sábado, 30 de abril de 2011

Um dia de Homenagem aos trabalhadores da UERJ


Na última reunião do IFCH o Centro Acadêmico de História – UERJ encaminhou a proposta de nomear a RAV92 (recém reincorporada ao IFCH graças a uma luta dos estudantes, somente dos estudantes) com o nome da professora Marilena Ramos Barboza.
A companheira professora Marilena era um exemplo de servidora pública, educadora e militante das causas sociais, era a legítima representante da Universidade Necessária que tanto nos é negada.
Marilena Ramos Barboza transcendeu o academicismo e a todo estante estava ao lado de alunos, técnico e movimentos sociais de forma humilde e solicita, sempre na condição de aluna.
Nesse rastro o CAHIS homenageará nesse dia 04/05 (10:00) vários professores, técnicos e alunos que de uma maneira ou de outra representam a continuidade da luta da companheira Marilena Ramos Barboza. 
 Professor Luis Edmundo Tavares – PROFESSOR COMPANHEIRO.

Professor Oswaldo Munteal – A PESQUISA NECESSÁRIA.

Professor Jaime Antunes – EXEMPLO DE FUNICONÁRIO PÚBLICO.

Professora Beatriz Bissio – A MELHOR PROFESSORA VISITANTE.

Professor Celso Thompson – A MAIOR ERUDIÇÃO.

Professora Lená Medeiros – A MELHOR DIRIGENTE.

Professora Leila Menezes    - EDUCADORA LIBERTÁRIA.

Professora Helena Araújo – DEFENSORA DA EDUCAÇÃO PÚBLICA.

Professora Sônia Wanderley - DEFENSORA DA EDUCAÇÃO PÚBLICA.

Professora Tânia Netto – EXEMPLO DE SERVIDORA PÚBLICA.

Professor Aurélio Fernandes – EXEMPLO DE ALUNO MILITANTE.

Técnico Ferreira – EXEMPLO DE DEDICAÇÃO A UERJ.
OBS: Após as homenagens, haverá um coquetel oferecido pelo IFCH.  

ASSIM NÃO, COMPANHEIRO CHÁVEZ

ASSIM NÃO, COMPANHEIRO CHÁVEZ
ESCRITO POR CARLOS AZNÁREZ   
2040655990-police-escort-joaquin-perez-becerra-alias-alberto-martinez-suspected-member.jpg

O jornalista Joaquín Perez Becerra, algemado como se fosse um delinquente, é trasladado pela Guarda Nacional venezuelana e enviado à Colômbia: Uma página vergonhosa para a história revolucionária latino-americana. 


Esta segunda-feira, 25 de abril, passará para a história das lutas revolucionárias como o dia em que atiraram ao lixo os princípios mais elementares de solidariedade internacionalista. Não é possível permanecer calado, nem fingir que não vemos quando um irmão, um colega, um companheiro, um revolucionário, é enviado à tortura e ao cárcere na Colômbia, por culpa de acordos espúrios (quase sempre econômicos, porque o maldito dinheiro, você sabe, cheira à enxofre, companheiro Chávez).  

O que, por lógica, não poderia acontecer, aconteceu: Joaquín Pérez, excelente jornalista da agência alternativa ANNCOL, que nutre o profissionalismo daqueles que praticam o jornalismo sem vendê-lo e nem alugá-lo, foi deportado pelo governo revolucionário, para que o governo fascista de Juan Manuel dos Santos o julgue e o maltrate.

Isto, companheiro Chávez, sua (nossa) admirada Cuba não teria feito e nos consta que não o fez em seus 52 anos de existência rebelde. Jamais teria cedido um milímetro (sempre esteve sendo pressionada, tanto como agora) pelos inimigos dos povos latino-americanos. No entanto, não podemos dizer o mesmo de seu governo, apesar de, você bem sabe, termos colocado nossa cabeça a prêmio para respaldar-lhe à frente de seu povo. Não somos daqueles que se emudecem quando percebem que algo anda mal, porém também não somos do tipo que colocam paus na roda, tampouco fazemos o jogo do inimigo, conspirando ao primeiro erro de um processo revolucionário. Por conta do ocorrido (que não foi uma coisa pequena), dizemos a você, companheiro Chávez: lamentavelmente, este erro grave deixará sequelas.

É claro que já existiam antecedentes em seu governo. Foram eles que nos advertiram sobre o equivocado caminho trilhado, principalmente no que se refere à solidariedade internacionalista. Primeiro, no começo de seu governo, um companheiro basco, que se encontrava legalmente refugiado na Venezuela, foi expulso. Em seguida, começou o romance com Santos e foram enviados para a Colômbia, da pior maneira possível, vários companheiros do ELN e das FARC. É preciso recordar que o internacionalista basco também foi expulso sem nenhuma razão, mesmo sabendo-se que, na Espanha, (a do Rei que o insultou com aquele bordão “Por que não se cala?”, e de Zapatero) se violam todos os direitos humanos de bascos e bascas. E agora, a cereja do bolo, em função do acordado na reunião com Santos. 

