sábado, 26 de maio de 2012

Nota CAHIS-UERJ sobre assembléia docente na próxima quarta-feira dia 30/05


O Centro Acadêmico de História convoca todos os estudantes do curso a participarem da Assembleia Docente que será realizada no dia 30/05, às 15h no Hall do Queijo. Nesta Assembleia será discutido e votado o Indicativo de Greve. A participação estudantil é fundamental para entender o processo de mobilização e a luta da categoria. A UERJ vem, nos últimos anos, perdendo um significativo quadro de professores para as Federais que oferecem Dedicação Exclusiva e um salário mais atrativo. Fora as aposentadorias e a lerdeza do Estado e da Reitoria para abrirem concursos que reponham o quadro que se dispersa. Temos ciência de que a Dedicação Exclusiva significa, para nós estudantes, a garantia de que professor poderá orientar nossa monografia com tranqüilidade, assim como nos atenderá fora da sala de aula sem ter de correr para outra Universidade que complemente sua renda. De outro lado sabemos que a DE garantida não resolve problemas históricos da UERJ.
Acreditamos que somente a unidade na luta pode criar força suficiente para que contrabalançar a conjuntura que pende para o sucateamento do Ensino Superior público, gratuito, laico e de qualidade. A força da Universidade se encontra na mobilização ESTUDANTIL, que assim como a categoria docente e técnica tem sua pauta de reivindicações. O que compete aos discentes é lutar por uma assistência estudantil que conte, dentre outras coisas, com ampliação e barateamento do bandejão, creche e alojamento universitário, aumento real das bolsas e a valorização da graduação. 
É de responsabilidade das entidades representativas avançar no processo de mobilização e conscientização e desvelar o inimigo comum. As causas de uma assistência estudantil precária, da falta de condições de trabalho para professores e técnicos (DE, PCC, recomposição salarial...) encontram seu fundamento num único ponto: o projeto político e a função social que a Universidade cumpre. Este projeto é o do sucateamento das funções históricas do Estado que abrem caminho para a privatização de setores cruciais como Educação, Saúde e Transportes. Este é o projeto do governo do Estado que encontra seu implantador na figura do Reitor Ricardo Vieralves.
Compete, portanto, aos estudantes estarem conscientes da conjuntura e se mobilizarem de forma contundente e crítica a tudo que opera a favor da manutenção do status quo na Universidade, inclusive das velhas táticas sindicais ultrapassadas e distantes das próprias categorias, pois sabemos que uma greve sem apoio ESTUDANTIL não acontecerá de fato. Greve é produto da mobilização e do avanço da consciência, e não o contrário. Greve é instrumento de luta sério, oriundo do acúmulo de forças e da adesão maciça das três categorias da nossa Universidade.
Greve é para vir à Universidade, mobilizar e conscientizar. Greve é para PARAR a Universidade!


sexta-feira, 18 de maio de 2012

Ata da Assembleia CAHIS - Abril


- Informes:

. Problemas da eleição na pós-graduação. Falha no processo eleitoral do mestrado, na qual a prof. Tânia Bessone, de forma arbitrária, não permitiu que ocorresse o processo eleitoral. Haverá uma nova eleição estudantil para o mestrado.

. Candidatura de Pedro Senne e Luiz Edmundo para o CONSUN.

. Possível ato em frente ao bandejão, por parte de alguns integrantes do DCE, contra a demora da entrega das carteirinhas.

. Reunião com a DAF sobre o RU.  ( Elencar problemas do bandejão) .  Proposta aprovada por unanimidade.

. Perspectiva de marcar uma reunião com Tania Neto,  aberta a participação dos alunos.


- Ponto de pauta:

. Material dos cotistas:  Pequenos problemas na distribuição dos livros.  Disponibilidade do Cahis para entrega.
Aviso sobre a chegada livro que faltava do material dos cotistas. Proposta de que os cotistas possam pega-lo até 01/06, após o prazo os livros serão sorteados.

