Na tarde da penúltima sexta-feira, dia 3 de fevereiro o CAHIS esteve presente no ato em defesa dos moradores do Pinheirinho que ocorreu no Largo da Carioca. A manifestação contou com um carro de som no qual houve diversas apresentações musicais e espaço para que os grupos políticos no local manifestassem sua solidariedade ao povo do Pinheirinho e a sua indignação ao modo agressivo e repressor que adotou a polícia de São Paulo do atual governo de Geraldo Alckmin.
Entre as atrações musicais tivemos a apresentação do nosso companheiro de curso, Bruno (Alemão), que animou o ato, mostrando a realidade em suas músicas. Muitas pessoas que passavam pelo local se sensibilizaram com as famílias desabrigadas e apoiaram a manifestação. O ato foi muito bom para esclarecer, mobilizar e elucidar as pessoas para o grave descaso que o governo do nosso país trata a população pobre.
O duro é saber que essa realidade não se restringe ao estado de São Paulo. Essa política de remoções, que está sendo adotada em todo o Brasil para preparar o país para os dois grandes eventos - olimpíadas e copa do mundo - beira ao absurdo.
Sem precisar ir muito longe, podemos ver o exemplo da favela do metrô, que fica próximo à UERJ. As pessoas, quando não são mandadas para abrigos e forçadas a procurar outra moradia, são deslocadas para lugares longe do seu trabalho e de sues familiares. Essa realidade precisa ser modificada e isso só se dará com a união do povo contra a política violenta do estado brasileiro.
“Quando morar é um privilégio, ocupar é um direito.”