quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

Professor Ilan Pappé: A prova que sionismo não é sinônimo de Judaísmo

PROFESSOR JUDEU PERSEGUIDO PELO ESTADO TERRORISTA DE ISRAEL POR UM MOTIVO: DIZER A VERDADE! O BLOG DO CAHIS APRESENTA A HISTÓRIA DO PROFESSOR ILAN PAPPÉ

Ilan Pappé é um professor de história na Universidade Britânica de Exeter. Nascido em Israel, ele foi docente em Ciências Políticas na Universidade de Haifa (1984-2007).
Considerado um dos Novos Historiadores, examina criticamente a História de Israel e é abertamente antissionista. Ele faz uma análise profunda sobre os acontecimentos de 1948 (criação do Estado de Israel) e seus antecedentes. Em particular, ele defende em seu livro mais importante, Ethnic Cleansing in Palestine, que houve limpeza étnica, ou expulsão deliberada da população civil palestina por parte das forças israelitas. Na verdade, vai ainda mais longe e argumenta que existiu um plano elaborado ainda antes de 1948 e da criação do Estado de Israel para tal expulsão. Pappé considera a criação de Israel como a principal razão para a inexistência de paz no Oriente Médio e argumenta que o Sionismo é mais perigoso do que o Islamismo extremista.

Biografia e carreira acadêmica
Pappé nasceu em Haifa, um alemão-judeu que fugiu da perseguição nazista da década de 1930. Aos 18 anos, ele serviu nas Forças Armadas de Israel, lutando na disputa das Colinas de Golã, em 1973, chamada Guerra de Yom Kippur. Pappé foi graduado na Universidade Hebraica de Jerusalém em 1978, e em 1984, sob a orientação do historiador árabe Albert Hourani e Roger Owen, recebeu o título de doutor, a sua tese de doutorado se tornou seu primeiro livro, que levou o título de "Grã-Bretanha e o conflito árabe-israelense", pela Universidade de Oxford. Ele era o Diretor Acadêmico da Projetos de trabalho para a paz entre israelitas e árabes, Givat Haviva do Centro Judaico-Árabe para a Paz, Instituto de Investigação para a Paz em Givat Haviva, 1993-2000, e foi presidente da Emil Touma (Instituto de Estudos palestinianos).

Em 1996, foi candidato à Knesset pela coligação Hadash, liderada pelo Partido Comunista de Israel.

Até sua nomeação para a Universidade Britânica de Exeter, em 2007, Pappé viveu em Kiryat Tivon, com a esposa e dois filhos.

Pappé deixou a Universidade de Haifa, em 2007, após a sua aprovação ao boicote de Israel' o que levou o presidente da universidade a demiti-lo. Pappé disse que achava que "cada vez mais difícil de viver em Israel ", com suas "indesejáveis opiniões e convicções." Numa entrevista no Catar explicou a sua decisão, dizendo:
"Fui boicotado na minha universidade e houve tentativas de me expulsarem do meu trabalho. Estou recebendo ligações telefônicas com ameaças todos os dias. Não estou sendo visto como uma ameaça para a sociedade israelita, mas o meu povo pensa que eu sou louco ou que a minha opinião é irrelevante. Muitos israelenses acreditam também que estou trabalhando como mercenário para os árabes."

Ilan Pappé trabalha no departamento etnopolítico de história do século X da Universidade Britânica de Exeter.

FONTE: WIKIPEDIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário