UERJ – IFCH – Departamento de
História – Curso de GraduaçãoDisciplina: Teoria da História Professor: Thiago Lima Nicodemo
[tnicodemo@gmail.com]
OBJETIVOS: compreensão dos agentes e mecanismos
mediadores da experiência do tempo na modernidade. Articulação destas
ferramentas na análise dos usos sociais do passado, com ênfase em textos propriamente
historiográficos ou em interpretações globais da história.
METODOLOGIA DO
CURSO: aulas expositivas,
debates, seminários de intepretação textual.
ATIVIDADES
DISCENTES: leitura e
interpretação de textos, apresentação de estudos dirigidos e pesquisas,
participação nas aulas e debates; elaboração de prova e trabalho(s).
AVALIAÇÃO: conforme a participação e desempenho do
aluno nas atividades discentes mencionadas.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
Introdução: revisão de conceitos básicos: modernidade,
experiência do tempo e história da historiografia (15 e 17 de setembro)
1. Filosofia da história e civilização (22, 24, 29 de setembro e
1o de outubro)
1.1. A atenuação
da história “Magistra Vitae”
Texto:
Koselleck, Reinhart. Futuro passado
contribuição à semântica dos tempos históricos. Rio de Janeiro:
Contraponto, 2006, pp. 41-60.
1.2 História e
sentido
Textos:
Voltaire. “História” e “Introdução ao ensaio sobre os costumes”. In: A filosofia da história. São Paulo:
Martins Fontes, 2007. pp. 3-31 e 39-69.
1.3 História da
civilização, história global
Texto: Ranke, L. “O conceito de
história universal”. In: MARTINS, Estevão de Rezende (org). A História pensada: teoria e método na
historiografia européia do século XIX. São Paulo: Contexto, 2010,
pp.202-216.
2. Historicismo e Romantismo (13, 15, 20 e 22 de outubro)
2.1. Estado, nação e soberania
Hegel, George W. F.
“Os três métodos de escrever a história”. In: A razão na história. Uma
introdução geral à filosofia da história. São Paulo: Editora Moraes Ltda,
1990.
2.2. Ciência e história
Texto I : Droysen,
Johann Gustav. Manual de teoria da história. Petrópolis, RJ: Vozes,
2009, pp. 27-67
2.3. Hermenêutica e historicismo
Texto:
Gadamer, Hans-Georg, Pierre Fruchon, and Paulo Cesar Duque Estrada. O
problema da consciência histórica. Rio de Janeiro: Ed. Fundação Getúlio
Vargas, 1998.
3. Marx (27 e 29 de outubro; 3 e 5 de novembro)
3.1. Ideologia
Texto:
Marx, Karl. A ideologia alemã. São Paulo: Martins Fontes, 2007.
3.2. Manifesto
Comunista
Texto: Marx,
Karl, and Friedrich Engels. O manifesto comunista. São Paulo: Paz e
Terra, 1998.
3.3 Modernidade
e processo histórico
Texto:
Berman, Marshall. Tudo que é sólido desmancha no ar: a aventura da
modernidade. [São Paulo, SP]: Companhia das Letras, 1987, p. 37-71.
10-12 de novembro: avaliação
4. Marxismo, materialismo e escrita da história (17 e 19, 24 e
26 de novembro)
4.1 Escola de Frankfurt
Texto:
Benjamin, Walter. Obras escolhidas Magia e técnica, arte e política:
ensaios sobre literatura e história da cultura. São Paulo: Brasiliense,
1996, pp. 222-234.
4.2: Marxismo
social britânico
Texto:
Hobsbawm, Eric J. Rebeldes primitivos : estudios sobre las formas
arcaicas de los movimientos sociales en los siglos XIX y XX / E.J. Hobsbawn.
España : Ariel, 1968, pp. 9-51.
