terça-feira, 27 de março de 2012

Ato contra a Comemoração do Golpe de 1964

O CAHIS convoca TOD@S os estudantes de História para um PROTESTO contra o evento de comemoração do Golpe de 1964 realizado pelo Clube Militar.

Nós, estudantes de história, temos que nos mobilizar não só para protestar, mas para combater a historiografia que idealizou o GOLPE, chamando-o de revolução. Divulgamos aqui a convocatória do documentarista Silvio Tendler.



Ponto de encontro:   Sede do CAHIS (Sala 9027-F)- 13:30
Link do Ato: http://www.facebook.com/events/267591156657437/

domingo, 25 de março de 2012

Ata da Assembléia Cahis – 20/03/12 – Noite


Pautas

- Material dos cotistas;
- Criação do Instituto e Reforma Curricular ;
- Assuntos Gerais;


Informes:

- Cine Clube
- Festa Coletivo Somos Todos Nós
- Mariana informou sobre o Evento ANPUH
- Criação do Instituto e Reforma Curricular: informe sobre importância da criação do Instituto; informe sobre a reforma curricular; discussão sobre assuntos relativos ao currículo.

- Assuntos Gerais:

            - Alery: criação de um curso de orientação sobre o Aluno Online pelo Cahis.
            - Informe sobre palestra do DEP e Dinfo.
            - Acumulo de Bolsas.

Propostas:

- Comissão para discutir a criação do currículo; consenso
- Material dos Cotistas 2011: Gabriel informou sobre o material e a assembléia dos cotistas; informe das datas de entrega do material recebido até o momento; consenso
- Convocação do Departamento, DEP e Dinfo para uma palestra de orientação; consenso.

- Promover uma reunião de esclarecimento com os órgãos administrativos Cetreina, IFCH, DHIS. Divulgar as reuniões em sala e depois marcar uma reunião conjunta com os alunos para ver qual a linha a ser seguida; consenso.




Nada mais tendo a declarar, lavro essa ata.

_________________________
Fernando Guimarães Pimentel
200810316911
Centro Acadêmico de História

Ata da Assembléia Cahis – 20/03/12 – Manhã


Pautas:

- Material dos cotistas.
- Criação do Instituto e Reforma Curricular.
- Assuntos Gerais.

Informes:

- Bernardo: apontou o problema do ar-condicionado que não liga enquanto os outros estiverem ligados.
- Distribuição dos livros de ciências sociais que estão guardados.

Propostas:

- Alex: acumulação de bolsas.
- Proposta da Mariana: reunião prévia entre os alunos de História para saber a linha que será tomada na reunião conjunta. Proposta do Gabriel: promover uma reunião aberta sem deliberação para colher informações com as professoras Tânia Neto, Tereza Toríbio e do Instituto.
- Proposta do Roberto (aprovada por consenso): promover uma reunião de esclarecimento com os órgãos administrativos Cetreina, IFCH, DHIS. Divulgar as reuniões em sala e depois marcar uma reunião conjunta com os alunos para ver qual a linha a ser seguida.

- Maicon: nome da Semana de História sugerido pelos alunos.





Nada mais tendo a declarar, lavro essa ata.

_________________________
Fernando Guimarães Pimentel
200810316911
Centro Acadêmico de História

quinta-feira, 22 de março de 2012

Coletivo 'SOMOS TOD@S NÓS' APRESENTA:

FESTA - SEGUE SUA NAU

Adicionar legenda

Morre um brasileiro GIGANTE - O geógrafo Aziz Ab´Saber


“Quero desmoralizar esse pessoal que diz que o povo brasileiro não sabe o que é bom...Mas se apresentarem a ele só o que é ruim...” Aziz Ab´Saber



Morreu na manhã desta sexta-feira (16) Aziz Nacib Ab’Saber, um dos mais respeitados geógrafos do País. Ab’Saber tinha 87 anos e morreu na casa dele, em Cotia (SP). Ele era presidente de honra da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e professor emérito da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (USP). 

A causa da morte ainda não foi oficialmente divulgada, mas as suspeitas são de parada cardíaca. O velório será realizado a partir das 19h no prédio da administração da FFLCH/USP e o enterro, no Cemitério da Paz, às 10 horas. A FFLCH/USP decretou luto de três dias. Aziz casou-se duas vezes, deixa duas filhas e seis netos.

 Nascido em São Luís do Paraitinga, em 1924, Ab'Saber foi autor de mais de 300 trabalhos acadêmicos e considerado referência da geografia em todo o mundo. É autor de estudos e teorias fundamentais para o conhecimento dos aspectos naturais do Brasil.Foi presidente da SBPC de 1993 a 1995 e desenvolveu trabalhos no Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo (IEA/USP) até ontem. Foi autor também de diversos livros educativos sobre geografia, usados em diversos colégios.

“Por causa destes livros, o trabalho dele serviu de base até para o avanço do conhecimento de geografia no país”, disse ao iG Rute de Andrade, Secretária Geral da SBPC. “É uma contribuição única pela qualidade e abrangência. Ele descreveu o país a partir de viagens, onde associava geomorfologia, ecossistema e a formação dos ambientes”, disse.
Ab'Saber entregou ontem, o último capítulo de seu livro, “Leituras indispensáveis”, onde tecia comentários sobre artigos que considerava excelentes para a formação humana dos jovens. Nele Aziz fazia uma homenagem ao trabalho dos primeiros geógrafos no interior do Brasil, como José Veríssimo da Costa Pereira e Carlos Miguel, e às primeiras expedições de Candido Mariano da Silva Rondon, o Marechal Rondon (1865 a 1958). O terceiro volume do livro será lançado na reunião anual da SBPC que ocorre em julho em São Luís.

Leia também:

O acadêmico era um grande entusiasta de que os jovens viajassem para conhecer o Brasil e assim pudessem tomar decisões sobre questões nacionais. A primeira atividade de Ab’Saber como aluno da Universidade de São Paulo foi uma excursão passou por Sorocaba, Itu, Salto, Campinas e retornou a São Paulo, em 1940. Ab’Saber afirmava que a partir daquela viagem, decidiu ser geógrafo.

Amazônia
Suas pesquisas sobre a Amazônia foram fundamentais para o que se convencionou chamar de a “Teoria dos Refúgios e Redutos”. Segundo essa teoria, durante a última glaciação, a Amazônia teria se reduzido a pequenas reservas.
Aziz também foi consultor ambiental do Partido dos Trabalhadores (PT), tornando-se próximo ao ex-presidente Lula. Nos últimos anos, no entanto, passou a criticar a postura do governo federal em relação ao Meio Ambiente, criticando questões como a transposição do Rio São Francisco, e o novo código Florestal. Na reunião da SBPC de 2010, em Natal foi combativo em relação ao novo Código Florestal, chegando a defender a criação do Código da Biodiversidade para contemplar a preservação das espécies animais e vegetais.
Pelo Twitter, o deputado estadual de São Paulo pelo PT, Rui Falcão, lamentou a morte de “Mestre Aziz, decano da geografia física no Brasil, nossos sentimentos para sempre”.
O MST também homenageou o geógrafo, afirmando em nota, que o MST perdia um grande amigo e colaborador. “O povo brasileiro perdeu um dos seus mais brilhantes estudiosos da área ambiental e da geografia de nosso território”.
Ao longo da carreira, Ab’Saber recebeu diversos prêmios como o Prêmio Jabuti em Ciências Humanas (1997 e 2005), eem Ciências Exatas (2007); o Prêmio Almirante Álvaro Alberto para Ciência e Tecnologia (1999), concedido pelo Ministério da Ciência e Tecnologia; a Medalha de Grão-Cruz em Ciências da Terra pela Academia Brasileira de Ciências; e o Prêmio Unesco para Ciência e Meio Ambiente (2001).

Fonte: Último Segundo IG

Seleção para MONITORIA.

SELEÇÃO PARA MONITORIA EM HISTORIOGRAFIA


PROFA. Beatriz Vieira
INSCRIÇÕES ENTRE 19/03/12 E 23/03/12
NA SECRETARIA DO IFCH

AVALIAÇÃO
DIA 26/03/12  ÀS 16:00 H
SALA 9024 B

REQUISITOS:
- JÁ HAVER CURSADO HISTORIOGRAFIA 1 E 2 (PREFERENCIAL)
- ENTREVISTA ORAL COM PROFESSORES DA ÁREA
- HISTÓRICO ESCOLAR




quinta-feira, 8 de março de 2012

No dia Internacional da mulher, lembremos das que lutaram e sonharam.


