quarta-feira, 9 de julho de 2014

Opinião: Israel x Palestina


Nos últimos dias começamos, ou melhor, (re) começamos a assistir pelos telejornais, sites de internet, etc; o que já há muito tempo vem acontecendo no Oriente Médio, em especial entre o Estado de Israel e os Palestinos. Desde a quarta feira passada, o Estado Israelense ordenou o bombardeamento da faixa de Gaza em resposta ao assassinato de três jovens judeus, em regiões próximas a áreas palestinas. Pra completar o teatro de horrores, um jovem palestino da periferia de Jerusalém foi brutalmente morto em resposta a morte dos jovens judeus. O que causou uma revolta nos bairros pobres de Jerusalém, habitados por palestinos. Em decorrência disso a polícia israelense usou toda brutalidade costumeira contra os palestinos, inclusive espancando o irmão do jovem palestino, o que acabou caindo na web.

O senso comum no geral pode até afirmar que os israelenses estão “corretos” em agir dessa forma, uma vez que foram “perturbados” em sua paz. Mas eis que vamos aos fatos tentar esclarecer algumas questões. A primeira e talvez a mais importante é que apesar de os três jovens judeus terem sido mortos em uma área palestina, não existe nenhuma prova que o Hamas (movimento de libertação palestino) tenha mandado executar os jovens, nem se investigou a fundo o por quê das mortes. 

Outra, o Estado Israelense a cada dia que passa mantém políticas mais segregacionistas e violentas contra os palestinos, algumas inclusive condenadas pela própria ONU. É sabido também que Israel tem a política de criar colônias judias no entorno de regiões palestinas, como forma de barrar a expansão e criação de um Estado Palestino Livre e que muitos judeus moradores dessas colônias muitas vezes praticam alguma forma de violência contra os palestinos, como destruindo colheitas etc. Então o que poderá ter causado a morte dos três judeus??? Sabe-se também do crescimento vertiginoso de grupos fundamentalistas religiosos, tanto do lado judeu, como palestino, que poderiam ter realizado a execução por algum motivo. Não poderemos saber até que seja feito uma investigação profunda no caso.

Podemos arriscar a previsão que o Estado de Israel não tem interesse na conclusão de nenhuma investigação, inclusive seu mecenas maior os EUA. Uma vez que é de interesse continuar com a política de segregação e genocídio do povo palestino. Inclusive ao bombardear Gaza, Israel pode enfraquecer o Hamas e qualquer resposta armada palestina aos desmandos israelenses. Tendo essa compreensão, o CAHIS-UERJ presta sua homenagem e solidariedade ao povo palestino.


Nenhum comentário:

Postar um comentário