quarta-feira, 22 de maio de 2013

Pela dignidade dos trabalhadores da construir


Novamente os trabalhadores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro estão às voltas com um ataque direto a seus direitos. E desta vez, os prejudicados são os funcionários terceirizados da empresa Construir.
Os ascensoristas, assim como vem acontecendo praticamente em todos os meses desde o início de 2012, realizam desde a última quinta-feira uma “operação padrão”, espécie de “greve branca” para chamar a atenção dos usuários dos elevadores para mais um atraso de salários. Apenas um elevador de cada andar está em funcionamento, não atendendo de forma satisfatória a quantidade de pessoas que utiliza o serviço. Mas deixamos bem claro que entendemos que a culpa não é deles.
Nós do Movimento Universidade Necessária compreendemos que o contrato existente entre o Governo do Estado, a UERJ e a empresa Construir reflete o modelo de precarização do trabalho atual no setor público, visando apenas o lucro dos empresários e aumentando exponencialmente o conceito de mais-valia do trabalhador que recebe um salário de fome pelo serviço que presta e além de tudo tem seus direitos atacados por todos os lados. No entanto, esses mesmos trabalhadores que mesmo com esse salário de fome se dedicam, sofrem com assédio moral de seus supervisores, e tem negado de forma velada seu direito mais elementar como proletário, que é o de organização da classe, não podem pagar a conta.
A comunidade uerjiana não quer saber de quem é a culpa, se é do Governo do Estado, da UERJ ou da empresa Construir. Queremos uma solução imediata da situação dos ascensoristas, com o pagamento de todos os salários, direitos trabalhistas e multa por todos os dias que os salários atrasaram, abertura de contrato com prazo determinado de três anos diretamente entre a universidade e os trabalhadores prejudicados, realização de concurso para servidores técnico-administrativos da manutenção e serviços gerais, e o fim do vínculo escandaloso entre a UERJ e a empresa Construir, que insiste em brincar com as vidas de seus empregados quando não cumpre fielmente suas obrigações de empregador.


O CAHIS convoca todos ao ato em apoio aos trabalhadores da CONSTRUIR amanhã as 12:00 no hall do queijo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário