domingo, 27 de novembro de 2011

Ato contra à criminalização do movimento estudantil.


A UNIR e a USP não são distantes da nossa realidade. A UERJ se insere nos mesmos problemas estruturais que mantém as universidades públicas brasileiras alijadas da produção de conhecimento necessário a superação da dependência econômica e cultural, da pobreza e da miséria social e intelectual, do atraso e do servilismo às classes dominantes, doutoras em explorar o povo e as riquezas nacionais em proveito privado.
Todas as tentativas de crítica a esse modelo, todas as ações práticas, todas as propostas de reestruturação da universidade, de se por em cheque o seu projeto e seu privilegiados são respondidos de maneira agressiva e judicialista. Se na USP a Polícia Militar de São Paulo invade e prende estudantes, se na UNIR, perseguem e ameaçam estudantes, funcionários e professores, na UERJ se criminaliza o protesto legítimo a favor de um Bandejão gratuito e destinado a tod@ a comunidade uerjiana. Os alunos Gabriel Siqueira, diretor do Centro Acadêmico de História e conselheiro do CSEPE e Caroline Castro, diretora do Centro Acadêmico de Ciências Sociais foram intimados pela 18° Delegacia de Polícia Civil a prestar declarações sobre a acusação de terem liderado as manifestações pelo Bandejão no dia 12 de setembro de 2011.
Traçando uma rápida análise sobre os movimentos sociais no Brasil iremos compreender que tais criminalizações não se resumem as reivindicações estudantis. Na realidade elas são muito mais evidentes e punitivas aos movimentos sociais que lutam pela reforma agrária (MST), pelas reformas urbanas (MTST). Contra eles e seus militantes o poder da força exercido pelo Estado faz valer a lei que serve aos latifundiários e demais setores das classes dominantes através de mortes e prisões. Ficaremos assistindo a ameaça iminente de ver nossos colegas presos e fichados pelo simples direito legítimo de lutar em prol do bem público e de uma universidade verdadeiramente democrática?

  • Hora
    09:30 até 12:30


sábado, 26 de novembro de 2011

CHAMADA PARA PUBLICAÇÃO - REVISTA DO CAHIS/UERJ

A Revista do CAHIS UERJ, publicação semestral do Centro Acadêmico de História da UERJ, abre chamada para receber artigos a serem publicados no seu número 01, em fevereiro de 2012. As normas de publicação e privacidade estão no site www.revistadocahis.uerj.br

O prazo final de entrega dos artigos é o dia 31/12/2011 pelo email revistadocahis@gmail.com.

A Revista do CAHIS UERJ é um espaço de publicação de trabalhos acadêmicos organizado pelos próprios estudantes de graduação em história da UERJ. Está aberta, prioritariamente, aos graduandos de todo o Brasil.

Lembrando aos que apresentaram trabalho na Semana de História de 2011, se quiserem ter seus artigos publicados, não deixem de mandar!

quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Dia 20 de Novembro - VIVA ZUMBI

Nossa reverência ao Rei Zumbi.

Nesse dia da "Consciência Negra" vamos ouvir esta música cantada nas rodas de capoeira e refletir!


"E no terreiro apareceu Zumbi

Foi Zumbi

Sinhazinha tombou de joelhos
O rei negro então a possuiu
A noite fez-se fogo e o negro
Assim como veio partiu
Deixou a semente da raça
No ventre da terra Brasil
Misturou, misturou
Quem pensar que é só branco se enganou"



segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Festa das Vitórias


Gostaríamos de convidar à todos para a Festas da Vitórias.

O curso de história deu um passo Largo - Rumo à 
Universidade Necessária -  


Com os "Filhos da Pública", Tereza Toríbio, Paulo Seda 

e Jaime Antunes:


+ Roda de Samba ao vivo em Homenagem ao dia da 

Consciência Negra!



Compareçam!!

quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Eleições para o Departamento de História

Entre os dias 16 e 17 de novembro ocorrerão as eleições para a chefia do Departamento de História.

Existe apenas uma chapa: Teresa Toríbio e Paulo Seda para a chefia, tendo como Coordenador de Graduação o professor Jaime Antunes.

As gestões do Cahis, Filhos da Pública, a atual e a recentemente eleita apoiam essa chapa e convida a todos a votarem.

É importante a participação dos alunos nesse pleito para ratificar o novo projeto para o Departamento de História, construido conjuntamente pelos alunos e pelos professores.

As urnas estão abertas pela manhã e pela tarde e se encontram no hall dos elevadores do nono andar.

A vitória dos CANALHAS!

