quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Semana de Recepção aos Calouros - Calourada do CAHIS


A Semana de Recepção aos Calouros 2011 é organizada pelo Centro Acadêmico de História, com o tema "Guerrilha". Com o intuito de integrar os novos colegas de curso, o CAHIS propõe uma semana recheada de atrações acadêmicas e culturais com filmes, debates e uma festa porque ninguém é de ferro.

Serão exibidos três documentários sobre a luta armada na resistência à Ditadura instalada no Brasil em 1964, seguidos de debates com ex-guerrilheiros e ativistas contra o regime.
E pra fechar com chave de ouro uma grande festa com direito a roda de samba e a bateria da Unidos do Jacarezinho.
Segue a Programação:

Exibição do Filme Caparaó (2006 – Direção: Flávio Federico – Duração: 77 Min.) seguido de debate com o ex-comandante integrante da Guerrilha do Caparaó, Jacques Dornellas.

Sinopse: No alto da Serra do Caparaó, divisa entre Espírito Santo e Minas Gerais, em agosto de 1966, um grupo formado em sua maioria por ex-militares expurgados pelo regime vive em condições precárias na tentativa de preparar o que seria o início de uma grande reação nacional contra o regime militar, instaurado após o golpe de 1964.
Data - 15/03/2011 (terça-feira) 8:30(manhã) – 18:00 (noite)
Local – RAV - 94

Exibição do Filme Cidadão Boilesen (2009 - Direção de Chaim Litewski – Duração: 92 Min.) seguido de debate com ex-combatente da ALN, Comandante Clemente.

Sinopse: O filme conta como o empresariado financiou a Operação Bandeirante (Oban), principal órgão de repressão da ditadura militar brasileira. Através da surpreendente vida do ex-presidente da Ultragaz Henning Boilesen, assassinado pela guerrilha em 1971, o documentário revela a ligação política e econômica entre civis/empresários e militares no combate à luta armada. Com dezenas de entrevistados, vasto material iconográfico e documental, Cidadão Boilesen discute o período mais brutal da recente história brasileira.
Data - 16/03/2011 (quarta-feira) 8:30(manhã) – 18:00 (noite)
Local – RAV – 94(manhã) – Auditório 91 (Noite)

Exibição do Filme Marighella - Retrato Falado do Guerrilheiro (2001 - Direção: Sílvio Tendler - Duração: 55 Min.) seguido da apresentação do Centro Acadêmico de História – CAHIS.

Sinopse: Marighella, filme do documentarista brasileiro Silvio Tendler, o documentário conta a história, as polêmicas, as vitórias e derrotas de Carlos Marighella, um dos líderes da luta armada contra a ditadura militar no Brasil. Autor do "Manual do Guerrilheiro Urbano" foi fundador da Ação Libertadora Nacional, primeiro movimento armado pós-64. Foi homenageado com o filme no ano em que completaria 90 anos.

Data - 17/03/2011 (terça-feira) 8:30(manhã) – 18:00 (noite)
Local – RAV – 94

E Sábado, dia 19/03/2011 Festa de Calourada.
Cerveja gelada, Roda de Samba e Bateria da Unidos do Jacarezinho.
Local: Em frente a Capela Ecumênica da UERJ às 14:00


Cartaz da Semena de Recepção aos Calouros 2011 - CAHIS

Um comentário: