quinta-feira, 8 de setembro de 2011

IX Semana de História UERJ

" Entre os dias 03 e 07 de outubro de 2011 se realizará a IX Semana de História na UERJ, a quarta organizada pelo Centro Acadêmico de História, Gestão Filhos da Pública 5ª Internacional. Este ano escolhemos como tema “As falsificações da História – Disputa ideológica na produção do conhecimento”.
            Toda educação é ideológica e a que vivenciamos e estudamos tem sido mestre em reproduzir a alienação, em formar cidadãos acríticos e apenas ser uma forma de contribuir para a manutenção do status quo. Na tentativa de ir na contramão deste processo a proposta deste evento é desmistificar alguns acontecimentos da nossa história e trazer à pauta da discussão, autores e temas insistentemente esquecidos e falsificados na historiografia brasileira.
            Nesse sentido, escolhemos abordar assuntos que possam contribuir para nos tornarmos sujeitos da nossa própria história como, por exemplo, as mentiras das Inconfidências, a universidade necessária, o mito do desenvolvimentismo entre outros, que a Universidade não dá conta - e muitas vezes não o quer. Autores como Ruy Mauro Marini, Darcy Ribeiro, Josué de Castro, Nelson Werneck Sodré, Milton Santos, Caio Prado Junior, banidos dos currículos dos cursos de ciências humanas também serão contemplados, na perspectiva de repatriarmos o conhecimento necessário à crítica e à transformação imperativa da nossa sociedade.

Aos interessados em apresentar trabalhos as inscrições ainda estão abertas. Basta enviar um email com um resumo da apresentação de 10 a 15 linhas nas regras ABNT para o email ixsemanadehistoriauerj2011@hotmail.com."


2 comentários: