sábado, 29 de janeiro de 2011

25 Anos de Dedicação à UERJ - SINTUPERJ entrevista Feirreirinha

O servidor técnico-administrativo José Maria Ferreira, o famoso Ferreirinha, é o entrevistado desta edição do Jornal do Sintuperj. Ferreira viveu mais da metade de sua vida na Uerj. Aos 46 anos, é chefe de secretaria do IFCH e está há 20 anos nesta função. Ferreira entrou na Uerj como agente administrativo e foi um dos que recebeu em 2010 a medalha de 25 anos de universidade. Em entrevista ao Jornal do Sintuperj, Ferreira falou um pouco sobre a homenagem que recebeu, suas impressões sobre a atual situação da Uerj e suas perspectivas para 2011.

Sintuperj: Recentemente, você recebeu a medalha de 25 anos de Uerj. O que essa
medalha representa em termos de valorização profi ssional?

Ferreira: A gente se dedica como todos se dedicam. É uma atitude muito bacana, pois é
uma forma de reconhecer esse esforço. São 25 anos de dedicação e muito trabalho. A Uerj é como a nossa segunda casa, já que fi camos mais tempo aqui do que com a nossa família. Aqui foi meu segundo emprego. Entrei em 1º de abril de 1985. Tenho um bom relacionamento de trabalho e de amizade aqui dentro da universidade. São fundamentais essas amizades que se constroi. E isso não só na universidade em geral, como também no próprio setor. Isso facilita, você ajuda, é ajudado, aprende, ensina. É uma troca muito boa.

Sintuperj: Porque escolheu a Uerj para trabalhar?

Ferreira: Eu nunca tive planos de trabalhar na universidade. Passava próximo e pensava: “Nossa, que universidade bacana”. Então surgiu a oportunidade e eu abracei. Agora estou aqui e quero sair só quando me aposentar.

Sintuperj: Como você vê o descaso do governo do estado com a universidade?

Ferreira: A universidade já teve uma fase muito boa. Hoje a situação é triste. Eu não penso que devo ganhar uma fortuna. Quero ganhar no “conjunto da ópera”. Tem que ter uma estrutura para atender aos alunos, para atender aos professores que são nossos colegas de trabalho. Tem que ter uma estrutura boa para atender todas as demandas, inclusive o público externo que chega para saber informações sobre cursos. Esse descaso do governo fez cair a qualidade da universidade. Ela viveu uma fase tão boa e isso deixa a gente muito triste. Mas com certeza vamos conseguir recuperar.

Sintuperj: Se pudesse transformar a homenagem que recebeu em algo para a Uerj,
o que faria?

Ferreira: Daria total autonomia à universidade, em termos de recursos financeiros. A Uerj não recebe os recursos que estão aprovados pela lei. Isso é uma coisa muito triste porque a Uerj poderia ser muito melhor. Acho que a universidade cresceu muito, vem crescendo e infelizmente o governo não reconhece isso. Nossos governantes não são favoráveis à educação. Na área de saúde também há um descaso muito grande.  Nós temos um hospital que já foi, e ainda é de referência, que tinha uma emergência sensacional. Peguei toda essa fase do Hupe, em que tinha uma boa estrutura para se trabalhar. Temos ótimos profissionais, isso é inegável e por isso temos um hospital de referência. Tanto a educação como a saúde são muito pouco valorizadas pelo governo do estado.
Sintuperj: Qual o momento mais marcante que já viveu aqui na Uerj?

Ferreira: Eu tenho muitos momentos marcantes na Uerj. Posso dizer que essa homenagem de 25 anos vai fi car marcada, foi muito legal. Não só para mim, mas para todos que foram homenageados.

Sintuperj: Tem alguma mensagem para deixar para os trabalhadores da Uerj?

Ferreira: A mensagem é que temos que fazer a nossa parte e, na medida do possível,
cobrar do governo para que a Uerj tenha novamente toda a sua estrutura, bem mais amparada do que está acontecendo atualmente.

Sintuperj: Depois de 25 anos de casa, que mensagem você mandaria para o governador em nome dos servidores da Uerj?

Ferreira: Que o governo procure melhorar as nossas condições e dar mais valor aos servidores da universidade. De modo geral, que melhore as condições dos servidores do estado que também estão passando por essa fase triste, sem apoio do governo. A gente tem que fazer nossa parte do jeito que sempre fizemos, e torcer para que se consiga recuperar todas essas perdas.

3 comentários:

  1. Parabéns ao sindicato e a ferreira que recebeu uma homenagem merecida!!!!

    ResponderExcluir
  2. É o típico funcionário público que orgulha e dá gosto de ver. Nada parecido com alguns de seus outros colegas.

    Parabéns ao Ferreira, e que continue sendo exemplo.

    ResponderExcluir
  3. O Ferreira é muito pro-ativo! Ele está sempre disposto a ajudar. Parabéns pela homenagem. Seu merecimento é inegável.

    LucianeDom.

    ResponderExcluir