“Nada causa mais pavor à ordem do que mulheres que lutam e sonham” José Martí
José Martí respondeu uma pergunta que nunca foi feita, mas que sempre esteve na ponta da língua. Por que as mulheres são oprimidas?
As mulheres sempre estiveram na vanguarda da luta por uma sociedade melhor, almejando um mundo onde a igualdade pudesse imperar mesmo nas diferenças. A luta feminista tem que ser encampada por tod@s, não apenas em textos, faixas, panfletos ou no que chamamos de “frasiologia”. Nós do Centro Acadêmico de História sempre acreditamos na tese de que a mulheres devem ser a vanguarda dessa sociedade e, principalmente, da luta pela superação da mesma. Porém, a facilidade do discurso engana. E muito! Por isso resolvemos escrever um texto prático em homenagem as mulheres do nosso Brasil, exercendo a função de historiadores que somos. Lembraremos de algumas das tantas e tantas brasileiras que lutaram para revolucionar o Brasil, a América e o mundo.
Comecemos por:
Leocádia Prestes (Mãe coragem)– Patriota e lutadora da Anistia Internacional.
“Uma trajetória de vida marcada pela indignação com as injustiças sociais e de apoio às posições revolucionárias de seu filho Luiz Carlos Prestes. Leocádia aderiu conscientemente às ideias marxistas, à luta pelo socialismo e à defesa da União Soviética. Depois do levante antifascista de novembro de 1935 e da prisão de Prestes em 1936, Leocádia esteve à frente de uma campanha internacional pela libertação de seu filho e de todos os presos políticos no Brasil. Com a extradição de Olga Benário para a Alemanha, liderou também a campanha para salvar a vida de Olga e de sua filha que estava para nascer. Leocádia, expressão da determinação e combatividade da mulher brasileira, nas palavras do poeta chileno Pablo Neruda fez “grande, más grande, a nuestra América”.”
      
Olga Benário Prestes – Revolucionária.
“Olga, segundo os depoimentos de todos que a conheceram e conviveram com ela, nunca vacilou diante das grandes provações que teve que enfrentar. Até o último dia de sua trágica existência, manteve-se firme perante o inimigo e solidária com as companheiras. Ao despedir-se do marido e da filha, antes de ser levada para a morte, escreveu: ”Lutei pelo justo, pelo bom e pelo melhor do mundo”; “até o último momento manter-me-ei firme e com vontade de viver” . A vida e a luta de uma revolucionária como Olga, comunista e internacionalista, não foi em vão; seu heroísmo serve de exemplo e de inspiração para os jovens de hoje.” Anita Prestes
 Por Cândido Portinari



Iara Iavelberg - Ativista política, guerrilheira e vítima da ditadura militar.

“Nasceu em 7 de maio de 1944, na cidade de São Paulo. Após o golpe militar de 1964, iniciou sua militância política, ingressando na Organização Revolucionária Marxista Política Operária (Polop), e depois no Movimento Revolucionário 8 de Outubro (MR-8). Conheceu Carlos Lamarca, em 1962, através de um amigo de faculdade, só voltando a reencontrá-lo em 1968, quando iniciaram seu romance, tendo sido sua companheira até sua morte.
Morreu aos 27 anos de idade, em circunstância ainda não esclarecidas. A versão oficial fala em suicídio, durante o cerco dos agentes do DOI-CODI, em Salvador. Porém, testemunhas relatam que ela teria sido presa com vida e levada à sede do DOPS local. Vários presos que se encontravam ali ouviram os gritos de uma mulher sendo torturada, identificando-a como Iara.” Dicionário de mulheres do Brasil: de 1500 até a atualidade (organizado por Shuma Schunaker, Érico Vital Brazil - Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed. , 2000, p.269).



Dandara – Guerreira e uma das líderes do Quilombo dos Palmares

“Dandara foi uma guerreira negra do período colonial do Brasil, esposa de Zumbi dos Palmares  e mãe de seus três filhos. As circunstâncias da sua morte não foram esclarecidas.” Reginado Souza Santos (Livro – Damas negras)



Vilma Espin – Revolucionária cubana e fundadora da Federação das Mulheres Cubanas
Ocupou posições políticas revolucionárias e participou no levantamento armado de Santiago de Cuba a 30 de Novembro de 1956, em apoio aos expedicionários de Granma, convertendo-se a sua casa em quartel-general do movimento revolucionario em Santiago de Cuba. Em 1958 tornou-se membro do Exército Rebelde e após o triunfo da Revolução, em 1959, encabeçou a unificação das organizações femininas e a constituição da Federação das Mulheres Cubanas. Além disso, integrou o Comité Central do Partido desde a respectiva fundação, em 1965, «condição em que foi ratificada em todos os Congressos», salienta o comunicado, assinalando também que Espin «presidiu desde a sua criação à Comissão Nacional de Prevenção e Atenção Social, e à Comissão da Infância, Juventude e da igualdade de direitos da Mulher, da Assembleia Nacional do Poder Popular».
"Firmes em suas posições de um lado para o outro  do país, determinado a lutar pelas vitórias alcançadas, para acabar com o mito da invencibilidade do imperialismo no continente, a milícia, a brigada de saúde, que ocupou a federação na fábrica de posições daqueles mobilizados para a frente, mostrou que, de fato, as mulheres eram, como disse Fidel, uma força decisiva na revolução." ( Espín, Vilma. La gesta revolucionaria: acciones y héroes.  Editorial de la Mujer, Ciudad de La Habana, 1990.  P. 6)


Simone de Beauvoir - À frente de seu tempo, a filósofa francesa é autora de “O Segundo Sexo”, considerado pioneiro manifesto feminista.

“Não são as pessoas que são responsáveis pelo fracasso do casamento, é a própria instituição que é pervertida desde a origem.Simone de Beauvoir



Essa é a homenagem do CAHIS à todas as mulheres do mundo.
“Quando uma mulher avança, nenhum homem retrocede”


domingo, 4 de março de 2012

Ares-condicionados nas salas de aula - mais uma conquista da nossa luta.

O CAHIS tem o orgulho de anunciar, que na tarde desta terça-feira, dia 28 de fevereiro, após muita luta, esforço, suor e trabalho pesado, os ares-condicionados das salas 9001, 9009, 9015, 9019 e 9038 foram finalmente instalados. Os únicos cursos, após o direito, que instalaram ar-condicionado em todas as salas são História e Engenharia.  
Isso só serve para acabar de vez com as dúvidas que algumas pessoas tinham sobre o posicionamento combativo do CAHIS em relação à Reitoria e às outras instâncias da UERJ. Esta é uma vitória histórica que mostra que não é preciso se vender, nem abrir as pernas para iniciativa privada para se conseguir melhorias na universidade pública.
O CAHIS há tempos vem lutando por melhorias na estrutura do nosso andar e contra o sucateamento da universidade de maneira limpa e enérgica. Não fugimos do diálogo em nenhum momento e temos convicção de que se não fosse o nosso trabalho em organizar, discutir e radicalizar em algumas ocasiões, não estaríamos usufruindo dos benefícios que conquistamos até hoje para o nosso curso. Acreditamos que a nossa ação foi primordial para que os órgãos competentes da UERJ fizessem a sua parte.
Se dermos uma volta pela nossa universidade, poderemos observar que são muitos os andares em piores condições que o nosso. Inclusive em cursos de maior expressão e com maior contingente de alunos. Por isso, vemos que o trabalho está sendo bem feito e pretendemos seguir nessa linha, sem desistir da luta, pois temos ciência de que ainda existe muito trabalho a ser feito, inclusive mais difíceis, devido à estrutura reacionária de nossa universidade.
Como prova de que continuamos trabalhando pela melhoria do curso, nessa mesma semana houve uma conversa entre a chefe do departamento de História, Professora Teresa Toribio, e a sub-reitora de graduação, Professora Lená Medeiros, na qual o CAHIS esteve presente. A professora Lená comprometeu-se em doar mais um ar-condicionado para cada sala, pois concordou que um não irá dar conta da demanda (de frio), que é muito grande, principalmente em nossa cidade em que o calor é quase constante.
Além dos ares-condicionados, o Prefeito dos campi, Professor Ivair Lopes, em reunião com membros da gestão e com a chefe do Departamento de História, prontificou-se a realizar outras reformas estruturais no nono andar e nomeou dois membros da gestão Filhos da Pública para serem os representantes do IFCH na Prefeitura.
Dentre essas reformas estruturais, o CAHIS cobrou a melhoria das portas dos banheiros, a instalação de um novo bebedouro e uma série de demandas das nossas salas, como lâmpadas e ventiladores que não funcionam, assim como janelas que não fecham. Solicitamos também a instalação de portas de ferro, para que aumente a durabilidade dos ares-condicionados.
Devemos sempre agradecer as professoras Lúcia Bastos e Lúcia Guimarães, que doaram dois aparelhos de ar-condicionado, além da Sub-reitoria de Graduação que se comprometeu a comprar portas de ferro para as salas e mais um ar-condicionado para cada sala.
Finalmente, gostaríamos de parabenizar os alunos de História pela grande conquista que só veio através de muita luta, organização e cobrança diária das "autoridades" (in) competentes. E convidamos a todos a continuar conosco mobilizados e combativos para que possamos fazer de nossa universidade um local mais agradável para se estudar e produzir conhecimento para resolver as mazelas da sociedade.






sábado, 3 de março de 2012

Prestação de contas Fevereiro

Saldo do mês anterior (novembro) - R$ 1128,34

Gastos
- R$ 450,00 - Sofá novo
- R$ 71,90 - Parcela da passagem para BH 
- R$ 99,52 - 4 quadros de aviso
- R$ 15,00 - Passagens de ônibus para atividades do Cahis (reuniões com a prefeitura e com a Sub-Reitoria de Graduação)

Receita - R$ 0,00 (Os aluguéis de janeiro e fevereiro serão parcelados a partir do mês de março)

Saldo Final – R$ 491,92