quinta-feira, 9 de agosto de 2012


Boletim da greve
Análises e perspectivas
"Um proletariado sem outro ideal a não ser a redução das horas de trabalho e o aumento de centavos no salário não será capaz de uma grande ação histórica." José Carlos Mariátegui




Caros amigos UERJIANOS,
Após diversas perguntas e ponderações feitas pelos estudantes do nosso curso, o Centro Acadêmico – Gestão Filhos da Pública sistematiza alguns esclarecimentos sobre a greve geral na UERJ:
·        Ao Centro Acadêmico de História coube o difícil papel de seguir coerente ao pensamento da maioria do curso presente na assembleia, votando pela manutenção do ‘estado de greve’ até o presente mês agosto. Desta forma, gerando o tempo necessário para articulação e mobilização em torno da pauta grevista. Para parafrasear Carlos Marx, vimos que a crítica roedora dos ratos se voltou contra a direção do CAHIS. Contudo, não temos medo dessas, pois tivemos se não a mais cheia, uma das mais cheias assembleias de curso deliberando uma posição a ser seguida. Nesse ponto, todos estão de parabéns, pois apesar de a greve imediata ter vencido com mais largura entre os docentes, a assembleia estudantil mostrou que não havia consenso na proposta do DCE. Por fim, o valor das escolhas e análises estará posto ao final desse processo. Coube-nos votar e se comportar como bancada do curso nos fóruns privilegiados de discussão da greve.
·        As críticas feitas pelos alunos de história à forma como a greve foi encaminhada, incluindo falta de diálogo da ASDUERJ para com os estudantes, excesso de paralisações desinformadas, etc.; não impossibilitaram a nossa participação nas atividades de greve como, por exemplo, ato pela paralisação do calendário em torno da UERJ, o cerco à reitoria em favor da negociação pela paralisação do calendário, exibição de filmes e aulas públicas e, por fim, o grande ato e doação de sangue realizado no Hospital Universitário Pedro Ernesto (HUPE) com o apoio de vários Centros Acadêmicos - (CAENF- ENFERMAGEN/ CASAF-MEDICINA/CANUT-NUTRIÇÃO/CACOS-COMUNICAÇÃO/CAIA-ARTES/CAPF-PEDAGOGIA/DALB-LETRAS/COLETIVO SOMOS TOD@S NÓS)
·        Os fóruns de discussão (assembleias) - do curso continuarão sendo viabilizados pelo CAHIS e, para isso, estamos marcando novas assembleias que servirão para nos mantermos informados e discutirmos a situação não só da greve, mas da universidade como um todo.
·         Prazo de validade da Greve - As últimas assembleias de docentes e de técnicos administrativos votaram pela manutenção da greve praticamente por aclamação. Diante disso, acreditamos que a greve ainda não tem data para terminar, crendo que ela ainda perdurará o mês de agosto.
·        Em que “pé” estão as negociações?! - Nesse momento existem algumas propostas unilaterais da reitoria de atender algumas demandas, mas após avaliar a publicação da reitoria sobre as reivindicações da greve unificada, divulgada na última semana, e a reunião da comissão de negociação da administração central com o comando de greve unificado, realizada na segunda-feira, 06/08, professores reunidos em assembleia, na tarde desta terça-feira, 07/08, decidiram por ampla maioria manter a greve da categoria.
·        Com a assinatura de 191 professores no livro de presença, houve quatro votos contrários à manutenção da greve e três abstenções.
·        Dedicação Exclusiva - A reitoria admitiu que está negociando uma proposta de Dedicação Exclusiva com o governo, que poderá ser apresentada em até 10 dias à Alerj.
·        Reunião entre conselheiros - reuniram-se nesta quarta-feira, 08/08, às 14 h, com os membros dos conselhos superiores que estão saindo e com os que ainda não tomaram posse. O Conselheiro Gabriel Siqueira (Diretor do CAHIS e Membro do CSEPE) esteve presente e reiterou o apoio às pautas das três categorias, dando ênfase ao aumento da bolsa-Cetreina que mais interessa aos estudantes.
·        Conselho Superior de Ensino Pesquisa e Extensão (CSEPE) se reúne na sexta-feira, 10/8 - Os novos membros do Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão deverão, finalmente, tomar posse nesta sexta-feira, 10/08. A bancada estudantil terá mandato até dezembro deste ano. A sessão do Csepe começa às 9h.
Assim vamos atualizando tod@s sobre o andamento da greve.

Maiores informações:


Vale lembrar que as críticas feitas a Associação dos docentes não são exclusivas do estudantes de história. Algumas divergências foram colocadas por diversos estudantes dos mais diversos cursos, mas todas estas seguiram no âmbito fraterno da discussão, buscando alternativas para luta contra o desmanche neoliberal da Universidade promovido pela Reitoria e pelo Governo do Estado.



Nenhum comentário:

Postar um comentário