domingo, 4 de março de 2012

Ares-condicionados nas salas de aula - mais uma conquista da nossa luta.

O CAHIS tem o orgulho de anunciar, que na tarde desta terça-feira, dia 28 de fevereiro, após muita luta, esforço, suor e trabalho pesado, os ares-condicionados das salas 9001, 9009, 9015, 9019 e 9038 foram finalmente instalados. Os únicos cursos, após o direito, que instalaram ar-condicionado em todas as salas são História e Engenharia.  
Isso só serve para acabar de vez com as dúvidas que algumas pessoas tinham sobre o posicionamento combativo do CAHIS em relação à Reitoria e às outras instâncias da UERJ. Esta é uma vitória histórica que mostra que não é preciso se vender, nem abrir as pernas para iniciativa privada para se conseguir melhorias na universidade pública.
O CAHIS há tempos vem lutando por melhorias na estrutura do nosso andar e contra o sucateamento da universidade de maneira limpa e enérgica. Não fugimos do diálogo em nenhum momento e temos convicção de que se não fosse o nosso trabalho em organizar, discutir e radicalizar em algumas ocasiões, não estaríamos usufruindo dos benefícios que conquistamos até hoje para o nosso curso. Acreditamos que a nossa ação foi primordial para que os órgãos competentes da UERJ fizessem a sua parte.
Se dermos uma volta pela nossa universidade, poderemos observar que são muitos os andares em piores condições que o nosso. Inclusive em cursos de maior expressão e com maior contingente de alunos. Por isso, vemos que o trabalho está sendo bem feito e pretendemos seguir nessa linha, sem desistir da luta, pois temos ciência de que ainda existe muito trabalho a ser feito, inclusive mais difíceis, devido à estrutura reacionária de nossa universidade.
Como prova de que continuamos trabalhando pela melhoria do curso, nessa mesma semana houve uma conversa entre a chefe do departamento de História, Professora Teresa Toribio, e a sub-reitora de graduação, Professora Lená Medeiros, na qual o CAHIS esteve presente. A professora Lená comprometeu-se em doar mais um ar-condicionado para cada sala, pois concordou que um não irá dar conta da demanda (de frio), que é muito grande, principalmente em nossa cidade em que o calor é quase constante.
Além dos ares-condicionados, o Prefeito dos campi, Professor Ivair Lopes, em reunião com membros da gestão e com a chefe do Departamento de História, prontificou-se a realizar outras reformas estruturais no nono andar e nomeou dois membros da gestão Filhos da Pública para serem os representantes do IFCH na Prefeitura.
Dentre essas reformas estruturais, o CAHIS cobrou a melhoria das portas dos banheiros, a instalação de um novo bebedouro e uma série de demandas das nossas salas, como lâmpadas e ventiladores que não funcionam, assim como janelas que não fecham. Solicitamos também a instalação de portas de ferro, para que aumente a durabilidade dos ares-condicionados.
Devemos sempre agradecer as professoras Lúcia Bastos e Lúcia Guimarães, que doaram dois aparelhos de ar-condicionado, além da Sub-reitoria de Graduação que se comprometeu a comprar portas de ferro para as salas e mais um ar-condicionado para cada sala.
Finalmente, gostaríamos de parabenizar os alunos de História pela grande conquista que só veio através de muita luta, organização e cobrança diária das "autoridades" (in) competentes. E convidamos a todos a continuar conosco mobilizados e combativos para que possamos fazer de nossa universidade um local mais agradável para se estudar e produzir conhecimento para resolver as mazelas da sociedade.






Nenhum comentário:

Postar um comentário