4.3 O tempo em
crise e a temporalidade da crise
Texto:
Mészáros, István. Para além do capital: rumo a uma teoria da
transição. São Paulo: Boitempo Editorial, 2002, pp. 983-1011.
5. Escala e temporalidade (1, 2, 8 e 10 de dezembro)
5.1 história e
ciências sociais
Texto: Braudel, F. “História e Ciências Sociais.
A longa duração”. In: Escritos sobre a História. 2ª. ed.
São Paulo: Perspectiva, 1992. pp. 41-78.
5.2 Micro-história
e história cultural
Texto: Ginzburg, Carlo. O queijo e os vermes: o
cotidiano e as idéias de um moleiro perseguido pela inquisição. [São
Paulo]: Companhia das Letras, 1987.
Chartier, Roger. A
história cultural entre práticas e representações. Lisboa: DIFEL, 2002.
6. Pós-Modernidade e Pós-estruturalismo e linguistic turn (15, 17
de dezembro; 5 e 7 de janeiro)
6.1 Memória e narratividade
Texto: Ricoeur, Paul. A memória, a
história, o esquecimento. Campinas: UNICAMP, 2007 (parte 2, cap. 3)
6.2 A identidade na pós modernidade
Texto: Hall
S. A identidade cultural na pós-modernidade. 10a ed. Rio de janeiro: dp&a;
2005.
6.3 Trauma e história
Texto: LaCapra,
Dominick. Escribir la historia, escribir el trauma. 2005, pp. 27-64.
7. A consciência histórica no século XXI: (12 e 14 de janeiro)
7.1 Estado de Exceção
Texto: Agamben,
Giorgio. Estado de exceção. São Paulo: Boitempo, 2004.
7.2 “Descolonializando” a história
19-21 de Janeiro: provas finais
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Universidade
do Estado do Rio de Janeiro
Instituto
de Filosofia e Ciências Humanas
Departamento
de História
Disciplina:
Historiografia II – 2º Semestre 2014
Professor:
Drª Thiago Lima Nicodemo
1. Ementa:
Análise e discussão das principais tendências da historiografia brasileira.
2. Conteúdo Programático
Unidade I -
Historiografia Brasileira: conceitos e periodizações. A produção de
obras
historiográficas no
Brasil.
Unidade II - Entre
memória e história: o Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro. A escrita de
uma História do Brasil: de Martius a Varnhagen.
Unidade III –
Historiografia na República Velha. Os Institutos Históricos Regionais. Capistrno
de Abreu, Oliveira Lima, Joaquim Nabuco e Manuel Bonfim. Iberismo e americanismo
nas trocas desiguais entre Brasil – EUA e Europa.
Unidade IV - O “ensaísmo” na Era Vargas: cultura e
instituições. Cultura histórica e modernismo. Sérgio Buarque de Holanda,
Gilberto Freyre.
Unidade V - A formação de uma disciplina profissional na
universidade: UDF e USP. Trocas com estados unidos e França e a relação com a
geografia. Marxismo e historiografia brasileira.
Unidade VI – historiografia e
desenvolvimento. Internacionalização: ONU, UNESCO e CEPAL. O ISEB. Historiografia
Brasileira e o Golpe Civíl-Militar.
3. Metodologia do Curso: aulas expositivas, debates, estudos
dirigidos e seminários.
4. Atividades discentes: análise e interpretação de textos,
apresentação de estudos dirigidos, participação em aula e provas.
Programa
provisório de leituras
Unidade
I
- de 15-17 de setembro: sem textos programados
Unidade
II - 22, 24, 29 de setembro e 1o de outubro
Texto I: GUIMARÃES, Manoel Luís
Salgado, “Nação e civilização nos trópicos: o IHGB e o projeto de uma história
nacional”. Estudos Históricos, Rio de
Janeiro, 1: 5-27, 1988.
