sexta-feira, 5 de setembro de 2014

Ementas das Disciplinas 2014.2 - Parte II

UERJ – IFCH – Departamento de História – Curso de GraduaçãoDisciplina: Teoria da História Professor: Thiago Lima Nicodemo [tnicodemo@gmail.com] 

 EMENTA: estudar os principais fundamentos teóricos da produção historiográfica tendo como pano de fundo o desenvolvimento disciplina histórica nos séculos XIX, XX e XXI.

OBJETIVOS: compreensão dos agentes e mecanismos mediadores da experiência do tempo na modernidade. Articulação destas ferramentas na análise dos usos sociais do passado, com ênfase em textos propriamente historiográficos ou em interpretações globais da história.

METODOLOGIA DO CURSO: aulas expositivas, debates, seminários de intepretação textual.

ATIVIDADES DISCENTES: leitura e interpretação de textos, apresentação de estudos dirigidos e pesquisas, participação nas aulas e debates; elaboração de prova e trabalho(s).

AVALIAÇÃO: conforme a participação e desempenho do aluno nas atividades discentes mencionadas.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

Introdução: revisão de conceitos básicos: modernidade, experiência do tempo e história da historiografia (15 e 17 de setembro)


1. Filosofia da história e civilização (22, 24, 29 de setembro e 1o de outubro)
            1.1. A atenuação da história “Magistra Vitae”
            Texto: Koselleck, Reinhart. Futuro passado contribuição à semântica dos tempos históricos. Rio de Janeiro: Contraponto, 2006, pp. 41-60.

            1.2 História e sentido
            Textos: Voltaire. “História” e “Introdução ao ensaio sobre os costumes”. In: A filosofia da história. São Paulo: Martins Fontes, 2007. pp. 3-31 e 39-69.

            1.3 História da civilização, história global
            Texto: Ranke, L. “O conceito de história universal”. In: MARTINS, Estevão de Rezende (org). A História pensada: teoria e método na historiografia européia do século XIX. São Paulo: Contexto, 2010, pp.202-216.

2. Historicismo e Romantismo (13, 15, 20 e 22 de outubro)
            2.1. Estado, nação e soberania          
Hegel, George W. F. “Os três métodos de escrever a história”. In: A razão na história. Uma introdução geral à filosofia da história. São Paulo: Editora Moraes Ltda, 1990.
           
            2.2. Ciência e história
Texto I : Droysen, Johann Gustav. Manual de teoria da história. Petrópolis, RJ: Vozes, 2009, pp. 27-67
                

           
            2.3.  Hermenêutica e historicismo
            Texto: Gadamer, Hans-Georg, Pierre Fruchon, and Paulo Cesar Duque Estrada. O problema da consciência histórica. Rio de Janeiro: Ed. Fundação Getúlio Vargas, 1998.

             
3. Marx (27 e 29 de outubro; 3 e 5 de novembro)
            3.1. Ideologia
            Texto: Marx, Karl. A ideologia alemã. São Paulo: Martins Fontes, 2007.
           
            3.2. Manifesto Comunista
            Texto: Marx, Karl, and Friedrich Engels. O manifesto comunista. São Paulo: Paz e Terra, 1998.

            3.3 Modernidade e processo histórico
            Texto: Berman, Marshall. Tudo que é sólido desmancha no ar: a aventura da modernidade. [São Paulo, SP]: Companhia das Letras, 1987, p. 37-71.

10-12 de novembro: avaliação

4. Marxismo, materialismo e escrita da história (17 e 19, 24 e 26 de novembro)
            4.1  Escola de Frankfurt
            Texto: Benjamin, Walter. Obras escolhidas Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. São Paulo: Brasiliense, 1996, pp. 222-234.

            4.2: Marxismo social britânico
            Texto: Hobsbawm, Eric J. Rebeldes primitivos : estudios sobre las formas arcaicas de los movimientos sociales en los siglos XIX y XX / E.J. Hobsbawn. España : Ariel, 1968, pp. 9-51.

            4.3 O tempo em crise e a temporalidade da crise
            Texto: Mészáros, István. Para além do capital: rumo a uma teoria da transição. São Paulo: Boitempo Editorial, 2002, pp. 983-1011.

5. Escala e temporalidade (1, 2, 8 e 10 de dezembro)
            5.1 história e ciências sociais
Texto:  Braudel, F. História e Ciências Sociais. A longa duração”. In: Escritos sobre a História. 2ª. ed. São Paulo: Perspectiva, 1992. pp. 41-78.

            5.2 Micro-história e história cultural
            Texto: Ginzburg, Carlo. O queijo e os vermes: o cotidiano e as idéias de um moleiro perseguido pela inquisição. [São Paulo]: Companhia das Letras, 1987.
Chartier, Roger. A história cultural entre práticas e representações. Lisboa: DIFEL, 2002.
           

6. Pós-Modernidade e Pós-estruturalismo e linguistic turn (15, 17 de dezembro; 5 e 7 de janeiro)
  6.1 Memória e narratividade
  Texto: Ricoeur, Paul. A memória, a história, o esquecimento. Campinas: UNICAMP, 2007 (parte 2, cap. 3)
 
  6.2 A identidade na pós modernidade
  Texto: Hall S. A identidade cultural na pós-modernidade. 10a ed. Rio de janeiro: dp&a; 2005.
 
  6.3 Trauma e história
            Texto: LaCapra, Dominick. Escribir la historia, escribir el trauma. 2005, pp. 27-64.

7. A consciência histórica no século XXI:  (12 e 14 de janeiro)

7.1 Estado de Exceção
Texto: Agamben, Giorgio. Estado de exceção. São Paulo: Boitempo, 2004.

7.2 “Descolonializando” a história

19-21 de Janeiro: provas finais

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Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Instituto de Filosofia e Ciências Humanas
Departamento de História
Disciplina: Historiografia II –  2º Semestre 2014
Professor: Drª Thiago Lima Nicodemo


1. Ementa: Análise e discussão das principais tendências da historiografia brasileira.

2. Conteúdo Programático

Unidade I  -    Historiografia Brasileira: conceitos e periodizações. A produção de obras
                      historiográficas no Brasil.

Unidade II - Entre memória e história: o Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro. A escrita de uma História do Brasil: de Martius a Varnhagen.

Unidade III – Historiografia na República Velha. Os Institutos Históricos Regionais. Capistrno de Abreu, Oliveira Lima, Joaquim Nabuco e Manuel Bonfim. Iberismo e americanismo nas trocas desiguais entre Brasil – EUA e Europa.

Unidade IV -   O “ensaísmo” na Era Vargas: cultura e instituições. Cultura histórica e modernismo. Sérgio Buarque de Holanda, Gilberto Freyre.


Unidade V -   A formação de uma disciplina profissional na universidade: UDF e USP. Trocas com estados unidos e França e a relação com a geografia. Marxismo e historiografia brasileira.

Unidade VI – historiografia e desenvolvimento. Internacionalização: ONU, UNESCO e CEPAL. O ISEB. Historiografia Brasileira e o Golpe Civíl-Militar.

3. Metodologia do Curso: aulas expositivas, debates, estudos dirigidos e seminários.
               4. Atividades discentes: análise e interpretação de textos, apresentação de estudos dirigidos, participação em aula e provas.


Programa provisório de leituras

Unidade I  - de 15-17 de setembro: sem textos programados


Unidade II -  22, 24, 29 de setembro e 1o de outubro

Texto I: GUIMARÃES, Manoel Luís Salgado, “Nação e civilização nos trópicos: o IHGB e o projeto de uma história nacional”. Estudos Históricos, Rio de Janeiro, 1: 5-27, 1988.

Texto II: MARTIUS, Karl Friedrich Philipp von. Como se deve escrever a História do Brasil. Revista do IHGB. Rio de Janeiro 6 (24): 389 - 411. Janeiro de 1845. (Revista Trimensal de História e Geografia ou Jornal do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro. N. 24, janeiro de 1845). Divulgado em: (http://www.pucrs.br/letras/pos/historiadaliteratura/textosraros/martius.htm)

Texto II: História geral do Brasil. Tomo segundo. Rio de Janeiro: E. e H. Laemmert. Madrid: Imprensa de J. del Rio, 1857, pp. V-XXVIII (http://books.google.com.br/books?id=Gl0OAAAAQAAJ&printsec=frontcover&dq=Historia+geral+do+Brasil,+Volume+1&hl=pt-BR&sa=X&ei=jTdXU7OdELHgsATr8IHACQ&ved=0CD4Q6AEwAg#v=onepage&q&f=false)



Unidade III – 6-8; 20-22; 27-29 de outubro
Texto I: IUMATTI, Paulo Teixeira ; VELLOZO, J. C. O. . Conhecimento, politica e instituições no Brasil (1889-1934). Reflexos : revue pluridisciplinaire du monde lusophone, v. 2, p. 150-185, 2013.

Texto II: BOMFIM. Manoel. América Latina, Males de Origem. São Paulo: Topbooks, 2005.

Texto III: ABREU, João Capistrano de. Capítulos de história colonial, 1500-1800. Brasília: Senado Federal, 1999, pp. 199-221.

Texto IV: LIMA, Oliveira. O movimento da independência, 1821-1822. São Paulo: Edições Melhoramentos, 1972, p. -40.



Unidade IV – 3-5; 10-12; 17-19 de novembro

Texto I: FREYRE, G.  Casa-grande & Senzala, edição crítica. [Madrid], Allca XX, 2002, pp. 33-115.

Texto II: HOLANDA, Sérgio Buarque de. Raízes do Brasil: edição comemorativa 70 anos. São Paulo: Companhia das Letras, 2006.


Unidade V -   24-26 de novembro; 1-3, 8-10 de dezembro

Texto I: PRADO Júnior, Caio. Formação do Brasil contemporâneo Colônia. São Paulo: Brasiliense, 2006, pp. 9-32.

Texto II: HOLANDA, Sérgio Buarque de. História geral da civilização brasileira 3, 3. História Geral Da Civilização Brasileira. São Paulo: Difel, 1970, pp. 9-39. http://pt.scribd.com/doc/209432326/Sergio-Buarque-de-Holanda-A-heranca-colonial-sua-desagregacao

Texto III: RODRIGUES, José Honório. Teoria da história do Brasil: introdução metodológica. São Paulo: Companhia Editôra Nacional, 1957.

Texto IV: CANDIDO, Antonio. Formação da literatura brasileira : (momentos decisivos) Vol. 1 Vol. 1. São Paulo: Martins, 1993, pp. 9-30.



Unidade VI – 15-17 de dezembro; 5-7; 12-14 de janeiro

Texto I: FERNANDES, Florestan. Circuito fechado: quatro ensaios sobre o "poder institucional". São Paulo: HUCITEC, 1976, pp. 11-54.
Texto II: CORBUSIER, Roland. Formação e problema da cultura brasileira. 1958.
Texto III: RAMOS: Guerreiro. Introdução aos problemas do Brasil. Instituto Superior de Estudos Brasileiros 1956.
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UERJ – IFCH – Departamento de História – Curso de Graduação
Disciplina: Seminário Especial em Teoria e Met. Da História III – IFCH01 10144

Pensamento Social Brasileiro: Modernismo e história no pensamento social brasileiro do século XX

Professor: Thiago Lima Nicodemo [tnicodemo@gmail.com]


EMENTA: trata-se de pensar a relação entre modernismo e cultura histórica no pensamento social e na realidade brasileira do século XX, enfatizando os impasses sociais e as implicações políticas no processo de construção de uma ideia de nação.

METODOLOGIA DO CURSO: aulas expositivas, debates, seminários de intepretação textual.

ATIVIDADES DISCENTES: leitura e interpretação de textos, apresentação de estudos dirigidos e pesquisas, participação nas aulas e debates; elaboração de prova e trabalho(s).

AVALIAÇÃO: conforme a participação e desempenho do aluno nas atividades discentes mencionadas.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

Introdução: uma ideia brasileira de história? (15 e 17 de setembro)

1. Modernização, poder e letras no Rio de Janeiro e São Paulo da Belle Époque

Texto I: Sevcenko, Nicolau. Literatura como missão: tensões sociais e criação cultural na Primeira República. São Paulo, Brasil: Brasiliense, 1983, pp. 25-118.

Texto II: Sevcenko, Nicolau. Orfeu extático na metrópole: São Paulo, sociedade e cultura nos frementes anos 20. São Paulo, SP: Companhia das Letras, 1992, pp. 223-307.

2. O momento modernista (22, 24, 29 de setembro e 1o de outubro)
Texto I: Andrade, Mário de. Macunaíma: (o herói sem nenhum caráter). São Paulo: Martins, 1978.

Texto II: Manifesto Antropofágico
Estudo dirigido: as revistas do modernismo: Klaxon, Estética e Terra Rocha

3. O ensaismo Brasileiro(13, 15, 20 e 22 de outubro)
Texto I: Manifesto Regionalista

Texto II: HOLANDA, Sérgio Buarque de. Raízes do Brasil: edição comemorativa 70 anos. São Paulo: Companhia das Letras, 2006.

Texto III: Freyre, Gilberto, and Olívio Montenegro. Interpretação do Brasil, aspectos da formação social brasileira como processo de amalgamento de raças e culturas. Rio de Janeiro: J. Olympio, 1947.

4. Um modernismo de Estado(27 e 29 de outubro; 3 e 5 de novembro)
Texto I: Bomeny, Helena Maria Bousquet, and Carlos Roberto de Souza. Constelação Capanema: intelectuais e políticas. Rio de Janeiro, Brasil: Editora FGV, 2001, pp. 11-35.

Texto II: Gomes, Angela Maria de Castro. História e historiadores: a política cultural do Estado Novo. Rio de Janeiro, RJ, Brasil: Fundação Getulio Vargas Editora, 1996, pp. 125-155.
Estudo dirigido: O palácio Capanema.

10-12 de novembro: avaliação

5. O renascimento do país do futuro: intelectuais Brasileiros fora do brasil(17 e 19, 24 e 26 de novembro)
Texto I: Tota, Antônio Pedro. O imperialismo sedutor: a americanização do Brasil na época da Segunda Guerra. [São Paulo, Brazil]: Companhia das Letras, 2000.

Texto II: MAIO, Marcos Chor. O Projeto Unesco e a agenda das ciências sociais no Brasil dos anos 40 e 50. Rev. bras. Ci. Soc. [online]. 1999, vol.14, n.41 [cited  2014-09-05], pp. 141-158 . Available from: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-69091999000300009&lng=en&nrm=iso>. ISSN 0102-6909.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-69091999000300009.

Estudo dirigido:  ZWEIG, Stefan. (1956[1941]), Brasil: país do futuro. Rio de Janeiro, Delta/
Filme Orfeu Negro (Marcel Camus, 1959).

6. Cultura histórica pré-golpe: a implantação do Brasil moderno(1, 2, 8 e 10 de dezembro)
Texto I: Arruda, Maria Arminda do Nascimento. Metrópole e cultura: São Paulo no meio século XX. Bauru, SP: Editora da Universidade do Sagrado Coração, 2001.

Texto II: Lima, Nísia Trindade, and Nelson Senra. Veredas de Brasília: as expedições geográficas em busca de um sonho. Rio de Janeiro: Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística--IBGE, Centro de Documentação e Disseminação de Informações, 2010.

Estudo dirigido: Campos, Augusto de, Décio Pignatari, and Haroldo de Campos. Teoria da poesia concreta: textos críticos e manifestos 1950-1960. Cotia: Ateliê Editorial, 2006.

            7. CPC: literatura e produção fílmica (15, 17 de dezembro; 5 e 7 de janeiro)
Texto I: Ridenti, M. S. . Em busca do povo brasileiro artistas da revolução, do CPC à era da TV. 2ª. ed. rev.

Texto II: Ridenti, M. S. . Brasilidade revolucionária um século de cultura e política. São Paulo: Unesp, 2010.. São Paulo: UNESP, 2010. 192p .ampl. São Paulo: Unesp, 2014, 450 p.. 2. ed. São Paulo: Editora Unesp, 2014.
Estudo dirigido: Produção Fílmica (Cabra Marcado pra Morrer, Macunaíma e Vidas Secas)

8. Musica e censura na ditadura(12 e 14 de janeiro)
Texto I: Aguiar, Flávio. A palavra no purgatório: literatura e cultura nos anos 70. São Paulo: Boitempo Editorial, 1997.

Texto II: Kushnir, Beatriz. Cães de guarda: jornalistas e censores, do AI-5 à constituição de 1988. São Paulo, SP: Boitempo Editorial, 2004.
Estudo dirigido: musicas e letras censuradas

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Tópico Especial de Hist. Política: Nacionalismo e História
 IFCH - 10109

Prof. : Hugo R. Suppo

Ementa: Estudo das principais obras matriciais referentes ao tema. Análise das principais teorias, abordagens e conceitos. Séculos XIX e XX. Europa. Brasil. Identidade nacional. Princípio das Nacionalidades. Internacionalismo versus Nacionalismo. Sentimento nacional e nacionalismo. Estudo do nacionalismo brasileiro enquanto elemento constitutivo da política externa. Nacionalismo de fins. Diplomacia do interesse nacional. Globalização e Nacionalismo.

Objetivos:
- oferecer uma visão geral do tema do nacionalismo no contexto europeu e latino-americano, entre os séculos XIX e XX;
- analisar e comparar as obras matriciais referentes ao tema do nacionalismo, a partir da matriz européia;
- promover a discussão e o debate sobre as interpretações existentes;
- aprofundar o exame do papel do sentimento nacional e dos nacionalismos, considerados como forças profundas no âmbito da História das Relações Internacionais;
- identificar a originalidade do nacionalismo no chamado Terceiro Mundo, em particular no Brasil;
- problematizar a questão do nacionalismo no mundo globalizado e a crise do Estado-Nação.

Metodologia: aulas expositivas e seminários.
Avaliação: participação em sala de aula e prova final.
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Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Instituto de Filosofia e Ciências Humanas
Departamento de História
Disciplina: Seminário Especial História Cultural III
Prof.: ANCRÉ AZEVEDO
2º semestre 2014 (manhã)

Tema:
 "PT e PSDB: transformações, convergências e antinomias na trajetória da social-democracia brasileira do último quarto de século."

Ementa:
Conceitos básicos de política: sociedade Civil, sociedade política, guerra de movimento, guerra de posição, o vetor institucionalização, o conservadorismo, a social- Democracia, o neo-liberalismo, mercado político; as transformações sofridas por PT e Psdb, desde a fundação até 2014; as convergências e divergênciase entre PT e Psdb; as contradições da social-democracia brasileira; suas visões de politica externa e visões de economia, política e sociedade.

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