Reforma Curricular

ATA II REUNIÃO TEMÁTICA DA REFORMA CURRICULAR DO CURSO DE HISTÓRIA

TEMA: DISCIPLINAS DE BRASIL

DATA: 05/11/2013

Turno: Manhã

Foi discutido a atual divisão das disciplinas de Brasil, sua cronologia, como o curso focaliza o século XIX em detrimento do XX, a falta de autores importantes que analisam a história do Brasil como Darcy Ribeiro e Nelson Wernéck Sodré, o pouca enfase que encontramos ao falarmos dos movimentos populares e de resistência  do período colonial até os dias de hj e a participação dos estudantes nas reuniões de aréas.

Encaminhamentos:

- Ter um Brasil VI que aborde a questão contemporânea, retirando uma disciplina, retirando disciplinas do nosso currículo. Ex: paleografia, diminuição do número de laboratórios, redução de eletivas

- Participação dos alunos nas reuniões de áreas para discussão e deliberação das ementas.

- Relacionar as outras disciplinas (moderna, comtemporânea, …) com o Brasil.

- Estudar mais a fundo as revoltas brasileiras

- Abordagem maior da historiografia brasileira e latino-americana.

Lista de Presença: Alexandre Lima Reis, Luma Bandeira, Priscila de Andrade, Lucas Levitan, Mateus Martinelli, André da Rocha, Ana Carolina Jerônimo, Douglas de Lacerda, Guilherme Praça, Gerson Sampaio, Pablo Rodrigues, Maryna Lucchesi, Mellany Pessanha, Vinícius Francisco.

Turno: Noite

Mesma discussão da manhã:

Encaminhamentos:

- Delimitar um período cronológico padrão que possa ser abordado na ementa.

- Brasil começar no 1º Período

-Elaborar eletivas a respeito da área  

- Criar disciplinas como Sociologia, Antropologia e Filosofia Brasileira.

- Próxima reunião sobre Teoria

Lista de presença: Mariana Alves, Pablo Rodrigues, Fellipe Soares, Fred Zyghur, Maryna Lucchesi e Mellany Pessanha
     



ATA DA I REUNIÃO TEMÁTICA DA REFORMA CURRICULAR DO CURSO DE HISTÓRIA

TEMA: ELETIVAS

DATA: 03/10/2013 TURNO: MANHÃ (10:30h) RAV – 92

PRESENTES:
1-Carlos Alberto de Carvalho
2-Fabrício Gabriel Silva
3-Fillipe dos Anjos Pereira
4-Raphael Garcia de Castro
5-Matheus Martinelli Dias
6-Raphael Barros
8-Pablo Rodrigues
9-Mariana Teixeira
10-Gabriel Felipe de Mello
11-Maria Elisa Scovino da Silva
12-Gerson Sampaio Lisboa
13-Hugo Müller
14-Wallace Borges
15-Julia Toledo

Discussões:
 - As eletivas têm nomenclaturas que confundem os alunos e não ajudam na hora de escolher.
-Existe a diferença burocrática entre eletivas definidas e restritas que dificultam os estudantes ainda mais na compreensão da escolha das eletivas. Na prática, nenhuma utilidade se tem para os estudantes essa dicotomia.
-A escolha das eletivas é feita apenas pelos professores sem a participação e opinião dos estudantes.
-O critério de escolhas das eletivas é a demanda do professor, na maioria das vezes como um artifício para ele cumprir sua carga Horária.
-Raras eletivas se tornam úteis para aprofundamentos de temas que serão úteis para os estudantes em projetos de pesquisas e monografias.
-As eletivas não desempenham o papel de complementação de temas estudados durante o currículo mínimo.
Proposições:
-Fim da divisão das eletivas restritas e definidas.

- Mudança na nomenclatura das eletivas para uma melhor compreensão do que se trata.
- Reunião semestral entre alunos e professores para a escolha das eletivas do próximo período.
- 50 % (porcentagem sujeita a alteração) das eletivas serão sugeridas pelos estudantes e professores e escolhida de acordo com a demanda do corpo discente.
- As eletivas devem contemplar proporcionalmente todas as áreas do curso.
-50 % (porcentagem sujeita a alteração) das eletivas serão fixas, dadas períodos sim e períodos não, escolhidas de acordo com a demanda do currículo mínimo a partir de sugestões de alunos e professores.
- A chefia do departamento terá a obrigação de dialogar com demais cursos da UERJ para o oferecimento de universais que sejam interdisciplinares com o curso de História.
- Os próximos temas das reuniões temáticas serão decididos pelos estudantes na própria reunião: Próxima Reunião sobre a área de Brasil. Com o convite para a presença dos professores da área.
-As atas serão disponibilizadas em uma aba específica do Blog do CAHIS, servirá de documento oficial para a construção do novo currículo na qual estará registrado o nome de todos os presentes de todas as sugestões e discussões.

NOITE
Local: RAV 94 -
Presentes:

Fellipe Soares
Denis Offredi
Vinicius Rego
Alice Ripper
Hugo Carneiro
Moises Ibiapina
Mellany Valente
Mayara Lucchesi
Frederico V.
Neyson Candeias
Mariana Alves
Edson de Lima
Fernando Pimentel
Pablo Correa
Hugo Muller
Carlos Cesar
Marina Lauin
Natan Valerio
Alexandre Zacharias
Igor Domingues
Marcelo da Silva
Claudio Manoel
Thiago Ribeiro
Reynaldo Pessoa
Jefferson Clarindo
David Gomes

Discussões

As discussões foram baseadas nos apontamentos feitos na ata da manhã

Proposições

Além das proposições feitas com o mesmo conteúdo das propostas contidas na ata da manhã, seguem as seguintes:

- Facilitar o aluno online, que  é confuso (na realidade o aluno online é um espelho do grade curricular, que é confusa)
- Colocar no aluno online as ementas de todas as disciplinas
- Cobrar dos professores que sigam a ementa oficial da disciplina
- A cada semestre ter reunião de departamento específica para discutir as eletivas
- Dividir as eletivas em definidas (com conteúdo fixo) e restritas (propostas a cada semestre a partir do diálogo e da demanda de professores e alunos
- Algumas sugestões de temas de eletivas: Economia, História do Direito, Geografia, Psicologia, História das Artes
- Trazer as disciplinas auxiliares (Filosofia, Antropologia e Sociologia) para o Departamento  de História
- Criar um sistema de avaliação do trabalho docente

Tema da próxima reunião deliberada será sobre a área de Brasil.

Em oposição ao deliberado pela manhã, decidiu-se manter reuniões somente com os alunos num primeiro momento e depois fazer reuniões com os professores.


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