segunda-feira, 19 de outubro de 2009

A VERGONHOSA EDUCAÇÃO NO RIO DE SÉRGIO CABRAL

O Secretário Estadual de Ciência e Tecnologia, Alexandre Cardoso, apresentou no dia 21 de julho, os resultados de uma pesquisa sobre educação e emprego no Brasil. As conclusões não são nada animadoras. Especialmente na cidade do Rio de Janeiro.

Existem hoje no Rio 267.296 matriculados no primeiro ano do ensino médio. Mas só 162.965 no terceiro. Ou seja, 40% dos estudantes deixam as escolas ao longo dos cursos. “O ensino médio não aglutina conhecimento para a faculdade que o aluno quer fazer. E também não é terminativo. Então, cem mil jovens abandonam os estudos”, diz o Secretário.

Na graduação, a mesma tragédia. Dos 124.500 que entram em alguma faculdade do Rio, só 75 mil se formam. No Brasil, 750 mil pessoas concluem o ensino superior por ano. O estudo mostra que 6,2 milhões de brasileiros com nível superior estão empregados na área em que se formam. Para que os recém formados fossem absorvidos pelo mercado, 10% dos que estão empregados teriam que deixar a profissão, por ano, para abrir vagas. E isso não acontece. “Entre 75% e 80% não têm qualquer chance”, lamenta Cardoso.

Para o Secretário, a principal conclusão é que a educação no Brasil não tem foco no emprego. Cerca de 85% dos que se formam no CEFET, e 62% dos que concluem a FAETEC, não viram técnicos. Vão trabalhar com outra coisa. “Ou se associa a formação no mercado, ou se está jogando profissional no lixo”, diz Cardoso.

E, para piorar, no Rio, cerca de 82% dos estudantes de nível superior estão em faculdades privadas. “São pessoas pagando para não ser nada”, fecha o Secretário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário