sábado, 21 de agosto de 2010

Ex-soldado israelense diz que teria o prazer de matar árabes

Transcrito integralmente de http://noticias.terra.com.br/mundo/noticias/0,,OI4631718-EI308,00-Exsoldado+israelense+diz+que+teria+o+prazer+de+matar+arabes.html

Jerusalém (Israel) - Eden Abergil, a ex-sargento israelense que publicou no Facebook fotos humilhantes de palestinos, afirmou nesta quinta-feira em sua conta nessa rede social que "gostaria de matar árabes, inclusive despedaçá-los".

Longe de se retratar após a polêmica gerada pela difusão das fotos, nas quais posa sorridente ao lado de palestinos algemados e com os olhos vendados, Abergil diz que "não se arrepende" e que "na guerra, não há regras", informa a edição digital do diário israelense Yedioth Ahronoth. "Odeio os árabes, desejo-lhes todo o pior", disse a ex-militar, que provocou críticas dentro e fora de Israel pela frieza e insensibilidade de suas fotos.

Na rede social, a israelense ganhou simpatizantes, que criaram comunidades de apoio a ela. Mas também houve críticos, que fizeram o mesmo. A exibição das fotos da ex-soldadofoi duramente criticada pelo Exército israelense que, segundo ela mesma, tomou a decisão de degradá-la e não chamá-la a servir na reserva.

Os militares asseguram que este comportamento é um caso isolado e que "não representa os valores do Exército de Israel". No entanto, a ONG israelense Shovrim Shtika (Rompendo o Silêncio), integrada por soldados israelenses na ativa e aposentados, divulgou na terça-feira fotografias de outros militares retratando-se com detidos ou mortos palestinos para ressaltar que não se trata de uma exceção, mas de algo comum entre os que servem nos territórios palestinos. "Muita gente tem milhares de fotos, mas só uma pequena parte aparece publicada. Transformamos Eden (Abergil) em bode expiatório, quando o que deveríamos fazer é lidar com a regra", declarou à agência Efe Yehuda Shaul, diretor da organização.

As informações são da EFE

Nenhum comentário:

Postar um comentário