sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

CAHIS AVANÇA NA LUTA PELO ACESSO A BIBLIOTECADA PÓS

Estamos avançando e ganhando aliados na luta pela isonomia de acesso ao conhecimento.

 A matéria abaixo foi publicada pela Associação dos Docentes da UERJ, em seu boletim mensal (Dezembro - 2010).
_________________________________________________________________________________
Dois pesos, duas medidas
Os alunos da graduação de História questionam a proibição de empréstimos na biblioteca da pós-graduação do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH). O acervo só pode ser consultado no local, estando o empréstimo disponível apenas aos alunos da pós-graduação.

Segundo o diretor do Centro Acadêmico de História (Cahis), Roberto Santana, um levantamento constatou que a restrição “não existe em lugar nenhum”. Ele lembrou que os estudantes da pós-graduação têm a prerrogativa de retirar até quatro livros na biblioteca da graduação, enquanto os alunos da graduação podem levar no máximo dois exemplares. A justificativa apresentada pela direção da biblioteca, segundo Roberto, é a preservação do acervo.
O Cahis vem tentando reverter a falta de isonomia dentro do corpo discente. Em maio deste ano, após reuniões do Conselho do IFCH, o centro acadêmico enviou um ofício à direção do IFCH, solicitando utilização dos livros da biblioteca da pós-graduação de forma igualitária pelos alunos.
A coordenadora da pós-graduação de História, Maria Teresa Toríbio, manifestou -se favorável à reivindicação dos estudantes. Palavras reforçadas pelo diretor do IFCH, José Augusto: “Não há objeção de que a graduação utilize os livros da pós-graduação”. Ele explicou que há apenas um problema operacional impedindo que o acervo seja tomado por empréstimo. “Os sistemas da biblioteca central (Rede Sírius) e da biblioteca da pós não dialogam, portanto não há um controle desta biblioteca sobre os alunos da graduação”, explicou.  


Questionada pelo Boletim Asduerj, a bibliotecária Regina Tinoco, diretora da rede Sírius, revelou que há anos a rede vem negociando a transferência dos livros da biblioteca de pós-graduação para a biblioteca central do IFCH. “Enviamos um documento à Sub-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa (SR-2), informando que a biblioteca do IFCH está dentro dos padrões da Capes e do MEC para receber o acervo”, relatou Regina. Em resposta, a SR-2 solicitou o translado dos livros da biblioteca da pós-graduação para a biblioteca do IFCH, já com a aprovação das coordenações de todos os departamentos do IFCH.
Regina disse que os livros da biblioteca da pós-graduação precisam ser inventariados para serem transferidos. “Vamos começar com o translado dos livros que já foram inventariados pela Rede Sírius para depois transferirmos o restante”, garantiu.
É importante que esse processo que vem sendo encaminhado ocorra o mais rápido possível, pois os estudantes de História que não têm possibilidade de passar o dia na universidade são os mais prejudicados, já que também não podem levar os livros para estudar em casa.


Fonte: Boletim da ASDUERJ - Matéria de Átila Campos

2 comentários:

  1. Temos que estar atentos após o translado dos livros da biblioteca da pós para a nossa. Temos que garantir uma política de empréstimos igualitária entre os alunos dos dois segmentos.
    Os alunos e alunas da graduação não podem mais ser tratados como estudantes de segunda classe.

    Acho, pelo caminhar dos fatos, que poderemos começar 2011 com uma grande vitória, atendendo uma antiga reivindicação dos estudantes.

    ResponderExcluir