sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Apoio ao socialismo cresceu entre jovens nos EUA, mostra pesquisa

Quarenta e nove por cento disse que aprova a corrente política

De acordo com uma pesquisa realizada pelo Pew Research Center  nos Estados Unidos, aumentou o número de jovens entre 18 e 29 anos que têm um visão positiva do socialismo. Quarenta e nove por cento dos entrevistados nessa faixa etária aprovam a corrente política, enquanto 43% têm uma visão negativa dela. 
Esse panorama era diferente há 20 meses, segundo o centro de pesquisas. Em outro levantamento, publicado em maio de 2010, 43% dos jovens norte-americanos disseram que tinham uma visão positiva do socialismo e 49%, que ela era negativa. 
Os pesquisadores não precisaram o motivo para a mudança, mas apontaram que a crise econômica no país e o crescimentos dos movimentos "occupy" este ano podem ter impulsionado esse resultado. De fato, a pesquisa constatou que apenas 46% dos jovens têm opiniões positivas sobre o capitalismo, e 47% têm opiniões negativas.
A pesquisa foi divida entre idade, raça, renda pessoal e afiliação política. A preferência pelo socialismo prevaleceu somente entre dois grupos específicos: os negros e os liberais democratas. Cinquenta e cinco por cento dos negros apoiam o socialismo, e 59% entre os liberais democratas. 
Entretanto, quando analisado o total da população, o socialismo ainda é bastante condenado nos EUA. Somente 31% disseram ter uma visão positiva, enquanto 60% rejeitam as ideias socialistas. 

Fonte: 

Um comentário:

  1. Gostei muito dessa imagem, me ajudou em um trabalho de história, bem criativo quem fez ;)

    ResponderExcluir