Nos dá raiva escrever esta nota. Nunca pensamos ter que escrevê-la, mas nos ensinaram na política da rua, essa que se pratica nos bairros, nas fábricas, nas comunidades, que o pior que pode ocorrer a um homem ou uma mulher é não se sensibilizar frente a injustiça ou, em nome das benditas “políticas de Estado”, buscar argumentos para, finalmente, abrir mão de valores, de forma submissa, perante os inimigos de nossos povos.
  
Companheiro Chávez, nós que apoiamos sua revolução desde fins de 1998, que nos mobilizamos no exterior para defendê-la quando o fascista Carmona tentou frustrá-la ou quando a oligarquia petroleira tentou o mesmo em 2002, nós que defendemos a ALBA e tudo o que isso significa, perguntamos a você: temos que ter cuidado ao viajar para a Venezuela para que não nos acusem de terroristas?  

Nós que não calamos e nem deixamos de defender os que lutam no mundo contra o fascismo e o imperialismo, por isso respaldamos os lutadores independentistas bascos, os combatentes das FARC e do ELN e todos os que, como eles, dão suas vidas pela liberdade e pela soberania, nos perguntamos: seremos os próximos expulsos, extraditados, entregues aos inimigos da Revolução Bolivariana?

Hoje, nos sentimos feridos, doloridos, desconcertados, porém alertas. Sabemos que nos covis dos inimigos, dos nossos e dos seus, companheiro Chávez, ocorre uma fenomenal festa. Imaginamos a senhora Clinton, o Obama, a oligarquia colombiana, os escritores de "El Tiempo" ou "El Expectador" e toda essa máfia de assassinos, torturadores e gestores da destruição de povos inteiros, rirem e dizerem – desta vez, com razão – que obtiveram uma vitória contra a solidariedade, povo a povo.

Repetimos, companheiro Chávez: humilde, mas revolucionariamente, você se equivocou. Infelizmente, este erro não tem desculpa, não possui maneira alguma de minimizar o que foi feito ao companheiro Pérez Becerra. Só nos resta pedir que reflita por um momento, que pense em como se sentia quando esteve algemado, juntamente com seu Movimento Bolivariano Revolucionário, em 2000. Como seria seu destino ante uma circunstância parecida? Assim, seguramente você compreenderá a decepção descomunal gerada pela atitude tomada por seu governo.

Novamente, a partir da Argentina, voltamos a pedir que a solidariedade seja defendida com todas as forças. É por isso que abraçamos o companheiro Joaquín Pérez Becerra e exigimos sua liberdade imediata. Antes, perdemos a batalha, fazendo o mesmo pedido ao governo revolucionário da Venezuela. Agora, exigimos o pronto atendimento de nossa reivindicação ao governo contra-revolucionário da Colômbia e conclamamos a todos que redobrem sua mobilização até alcançá-la.

Tradução: Maria Fernanda M. Scelza

domingo, 24 de abril de 2011

Debate - O ATAQUE IMPERIALISTA AO ORIENTE MÉDIO.

O ATAQUE IMPERIALISTA AO ORIENTE MÉDIO.
     
  







VENHA ENTENDER O QUE ESTÁ ACONTECENDO NO ORIENTE MÉDIO E POR QUE A GRANDE IMPRENSA OMITE!


EXIBIÇÃO DE FILMES E PALESTRA COM O PROFESSOR DE HISTÓRIA E PESQUISADOR DO TEMA
ALEX AKCELRUD.


DIA 26/04/2011 (terça-feira)
LOCAL: AUDITÓRIO 91 ÀS 18h

VALENDO CERTIFICADO!


Organização:

sexta-feira, 22 de abril de 2011

Três coisas que a Globo não mostra!

O que a Mídia não vai mostrar:


Kaddafi, seja o bizarro que for, a ONU constatou em 2007:

1 - Maior Indice de Desenvolvimento Humano (IDH) da África (até hoje é maior que o do Brasil)
2 - Ensino gratuito até a Universidade
3 - 10% dos alunos universitários estudam na Europa, EUA, tudo pago.
4 - Ao casar, o casal recebe até 50.000 US$ para adquirir seus bens.
5 - Sistema médico gratuito, rivalizando com os europeus. Equipamentos de última geração, etc...
6 - Empréstimos pelo banco estatal sem juros.
7 - Inaugurado em 2007, maior sistema de irrigação do mundo, vem tornando o deserto (95% da Líbia), em fazendas produtoras de alimentos.
E assim vai....
================================================================================================================================

II - Porque detonar a Líbia então?....

Três (3) principais motivos:

1 - Tomar seu petróleo de boa qualidade e com volume superior a 45 bilhões de barris em reservas. 
2 - Fazer com que todo mar Mediterrâneo fique sob controle da OTAN. Só falta agora a Síria.
3 - E o maior provàvelmente . O Banco Central Líbio não é atrelado ao sistema mundial Financeiro.
Suas reservas são toneladas de ouro, dando respaldo ao valor da moeda, o dinar, e desatrelando das flutuações do dólar.
O sistema financeiro internacional ficou possesso com Kaddafi, após ele propor, e quase conseguir, que os países africanos
formassem uma moeda única desligada do dolar.
================================================================================================================================
III - O que é o ataque humanitário para livrar o povo Líbio:

1 - A OTAN comandada pelos EUA, já bombardearam as principais cidades Líbias com milhares de bombas e mísseis que são capazes de destruir um quarteirão inteiro. Os prédios e infra estrutura de água, esgoto, gás e luz estão sèriamente danificados. 
2 - As bombas usadas contem DU (Uranio depletado) tempo de vida 3 bilhões de ano (causa cancer e deformações genéticas)
3 - Metade das crianças líbias estão traumatizadas psicológicamente por causa das explosões que parecem um terremoto e racham as casas.
4 - Com o bloqueio marítimo e aéreo da OTAN, principalmente as crianças, sofrem com a falta de remédios e alimentos.
5 - A água já não mais é potável em boa parte do país. De novo as crianças são as mais atingidas.
6 - Cerca de 150.000 pessoas por dia, estão deixando o país através das fronteiras com a Tunísia e o Egito. Vão para o deserto ao relento, sem água nem comida.
7 - Se o bombardeio terminasse hoje, cerca de 4 milhões de pessoas estariam precisando de ajuda humanitária para sobreviver: Água e comida.
De uma população de 6,5 milhões de pessoas.

Em suma: O bombardeio "humanitário", acabou com a nação líbia. 
Nunca mais haverá a nação Líbia. Foram varridos do mapa.

sábado, 16 de abril de 2011

Encontro Regional dos Estudantes de História - EREH 2011 - UERJ FFP


INSCRIÇÕES ABERTAS

 1º pacote: 14/02 a 03/03 [FECHADO]
 somente a inscrição: R$20,00
 inscrição + alojamento: R$ 25,00
 inscrição + alimentação: R$ 45,00
 inscrição completa ( inscrição + alimentação e alojamento): R$ 55,00 [FECHADO]


 2º pacote: 04/03 a 15/04
 somente a inscrição: R$30
 inscrição + alojamento: R$ 35,00
 inscrição + alimentação: R$ 45,00
 inscrição completa ( inscrição + alimentação e alojamento): R$ 55,00

Conta Caixa Econom.
Agência:0769
Conta:13171-7
Operação:001
Favorecido: Jônatas Roque Mendes Gomes

Conta Banco do Brasil
Agência:4343-5
Conta:10710-7
Favorecido:Isabel O. Silva
Preencher a ficha de inscrição  e enviar, em anexo, juntamento com o comprovante de depósito NOMINAL, para inscricaoerehse2011@gmail.com.

__________________________________________________________________
 Siga a programação!
Programação do EREH 2011

quarta-feira, 13 de abril de 2011

Prestação de Contas Março – 2011

Saldo: R$1537,43

Entrada: R$450,00 (aluguel).

Saídas: Micro-ondas (R$331,03) + impressões cartaz calourada
(R$48,00) + faixas (R$66,00) + passagens (R$04,80) + comida festa
RAV 92 (R$36,65) + refrigerante festa RAV92 (R$46,00) + tintas
trote (R$52,10) + velas filtro (R$09,60). Total R$594,18.

Total Restante: R$1393,25.

sexta-feira, 8 de abril de 2011

A verdadeiras intenções imperialistas na Libia.

O CINE-CAHIS 2011 - Ao sul da Fronteira

O CINE-CAHIS ORGULHOSAMENTE APRESENTA:


O conceituado diretor Oliver Stone viajou para a América do Sul a fim de retratar sem retoques as experiências nacionalistas, revolucionárias e progressistas que governos latino-americanos vêm desenvolvendo em oposição ao imperialismo estadunidense.

“Ao Sul da Fronteira” transformou-se em uma obra fundamental para se entender o novo momento que a América Latina vive!


Dia 15/04/2011 às 10:40 (manhã) e 18:00 (noite).
Valendo Certificado!


Realização CAHIS-UERJ