O Centro Acadêmico de História – UERJ comunica a toda a comunidade acadêmica que a chapa Filhos da Pública VI venceu as eleições para o mandato de 2012, sendo a sexta vitória consecutiva.
Vitória essa guiada pela defesa da Universidade Necessária elaborada por Darcy Ribeiro em conjunto com os estudos e as críticas de Rui Mauro Marini, Álvaro Vieira Pinto e Guerreiro Ramos como projeto ideológico.
Trata-se de uma demonstração de que não existe democracia sem a maioria, nem transformação sem radicalização e que o caminho adotado pelos Filhos da Pública em 2006 está cada dia mais correto e justo.
Com todo ataque que viemos sofrendo, xingamento, calúnias, intimidações veladas, perseguições institucionalizadas, sindicâncias, processos criminais e até intimidação física, nossa vontade de seguir em frente nunca se abrandou, pelo contrário, nos deu mais força para enfrentar o ódio de classe que os donos do saber nutrem contra aqueles que ameaçam o status quo.
Seguiremos com o fio da história que foi rompido em 1964, contiguaremos as nossas severas críticas a Universidade elitista, branca e academicista que vive de costas para o Brasil em busca de migalhas que o Norte (Estados Unidos e Europa) dispensa. Seremos cada vez mais intransigentes contra os processos neoliberais de destruição do patrimônio público e de desmonte da máquina estatal.
Compreendemos que uma Universidade pública, gratuita, laica e de qualidade passa pela mudança do paradigma econômico que nosso país está submetido e que a mesma tem o dever de formar brasileiro para defender a sua terra e seu povo e não se tornarem escravos do capital ou traidores de seu povo.
Para o ano de 2012 seguiremos cabalmente o nosso compromisso de defensores de um curso de História moderno, progressista e nacionalista, que valorize os nossos professores, historiadores, cientistas e alunos e deixe de lado o entulho pós-moderno que tanto aliena a nossa história, não renunciaremos um milímetro de nossos princípios.
Essa brilhante vitória não foi alcançada sozinha, ela teve o magistral apoio da maioria dos alunos do curso, a quase totalidade dos técnicos e uma boa parcela dos professores. Os nossos agradecimentos especiais para os 193 Filhos da Pública votantes, aos que não puderam votar mais sempre estiveram ao nosso lado, aos professores Luis Edmundo Tavares (História), Tânia Neto (Pedagogia/CETREINA), André Brow (Pedagogia), Maria Teresa Toríbio (História), Paulo Seda (História), Celso Thompson (História), Edna Santos (História), Oswaldo Munteal (História), Jaime Antunes (História), aos centros acadêmicos de Pedagogia, Letras, Artes, Engenharia, IME, Economia, Comunicação e á vários diretores do Centro Acadêmico de Direito, ao Coletivo Direito pra Quem?  ao DCE da UFSC que enviou um representante, a todos os amigos da copiadora do Denílson, ao Bigodinho ascensorista e a nossa oposição, que facilitou muito o nosso trabalho, sendo fraca e insípida.
Gostaríamos ainda de salientar que nossa vitória só estará completa quando elegermos Tereza Toríbio e Paulo Seda para o Departamento de História, pois estes são nossos aliados na luta pelo Instituto de História e pela reforma curricular.   
        Dedicamos essa vitória ao Comandante Alfonso Cano das FARC-EP e ao Coronel Muamar Kadaffi, presidente da Líbia, ambos caídos em combate na honrosa luta contra o imperialismo. Juramos fazer do 9º andar também uma humilde, porém gloriosa trincheira de combate aos traidores, vendilhões e usurpadores da nossa Universidade e de nossa pátria.

“Vamos em frente, em busca do nosso destino”
Leonel de Moura Brizola

sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Resultado das Eleições do CAHIS UERJ - Gestão 2012. Vitória da chapa Filhos da Pública VI

No dia 10 de novembro de 2011 terminou o processo eleitoral do CAHIS.

A chapa 1 - Filhos da Pública VI foi eleita para ser a gestão do CAHIS no ano que vem.

Resultado final:

Chapa 1 - Filhos da Pública VI - 193 votos
Chapa 2 - Outras Histórias - 134 votos
Votos em branco - zero
Votos nulos - 2 votos
Total de votos - 329 votos

A Comissão Eleitoral agradece às duas chapas pela campanha limpa e tranquila, sem graves incidentes.
A Comissão Eleitoral deixa de existir a partir desse momento.

Comissão Eleitoral CAHIS UERJ - Gestão 2012

terça-feira, 8 de novembro de 2011

CHAMADA PARA PUBLICAÇÃO - REVISTA DO CAHIS/UERJ


A Revista do CAHIS UERJ, publicação semestral do Centro Acadêmico de História da UERJ, abre chamada para receber artigos a serem publicados no seu número 01, em fevereiro de 2012. As normas de publicação e privacidade estão no site www.revistadocahis.uerj.br

O prazo final de entrega dos artigos é o dia 31/12/2011 pelo email revistadocahis@gmail.com.

A Revista do CAHIS UERJ é um espaço de publicação de trabalhos acadêmicos organizado pelos próprios estudantes de graduação em história da UERJ. Está aberta, prioritariamente, aos graduandos de todo o Brasil.

Lembrando aos que apresentaram trabalho na Semana de História de 2011, se quiserem ter seus artigos publicados, não deixem de mandar!