quinta-feira, 17 de julho de 2014

CAHIS Informa: Professores comprometem ida de alunos ao ENEH

Na ultima terça-feira, dia 15 de Julho, ocorreu a Reunião Departamental de História. Um dos pontos dessa reunião foi a liberação de alunos e professores para viagens e eventos. A proposta apresentada pelos representantes do CAHIS presentes na reunião foi o pedido de liberação dos alunos entre os dias 13 de Agosto, dia do inicio do translado de ônibus até Fortaleza, e 27 de Agosto, dia da volta dos estudantes ao Rio de Janeiro. Essa liberação garante aos alunos que eles, durante o período solicitado, não sofram com faltas e sejam prejudicados caso ocorra alguma apresentação de trabalho ou prova.

O ENEH, Encontro Nacional dos Estudantes de História, que ocorre uma vez por ano, é um dos espaços mais importantes para a formação intelectual e política dos estudantes de história de todo o Brasil. As discussões apresentadas no encontro dificilmente serão encontradas em qualquer espaço acadêmico. Esse rompimento com a razão acadêmica da Educação Bancária, como dizia Paulo Freire, parece não ser bem visto aos olhos de boa parte de nossos docentes.

Esses professores – dos quais, boa parte utiliza muito da liberação concedida ao departamento para tirar mini-férias que são as idas durante o período letivo para “congressos e viagens” que acabam por apertar ainda mais o calendário letivo– apresentando uma visão de conhecimento completamente atrasada e pautada numa relação hierárquica aluno-professor, votaram contra o pedido, feito por nós na reunião, de liberação dos alunos que vão de ônibus para o ENEH, no caso três dias antes do evento, aceitando apenas a liberação para a semana do Encontro. Para eles, esses três dias que os alunos seriam liberados seria algo de extrema calamidade para o desenvolver do período e as atividades já programadas não poderiam ser remarcadas mesmo estando sendo avisado com um mês de antecedência (!) Apesar de falarem que estão abertos sempre ao dialogo,a prática não se mostrou dessa maneira: foram intransigentes com o interesse dos estudantes por estarem em maioria. Além disso, surgiram comentários durante a reunião, inclusive, debochando da situação de alguns alunos que porventura poderiam vir a ser prejudicados: “Se está preocupado com falta, que não vá para o ENEH”. “Se está preocupado com prova final, que tivesse estudado durante o ano”. Quão atrasados pedagogicamente estão nossos professores. Torna-se mais grave e contraditória a atitude dos professores ao votarem, nessa mesma reunião, a favor da liberação dos professores para outros congressos. (!) Porque os professores podem ser liberados de suas atividades na UERJ para viajarem a eventos e nós estudantes não?!

Terça-Feira que vem teremos o Conselho Departamental, que é uma instância que além de contar apenas com conselheiros do IFCH esta acima do Departamento, e mais uma vez iremos pleitear a liberação dos alunos para irem ao evento e contamos com a colaboração de vocês para conseguirmos que os alunos sejam liberados. A defesa intransigente dos interesses dos alunos é uma bandeira que será sempre por nós defendida. Nesse sentido, garantimos que nenhum aluno será prejudicado caso vá para o ENEH. Nenhuma medida proibicionista e conservadora por parte do corpo docente irá excluir a presença dos alunos no encontro. 

- POR UMA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO LIVRE E AUTONÔMA! -


Nenhum comentário:

Postar um comentário