo novo currículo, têm que cumprir 90h em disciplinas eletivas, como prática curricular, no CAp. Sofremos, ainda hoje, com falta de carga horária docente efetiva ou contratual para dar conta de todas as nossas obrigações no Ensino Básico e no Superior.

Acontece que os alunos do curso de História procuraram a Sub-reitoria de Graduação para reclamarem, no que estão corretos, da apresentação dessa disciplina em horário que não atendia a maioria dos licenciandos.Levaram a reivindicação da abertura de duas turmas que atendessem respectivamente os turnos da manhã e noite. Em reunião da qual participaram a Sub-reitora, prof. Lená, a Vice-direção e a Coordenação de Graduação do CAp, a Direção do IFCH e um representante dos alunos de História ficou definido que a SR-1 solicitaria, em caráter emergencial, uma carga de 10h para contrato a fim de atender à reivindicação discente.

Sendo assim, estamos encaminhando ao DAA o pedido de abertura das duas turmas para 2009-1. Para tanto, necessitamos apresentar os horários no qual serão alocadas essas turmas, o que só é possível por meio do Departamento de História, responsável, em última instância, pela feitura do horário dos alunos de História. Sabemos que no fluxograma da Licenciatura, existe um espaço reservado às eletivas do CAp, acredito que no 4º ou 5º período. Pedimos a gentileza da confirmação e da apresentação do dia/horário, o mais rapidamente possível, para que possamos incluir a referida disciplina no sistema de um desses períodos e apresentá-la aos alunos no próximo período de matrículas.

Aproveitamos para informar que a partir de 2009-2, a equipe de História apresentará aos alunos outras opções de eletivas, já aprovadas pelo CSEPE no processo de modificação dos cursos de Licenciaturas, de forma a possibilitar aos licenciandos a conclusão das 90h exigidas por lei como diciplinas de Prática Pedagógica. No momento oportuno podemos discutir, portanto, a entrada no horário dessas disciplinas onde hoje, de maneira geral, encontra-se apontado - Eletivas CAp.

Colocamo-nos a disposição para outros esclarecimentos por meio desse endereço eletrônico ou pelo cel.: 81196917.
Atenciosamente,
Sonia Wanderley
matr. 6293-5
Coordenadora de Graduação CAp/UERJ"

Continuamos na cobrança, mesmo durante as férias. Outras informações aqui no BLOG e em abril no JORNAL DO CAHIS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário