terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Curso : A história ambiental na encruzilhada da interdisciplinariedade

Curso ministrado pela Professora Convidada Maria Rosário Bastos da Universidade Alberta & Cepese - Porto - Portugal no período de 4 a 28/02/2013 com interrupção letiva de 11-15/02/2013





,

quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

FALSA SELEÇÃO PARA PROFESSOR DE BRASIL FERE AS NORMAS DA UNIVERSIDADE E ATRASA A REPOSIÇÃO DAS AULAS



Mais uma vez é protagonizado pelos professores Márcia Gonçalves e André Campos atos de desrespeito às normas da Universidade e perseguição ao Centro Acadêmico. Os mesmos que há dois anos protagonizaram cenas de ofensa moral e verbal aos alunos do curso de História e requereram, usando prerrogativas da ditadura, a destituição do Centro Acadêmico, legitimamente eleito.
Desde meados de dezembro com o afastamento (por motivos de saúde) do estimado professor Luiz Edmundo Tavares que estava, então, ministrando a disciplina de Brasil I tanto para manhã quanto para a noite, que o Centro Acadêmico de História vinha se articulando para que fosse providenciada sua imediata substituição para que os alunos não ficassem sem aulas no início de Janeiro.
Ainda em dezembro, na semana que antecedia o Natal, contatamos o Professor Edmundo que indicou um orientando seu, mestrando em História pela PUC-Rio, para que viesse a substituí-lo durante sua licença. Este é um procedimento normal praticado pelos professores do curso. Inúmeras vezes, assistíamos a aulas oferecidas por orientados, indicados para tal.
Publica e declaradamente, se colocando contra a indicação do Edmundo, Márcia Gonçalves, sem nenhuma prerrogativa legal ou institucional, inventou um “processo seletivo” para anular a indicação do professor.
Pelo Regimento da Universidade, não existem coordenações de área legalmente estabelecidas. Os únicos representantes legais do curso, no âmbito docente são os Chefe e Sub-chefe de Departamento e o Coordenador de Graduação, eleitos democraticamente, com ampla respaldo estudantil: 146 votos de alunos e 7 de professores.
O processo seletivo não seguiu as deliberações internas, desrespeitando as normas que regem o concurso para professor substituto. Com pretensos ares de democracia a coordenação de área de Brasil, com o aval do Departamento de História, criou um concurso relâmpago para suprir a ausência.
De fato, mais uma vez, os concursos regidos pelos professores de História seguem a sina do clientelismo e da improbidade administrativa, já que, como dito, desrespeitam as regras que esses mesmos professores criam nos Conselhos Superiores dessa Universidade.
Vale lembrar que um dos protagonistas de mais uma cena dantesca, a professora Márcia Gonçalves, respondeu a uma sindicância no ano passado por ofensa pessoal e ficou afastada do Departamento, indo se refugiar na Sub-Reitoria de Graduação, SR-1. Afirmamos, veementemente, que a professora Márcia é a responsável por até agora a disciplina de Brasil I não ter suas aulas normalizadas, já que atravancou o processo que poderia ter sido resolvido antes mesmo do final do ano.
Lamentamos que esta mesma professora que, além de ter sido orientada academicamente pelo Professor Edmundo, deve sua conclusão de curso ao estimado colega, não teve a hombridade de respeitar um pedido seu, mesmo nas condições difíceis em que se encontra, da qual todos nos convalescemos.
A COPAD – Comissão Permanente de Avaliação e Carga Horária Docente – que conta com o conselheiro, estudante de História, Gabriel Siqueira, não irá aprovar a solicitação do Departamento de História pelo seguinte motivo: o Departamento de História é um dos departamentos que possuem o maior número de professores concursados (proporcionalmente ao seu tamanho) e que não ministram disciplinas na graduação. Isto é, na hora de preencherem os PLANINDs com as cargas horárias em sala de aula, tudo se encontra normal. Mas não os vemos em sala de aula. A área de Brasil conta com 6 professores concursados. O próprio Vice-Reitor, Paulo Roberto Volpato relatara o fato ao conselheiro Gabriel, ex-diretor do CAHIS.
Já que a professora Márcia Gonçalves optou por não atender ao pedido do estimado professor Luiz Edmundo, a mesma deveria ministrar as aulas da disciplina, para complementar o seu PLANIND que há muito não é satisfatório, eliminando assim as críticas feitas pelo vice-Reitor ao nosso Departamento.
Diante disso surgem algumas questões. O Departamento de História têm professores suficientes para ministrar todas as aulas?  Nossa resposta é sim. Não há a necessidade de contrato emergencial caso a COPAD não libere. Qualquer um dos professores hoje poderiam assumir as turmas de Brasil I.
Esse é um dos motivos pelos quais a COPAD não liberou carga horária para novos contratos no início do semestre (para a Universidade inteira), alegando, que o Departamento tinha professores suficientes. E de fato tem.
Outro problema. Existe coordenação de área dentro do Departamento? Qual a autonomia dos coordenadores para engendrar um concurso como esse? Como são escolhidos esses coordenadores? Essas questões se somam aos fatos que foram relacionados anteriormente.
Por isso não reconhecemos a seleção realizada pelo Departamento de História como legítima e legal e a consideramos espúria.
Vale lembrar também, que não faz três meses que outro concurso, o de mestrado, foi realizado de forma confusa, no qual os critérios de correção não foram respeitados, nem ao menos divulgados e dois ex-diretores do Centro Acadêmico de História tiveram suas notas rebaixadas a níveis quase risíveis. Até hoje a coordenação da pós-graduação não prestou esclarecimento sobre tais fatos a justiça do Estado.
É por isso que urge a necessidade de uma verdadeira transparência nesses concursos, nos quais os alunos possam ter representação ativa com o intuito de moralizar as relações “cordiais” pelas quais são escolhidas os professores da UERJ!


domingo, 13 de janeiro de 2013

CAHIS na resistência da Aldeia Maracanã



O Centro Acadêmico de História da UERJ prestou seu apoio e resistência à Aldeia Maracanâ, Patrimônio Histórico e Cultural do Povo Carioca. 

sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

Sorteio dos Livros



O CAHIS realizará o sorteio dos livros que sobraram nesta segunda-feira, dia 14/01, às 10:30 e às 19:30 na sede do CAHIS.

quinta-feira, 10 de janeiro de 2013



Contamos com a presença de todos os estudantes neste 
domingo às 08:00 horas para protestar contra a demolição da Aldeia Maracanã, patrimônio histórico e cultural do povo carioca.

sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

Situação das Aulas de Brasil I

O Centro Acadêmico de História informa que o Professor Luiz Edmundo Tavares encontra-se em recuperação, em sua casa, após infarto sofrido. Seu estado de saúde requer observação e o CAHIS presta sua solidariedade ao estimado professor e companheiro e a toda a sua família.Como terá de ficar licenciado para tratamento médico, não poderá lecionar na disciplina de Brasil I no restante do semestre. O CAHIS contatou o Departamento de História para garantir sua substituição já na primeira semana de retorno às aulas em janeiro.