quinta-feira, 22 de agosto de 2013

Opinião: Por que devemos reformar o currículo?

Todo currículo, enquanto conjunto de conhecimentos, metodologias e práticas destinadas a transmitir e gerar conhecimentos a partir de uma determinada instituição de ensino é criado sob certas relações sociais e, portanto, é um espaço de contradições e disputas políticas e ideológicas. Os currículos de graduação de uma universidade e, o que mais nos interessa, o currículo do curso de História da UERJ, é, como dito, uma escolha política e também pedagógica, passível de críticas, elogios e reformulações.

Historicamente, é preciso dizer, o currículo do nosso curso foi construído pelos professores do departamento com pouca ou nenhuma participação dos sujeitos a quem se destina diretamente esse conjunto de conhecimentos produzidos, nós, alunos. Não é especificidade do departamento, muito menos da nossa universidade essa realidade. Apesar das relações políticas e pedagógicas no ambiente universitário tenderem historicamente a uma participação estudantil efetiva (não sem grandes custos e retrocessos), espaços existem onde a hegemonia do corpo docente é quase intocável, tal são os currículos, a criação de cursos novos, a formulação do orçamento, por exemplo.

Fato é que existe uma concepção política por trás dessa realidade: os alunos são receptores do conhecimento produzido na academia, e esta concepção é reforçada pelas práticas restritivas impostas pelo modelo de pós-graduação vigente, nos quais são considerados pensadores e, portanto capazes de propor, somente aqueles que atingem um determinado grau na hierarquia acadêmica, os doutores e seus pares.

Não é por acaso que estudantes de graduação ao colocarem os limites do currículo e afirmarem seu esgotamento histórico, geram tanta polêmica e resistência por parte do corpo docente. Será que a universidade não deve ser um espaço de democracia real, não apenas na escolha dos representantes legais, mas também na formulação do conhecimento acadêmico/científico? Será que os estudantes, aqueles a quem se destina o currículo, também não devem ser aqueles que o fazerem?

Produzir conhecimento não é um ato de imposição, pelo contrário é uma prática dialética e que requer diálogos, debates, contestações só possível de ser feita a contento com a necessária liberdade de expressão seja entre alunos, entre alunos e professores, seja na construção do currículo.

terça-feira, 20 de agosto de 2013

CAHIS convida: Encontro Nacional Estudantes de História 2013

O maior evento do ano está chegando! Faltam 4 dias para o ENEH UERJ 2013. Contamos com a presença de tod@s!

Informações: http://www.eneh.uerj.br




terça-feira, 13 de agosto de 2013

Homenagem: 87 anos de Fidel



Viva o eterno Comandante do povo livre de Cuba. O CAHIS rende homenagem ao homem que representou os anseios e necessidades do povo Cubano e sensibilizou-os a serem protagonistas de sua Nação. O maior legado de Cuba e Fidel para a América foi mostrar que o Socialismo é possível.  Viva Fidel por mais um ano de luta e lucidez!

"Agora compreendo que meu destino não era vir ao mundo para descansar ao final da vida" (CASTRO, Fidel. 06/03/2003).

segunda-feira, 12 de agosto de 2013

CAHIS informa: Aldeia Maracanã

Michael Oliveira "Baré" (membro do CAHIS), apresenta o Projeto formulado pela Resistência Aldeia Maracanã, chamado: Projeto CRIAM Centro de Referência Indígena Aldeia Maracanã.


''Aqui estão três páginas de muita riqueza, baseado completamente na nossa constituição de 1988 aonde dita que o indígena não precisa mais deixar a sua cultura ancestral para trás para adentrar nesta civilização'' disse BARÉ.

CAHIS informa: Judiciário e Ministério Público condenam PPGH/UERJ e garantem o direito dos alunos João Claudio e Gabriel Siqueira.

CAHIS convida: Debate - As Lutas de Classes na Venezuela

DEBATE
As Lutas de Classes na Venezuela: Perspectivas e Situações

Nesta terça-feira dia 13 de agosto às 18:00 no SEPE (Sindicato Estadual dos Profissionais da Educação)
Debatedores: Ivan Pinheiro PCB, João Cláudio Brigadas Populares e Leovegildo Leal Movimento Marxista 5 de maio
Local: Rua Evaristo da Veiga, 55 8º andar Centro Rio de Janeiro.

terça-feira, 6 de agosto de 2013

CAHIS informa: Horário 2013.2

Segue abaixo o horário das disciplinas para o próximo período:


CAHIS informa: Aldeia Maracanã


"Tenho a plena consciência que nossos direitos estão sendo usurpados e nós não vamos desistir"

Um dos representantes da Aldeia Maracanã, Michael Oliveira (Baré), também é membro do CAHIS UERJ. O Governo Estadual divulgou que o prédio não será mais demolido, no entanto, não quer permitir que os indígenas voltem a ocupar o antigo Museu do índio.

CAHIS convoca: Contra a privatização da saúde!

O CAHIS convoca TOD@S para estarem presentes amanhã ás 09:30 no Conselho Universitário da Unirio. 
Vamos barrar a EBSERH, contra a privatização da Saúde!