terça-feira, 22 de abril de 2014

Homenagem: Aniversário de nascimento de Lênin


Há 144 anos nascia um dos maiores, quiçá o maior, teórico da práxis revolucionária que o século XX conheceu. Nascido Vladimir Ilitch Uliánov, Lênin como ficou conhecido, foi o líder da grande revolução de Outubro na Rússia, pela primeira vez na história um governo declaradamente socialista se consolidava no mundo. Ainda no final do século XIX Lênin já se entregava a militância revolucionária, papel que manteve até sua morte em 1924.

Lênin não só foi um grande revolucionário, mas também se debruçou sobre o estudo da teoria e da prática revolucionária, assim como da criação de uma organização revolucionária que pudesse elevar a consciência das massas e com ela caminhar para a revolução socialista sendo assim dizia que “a teoria sem a prática nada vale, a prática sem teoria é cega”

Ilitch, como era chamado por sua companheira, a revolucionária Nadezda Krupskaja, escreveu diversos livros sobre a práxis revolucionária, o mais conhecido e profundo deles, “O Estado e a Revolução”, influenciou gerações ao longo do século XX e ainda continua a influenciar. Escrito nos anos finais de 1917 ao início de 1918, após a Revolução de Outubro; o livro aborda a questão do processo revolucionário, da ruptura com o Estado burguês e a tarefa dos revolucionários e o papel do proletariado na frente a revolução. Em grande medida o livro ainda é atual, nos mostrando diversos problemas candentes e teóricos do processo histórico. 

Apesar de atualmente, o conceito de imperialismo ser, erroneamente, taxado de atrasado, a contribuição de Lenin sobre o assunto sobrevive no tempo. Em sua obra “O imperialismo, Fase superior do Capitalismo”, Ilitch apresenta um quadro analítico da economia capitalista mundial à época, nos demonstrando que o desenvolvimento desse capitalismo e sua tendência a concentração de capital levou essa formação a sua fase mais avançada e superior: O imperialismo.

Nessa fase, de maneira resumida, o capitalismo apresenta algumas características principais: Formação de monopólios econômicos, partilha global entre as associações capitalistas e grandes potências e o acirramento da corrida imperialista pela hegemonia de centros e periferias econômicas. E é justamente tendo essa concepção de imperialismo e, consequentemente, capitalismo que Lenin afirma que a primeira grande guerra é uma guerra imperialista.

Ao colocar o Imperialismo como a fase superior do capitalismo, Lenin, ao pensar nas totalidades contraditórias dessa fase, considera que o imperialismo se encontra na véspera da revolução do proletariado, ou seja, nessa fase do capitalismo é que ocorreria a construção das bases para a transição, através da revolução, ao socialismo. Nesse sentido, após o Imperialismo teríamos o Socialismo.

Talvez a maior contribuição de Lênin seja no que tange a práxis revolucionária dos comunistas, mesmo passado 144 anos de seu nascimento, Lênin se mantém presente pelo exemplo de militante comunista e de teórico revolucionário. Sempre presente!

 “Lenin viveu, Lenin vive, Lenin viverá” - Mayakovski

Nenhum comentário:

Postar um comentário