Texto
II: MARTIUS, Karl Friedrich Philipp von. Como
se deve escrever a História do Brasil. Revista do IHGB. Rio de Janeiro 6
(24): 389 - 411. Janeiro de 1845. (Revista Trimensal de História e Geografia ou
Jornal do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro. N. 24, janeiro de 1845).
Divulgado em:
(http://www.pucrs.br/letras/pos/historiadaliteratura/textosraros/martius.htm)
Texto II: História geral do Brasil. Tomo segundo. Rio de Janeiro: E. e H. Laemmert.
Madrid: Imprensa de J. del Rio, 1857, pp. V-XXVIII (http://books.google.com.br/books?id=Gl0OAAAAQAAJ&printsec=frontcover&dq=Historia+geral+do+Brasil,+Volume+1&hl=pt-BR&sa=X&ei=jTdXU7OdELHgsATr8IHACQ&ved=0CD4Q6AEwAg#v=onepage&q&f=false)
Unidade
III – 6-8; 20-22; 27-29 de outubro
Texto I: IUMATTI, Paulo
Teixeira ; VELLOZO, J. C. O. . Conhecimento, politica e instituições no Brasil
(1889-1934). Reflexos : revue pluridisciplinaire du monde lusophone, v. 2, p.
150-185, 2013.
Texto II: BOMFIM. Manoel. América Latina, Males de Origem.
São Paulo: Topbooks, 2005.
Texto
III: ABREU, João Capistrano de. Capítulos
de história colonial, 1500-1800. Brasília: Senado Federal, 1999, pp.
199-221.
Texto
IV: LIMA, Oliveira. O movimento da independência, 1821-1822. São
Paulo: Edições Melhoramentos, 1972, p. -40.
Unidade
IV – 3-5; 10-12; 17-19 de novembro
Texto I: FREYRE, G. Casa-grande & Senzala, edição crítica. [Madrid],
Allca XX, 2002, pp. 33-115.
Texto II: HOLANDA,
Sérgio
Buarque de. Raízes do Brasil: edição comemorativa 70 anos. São Paulo:
Companhia das Letras, 2006.
Unidade V - 24-26 de
novembro; 1-3, 8-10 de dezembro
Texto I: PRADO Júnior, Caio. Formação
do Brasil contemporâneo Colônia. São Paulo: Brasiliense, 2006, pp. 9-32.
Texto II: HOLANDA, Sérgio Buarque
de. História geral da civilização brasileira 3, 3. História Geral Da
Civilização Brasileira. São Paulo: Difel, 1970, pp. 9-39.
http://pt.scribd.com/doc/209432326/Sergio-Buarque-de-Holanda-A-heranca-colonial-sua-desagregacao
Texto III: RODRIGUES, José Honório. Teoria
da história do Brasil: introdução metodológica. São Paulo: Companhia
Editôra Nacional, 1957.
Texto IV: CANDIDO, Antonio. Formação
da literatura brasileira : (momentos decisivos) Vol. 1 Vol. 1. São Paulo:
Martins, 1993, pp. 9-30.
Unidade VI – 15-17 de dezembro; 5-7; 12-14 de janeiro
Texto I: FERNANDES,
Florestan. Circuito fechado: quatro ensaios sobre o "poder
institucional". São Paulo: HUCITEC, 1976, pp. 11-54.
Texto II: CORBUSIER, Roland. Formação e problema
da cultura brasileira. 1958.
Texto III: RAMOS: Guerreiro. Introdução
aos problemas do Brasil. Instituto Superior de Estudos Brasileiros 1956.
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UERJ – IFCH –
Departamento de História – Curso de Graduação
Pensamento Social Brasileiro:
Modernismo e história no pensamento social brasileiro do século XX
Professor: Thiago Lima
Nicodemo [tnicodemo@gmail.com]
EMENTA: trata-se de pensar a relação entre modernismo
e cultura histórica no pensamento social e na realidade brasileira do século
XX, enfatizando os impasses sociais e as implicações políticas no processo de
construção de uma ideia de nação.
METODOLOGIA DO
CURSO: aulas expositivas,
debates, seminários de intepretação textual.
ATIVIDADES
DISCENTES: leitura e
interpretação de textos, apresentação de estudos dirigidos e pesquisas,
participação nas aulas e debates; elaboração de prova e trabalho(s).
AVALIAÇÃO: conforme a participação e desempenho do
aluno nas atividades discentes mencionadas.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
Introdução: uma ideia brasileira de história? (15 e 17 de
setembro)
1.
Modernização, poder e letras no Rio de Janeiro e São Paulo da Belle Époque
Texto
I: Sevcenko, Nicolau. Literatura
como missão: tensões sociais e criação cultural na Primeira República. São
Paulo, Brasil: Brasiliense, 1983, pp. 25-118.
Texto
II: Sevcenko,
Nicolau. Orfeu extático na metrópole: São Paulo, sociedade e cultura nos
frementes anos 20. São Paulo, SP: Companhia das Letras, 1992, pp. 223-307.
2.
O momento modernista (22, 24, 29 de setembro e 1o de outubro)
Texto
I: Andrade, Mário de. Macunaíma: (o
herói sem nenhum caráter). São Paulo: Martins, 1978.
Texto
II: Manifesto Antropofágico
Estudo
dirigido: as revistas do modernismo: Klaxon, Estética e Terra Rocha
3.
O ensaismo Brasileiro(13, 15, 20 e 22 de outubro)
Texto
I: Manifesto Regionalista
Texto
II: HOLANDA, Sérgio Buarque de. Raízes do Brasil: edição
comemorativa 70 anos. São Paulo: Companhia das Letras, 2006.
Texto
III: Freyre,
Gilberto, and Olívio Montenegro. Interpretação do Brasil, aspectos da
formação social brasileira como processo de amalgamento de raças e culturas.
Rio de Janeiro: J. Olympio, 1947.
4.
Um modernismo de Estado(27 e 29 de outubro; 3 e 5 de novembro)
Texto
I: Bomeny,
Helena Maria Bousquet, and Carlos Roberto de Souza. Constelação Capanema:
intelectuais e políticas. Rio de Janeiro, Brasil: Editora FGV, 2001, pp.
11-35.
Texto II: Gomes, Angela Maria de Castro. História e
historiadores: a política cultural do Estado Novo. Rio de Janeiro, RJ,
Brasil: Fundação Getulio Vargas Editora, 1996, pp. 125-155.
Estudo
dirigido: O palácio Capanema.
10-12 de novembro: avaliação
5.
O renascimento do país do futuro: intelectuais Brasileiros fora do brasil(17 e
19, 24 e 26 de novembro)
Texto
I: Tota,
Antônio Pedro. O imperialismo sedutor: a americanização do Brasil na época
da Segunda Guerra. [São Paulo, Brazil]: Companhia das Letras, 2000.
Texto
II: MAIO, Marcos Chor. O Projeto
Unesco e a agenda das ciências sociais no Brasil dos anos 40 e 50.
Rev. bras. Ci. Soc. [online]. 1999, vol.14, n.41 [cited 2014-09-05],
pp. 141-158 . Available from: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-69091999000300009&lng=en&nrm=iso>.
ISSN 0102-6909. http://dx.doi.org/10.1590/S0102-69091999000300009.
Estudo
dirigido: ZWEIG,
Stefan. (1956[1941]), Brasil: país do futuro. Rio de Janeiro, Delta/
Filme Orfeu Negro (Marcel Camus,
1959).
6.
Cultura histórica pré-golpe: a implantação do Brasil moderno(1, 2, 8 e 10 de
dezembro)
Texto
I: Arruda,
Maria Arminda do Nascimento. Metrópole e cultura: São Paulo no meio século
XX. Bauru, SP: Editora da Universidade do Sagrado Coração, 2001.
Texto
II: Lima,
Nísia Trindade, and Nelson Senra. Veredas de Brasília: as expedições
geográficas em busca de um sonho. Rio de Janeiro: Ministério do
Planejamento, Orçamento e Gestão, Instituto Brasileiro de Geografia e
Estatística--IBGE, Centro de Documentação e Disseminação de Informações, 2010.
Estudo
dirigido: Campos,
Augusto de, Décio Pignatari, and Haroldo de Campos. Teoria da poesia
concreta: textos críticos e manifestos 1950-1960. Cotia: Ateliê Editorial,
2006.
7. CPC:
literatura e produção fílmica (15, 17 de dezembro; 5 e 7 de janeiro)
Texto I: Ridenti,
M. S. . Em busca do povo brasileiro artistas da revolução, do CPC
à era da TV. 2ª. ed. rev.
Texto II: Ridenti, M. S. . Brasilidade revolucionária um século de cultura e
política. São Paulo: Unesp, 2010.. São Paulo: UNESP, 2010. 192p .ampl. São
Paulo: Unesp, 2014, 450 p.. 2. ed. São Paulo: Editora Unesp, 2014.
Estudo
dirigido: Produção Fílmica (Cabra Marcado pra Morrer, Macunaíma e Vidas Secas)
8.
Musica e censura na ditadura(12 e 14 de janeiro)
Texto
I: Aguiar,
Flávio. A palavra no purgatório: literatura e cultura nos anos 70. São
Paulo: Boitempo Editorial, 1997.
Texto II: Kushnir, Beatriz. Cães de guarda: jornalistas e
censores, do AI-5 à constituição de 1988. São Paulo, SP: Boitempo
Editorial, 2004.
Estudo dirigido: musicas e letras censuradas
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Tópico Especial de Hist.
Política: Nacionalismo e História
IFCH - 10109
Prof. : Hugo R. Suppo
Ementa: Estudo das principais
obras matriciais referentes ao tema. Análise das principais teorias, abordagens
e conceitos. Séculos XIX e XX. Europa. Brasil. Identidade nacional. Princípio das Nacionalidades. Internacionalismo versus Nacionalismo. Sentimento nacional e
nacionalismo. Estudo do
nacionalismo brasileiro enquanto elemento constitutivo da política externa.
Nacionalismo de fins. Diplomacia do interesse nacional. Globalização e Nacionalismo.
Objetivos:
- oferecer uma visão geral do tema
do nacionalismo no contexto europeu e latino-americano, entre os séculos XIX e
XX;
- analisar e comparar as obras
matriciais referentes ao tema do nacionalismo, a partir da matriz européia;
- promover a discussão e o debate
sobre as interpretações existentes;
- aprofundar o exame do papel do
sentimento nacional e dos nacionalismos, considerados como forças profundas no âmbito da História das Relações
Internacionais;
- identificar a originalidade do
nacionalismo no chamado Terceiro Mundo, em particular no Brasil;
- problematizar a questão do
nacionalismo no mundo globalizado e a crise do Estado-Nação.
Metodologia: aulas
expositivas e seminários.
Avaliação: participação
em sala de aula e prova final.
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Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Instituto de Filosofia e Ciências Humanas
Departamento de História
Disciplina: Seminário Especial História Cultural III
Prof.: ANCRÉ AZEVEDO
2º
semestre 2014 (manhã)
Tema:
"PT e PSDB:
transformações, convergências e antinomias na trajetória da social-democracia
brasileira do último quarto de século."
Ementa:
Conceitos básicos de política: sociedade Civil, sociedade política, guerra de movimento, guerra de posição, o vetor institucionalização, o conservadorismo, a social- Democracia, o neo-liberalismo, mercado político; as transformações sofridas por PT e Psdb, desde a fundação até 2014; as convergências e divergênciase entre PT e Psdb; as contradições da social-democracia brasileira; suas visões de politica externa e visões de economia, política e sociedade.
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