. Reunião extraordinária  para o dia 09/05 para a discussão sobre o material dos cotistas referente ao ano de 2012.

. Chegada dos Pendrives

. Proposta do CAHIS junto ao  Coletivo  " Somos Todos Nós"  de alteração no regimento do conselho de C.A.s


- Eventos Pagos

. realização de eventos em que foram cobradas taxas para assistir (evento da ANPUH) .
. cobrança de taxas para a inscrição no LICOM


- DCE

 . Inoperância do DCE em decorrência da forma como ocorre a eleição.  Exemplo : Paritaridade. Outro exemplo é a forma como acontecem os conselhos de C.A.s
- Assuntos Gerais

. Douglas informa sobre uma porta quebrada no banheiro masculino
. Jéssica informa sobre falta de papel higiênico no banheiro feminino.

- Ponto de pauta para próxima assembleia

. discutir sobre preço da xerox.


terça-feira, 8 de maio de 2012

SITUPERJ saúda evento dos estudantes de História e Pedagogia.




Homenagens a João Goulart (Jango) marcaram a noite desta quarta-feira (02/05). O auditório 91 da Uerj recebeu o nome de Auditório João Goulart, uma iniciativa dos Centros Acadêmicos de História e de Pedagogia. Durante a abertura, Gabriel Siqueira, aluno e diretor do Centro Acadêmico de História, destacou o grande esforço dos alunos para que o auditório ganhasse o nome do ex-presidente e enfatizou que as reformas de base defendidas por João Goulart devem ser resgatadas pelo movimento social de hoje. O estudante ainda agradeceu a presença da família Goulart.
A viúva, Maria Tereza Goulart, recebeu uma placa homenageando o ex-presidente. Junto à filha do casal, a historiadora Denize Goulart, compôs uma mesa redonda que contou ainda com a presença dos professores da Uerj Oswaldo Munteal, Lená Medeiros e Edmundo Tavares. Eles fizeram uma releitura histórica das circunstâncias sociais que levaram Jango a ser deposto da presidência pela Ditadura Militar.
O evento ainda contou com a participação do ex-oficial da Força Aérea Brasileira, Paulo de Melo Bastos. Militante dos movimentos sindicais, Paulo emocionou-se e traçou um perfil de João Goulart: “era um presidente popular”.
Os dirigentes do Sintuperj Virgínio Fernandes, Jorge Luís (Gaúcho) e Regina Souza estiveram presentes na cerimônia. A cobertura completa do evento na edição de maio do jornal do Sintuperj.
FONTE: http://www.sintuperj.org.br/

ASSEMBLEIA EXTRAORDINÁRIA DO CAHIS


ASSEMBLEIA EXTRAORDINÁRIA
DO CAHIS



Pauta única:

- Material dos cotistas: escolha dos livros


Dia 10, quinta
10:30 - sede do CAHIS
19:30 - sede do CAHIS

segunda-feira, 7 de maio de 2012

Semana Marilena Ramos Barboza

PROGRAMAÇÃO COMPLETA:
 O Centro Acadêmico de História (Gestão - Filhos da Pública) convida todos a participar da SEMANA 

MARILENA RAMOS BARBOZA, que será realizada nos dias 15 e 16 de maio na RAV-94 - UERJ, 9º 

Andar - Bloco F.

PROGRAMAÇÃO
DIA 15/05:10h - Lançamento da nova edição da Revista Eletrônica do Centro Acadêmico de História e apresentação de artigos18h -Lançamento da nova edição da Revista Eletrônica do Centro Acadêmico de História e apresentação de artigos
DIA 16/05:10h - Lançamento dos livros O Brasil em Evidência: A Utopia do Desenvolvimento, de Oswaldo Munteal e Dicionário de Educação Popular, da Editora Expressão Popular 18h- Lançamento dos livros Líbia: Barrados na Fronteira e Cuba: Apesar do Bloqueio, de Mário Augusto Jakobskind e América para os Latinos, de Gonzalo Lopes. 
 ·  · há 8 horas ·