sexta-feira, 22 de julho de 2011

UNE- Vergonha Nacional.


A farsa da meia passagem para o estudante universitário cotista ou bolsista do PROUNI está posta. Começou esta semana (segunda – 18/07/2011) o malfadado cadastramento dos estudantes, realizado pela Secretaria Municipal de Transportes/Rio CARD. Para que o cadastro seja feito (PASMEM) é necessário a apresentação da carteira de identidade estudantil fornecida pela UNE, pois a carteirinha fornecida pela universidade não serve. O que isso quer dizer?!
Quer dizer que: este DIREITO ou melhor MEIO DIREITO já que se trata de MEIA PASSAGEM - que deveria ser conferido aos estudantes bolsistas ou cotistas do ensino superior matriculados nos cursos de graduação de instituições de ensino no Município do Rio de Janeiro – só está garantido para os que forem filiados a UNE, e isso nos leva a pensar em alguns pontos:   
1º Eles querem fazer número, pois hoje a UNE é uma organização artificial que há tempos não representa mais os anseios da classe estudantil.
2º A meia passagem não é fruto da luta real no movimento estudantil, e sim fruto de um acordão UNE/Governo do Estado. Esta entidade, que diz nos representar, é um laboratório de políticos profissionais.
Sabemos que, os que precisam irão se render a isto. Pagarão os R$20,00 reais para obter a carteirinha no intuito de fazer o cadastro, POR NECESSIDADE APENAS. E NÃO POR ACREDITAREM E LUTAREM POR UMA UNIÃO NACIONAL ESTUDANTIL DIGNA E INDEPENDENTE. FICA AQUI O NOSSO MANIFESTO CONTRA MAIS ESSA FALÁCIA DA UNE OPORTUNISTA. 

Centro Acadêmico de História - UERJ
Gestão Filhos da Pública 5ª Internacional 

7 comentários:

  1. Assino embaixo, é um absurdo que uma lei municipal me obrigue a me filiar a uma entidade que não acredito e não me filiaria por vias normais.

    Mais uma vez o governo/prefeitura do Rio nos mostram quanto o cenário político carioca é vergonhoso.

    ResponderExcluir
  2. O pior de tudo isso, é a farsa legiitimada pela necessidade ou falta de mobilização e organização dos centros academicos e Decanatos Estudantis que deveriam nos representar e mobilizar a nós estudantes para que isso não acontecesse. Ora, o que é meia passagem se não mais uma confirmação de uma politica afirmativa como cota e PROUNI. Não deveriamos aceitar que estudantes regulares e cotistas sejam segregados pelos direitos atribuidos a uns e preterindo outros. Deveriamos, mesmo os que realmente precisam, rejeitar essa politica "maldita" de polarização dentros das universidades, somos todos da mesma IES e precisamos lutar por direitos para todos os estudantes, não nos conformarmos com meia duzia "previlegiado", enquanto que os demais são esquecidos, cada vez mais. Sou estudante regular sim, mas preciso tanto de ajuda quanto qualquer cotista. A ideia de que estudantes regulares são "bem nascidos" em nosso tempo, hoje, não é mais uma verdade. Todos temos necessidades e dificuldades para nos mantermos na Universidade. Precisamos nos reunir, nos fortalecer e lutarmos pelo bem comum a todos os estudantes. Essa é minha manifestação de indignação.

    ResponderExcluir
  3. Caros Edson e Renatha,

    é um absurdo sim. Nossa luta passa pela extensão das bolsas para todos. Por hora temos que fazer a crítica e tentar arrumar lei dessa meia passagem para ver se ela obriga mesmo que tenhamos que ter a carteirinha da une. Mesmo que tenha, vamos brigar para que isso caia, pois a carteira da UERJ já é prova suficiente que o alunos está cursando a universidade!

    Att

    CAHIS - UERJ

    ResponderExcluir
  4. Detalhe, não está escrito nesta lei municipal que o estudante tem q estar filiado a uma entidade estudantil. É a Rio Ônibus que obriga o estudante a ter uma carteirinha de uma entidade estudantil.

    ResponderExcluir
  5. O pior de tudo é que vocês se manifestam sem observar a realidade a meia passagem neste caso só é válida no município do Rio de Janeiro, o que não resolve muita coisa já que a maioria dos Estudantes são da Baixada e Regiões onde a meia passagem não tem validade assim como o metrô.

    ResponderExcluir
  6. Discordo do Cahis em diversos aspectos nos mais variados assuntos, mas em relação À meia passagem, fica aqui a minha concordância. A UNE praticamente obrigará aos estudantes a ela se filiarem. Quem não se filiar não terá direito.
    Mas isto não é culpa dela, isto é o que ela faz. A culpa é da Câmara que não pôs o assunto em pauta, fazendo com que a meia passagem viesse como mensagem do Executivo. E mais uma coisa. E quem não é cotista/bolsista e gasta rios de dinheiro com passagem? Eu sou cotista, mas conheço muitos que não são e gastam muito com a manutenção de seus estudos.
    Meia passagem para todos os estudantes universitários (como é em SP!!!

    ResponderExcluir
  7. Isso só acontecerá com a nosso organização e muita pressão, conforme foi em SP!

    ResponderExcluir