terça-feira, 27 de outubro de 2009

Todos os alunos de História estão convidados

Reunião do CAHIS - 29/10/2009

Pauta:Semana de História - escolha dos monitores (que ganharam certificado de monitores do evento) e divisão de tarefas dos mesmos.
Referendo do CAHIS - elaboração do referendo sobre quais são as reivindicações dos estudantes para a nova chefia de departamento
Eleições DCE e representantes discentes nos conselhos superiores

Data: 29/10/2009 quinta-feira
Horário: 12:30 (sala 9038 F) e 19:30 (sede do CAHIS)

quinta-feira, 22 de outubro de 2009

HOJE TEM CULTURA NO 9° ANDAR

Hoje (quinta-feira 21/10) a partir das 20:00, vai acontecer o sarau de poesia na entrada do bloco F do 9° andar. Um telão será instalado, exibindo filmes produzidos durante a vitoriosa ocupação da Reitoria da UERJ, entre setembro e outubro e 2008.

Devido ao sucesso da manifestação cultural realizada encerrando a exposição "Arte que Luta", em 01/10, será realizado mais um evento semelhante. É a união do CAHIS, do CACIS e do CAFIL levando cultura e informação para os alunos do IFCH.

terça-feira, 20 de outubro de 2009

Falando de Honduras

Excelente texto de Roberto Quesada, publicado na página da Telesur na internet. Aqui se compara a seleção de futebol hondurenha, classificada para a Copa de 2010, com o golpe contra o Presidente Zelaya.

http://www.telesurtv.net/noticias/contexto/1386/honduras-al-mundial--iquestamenazado-amado-guevara/ (em espanhol)

Leia, para saber que o futebol pode ser muito mais do que Nike, Adidas e noitadas. Pode ser um grande local de protesto.

segunda-feira, 19 de outubro de 2009

A VERGONHOSA EDUCAÇÃO NO RIO DE SÉRGIO CABRAL

O Secretário Estadual de Ciência e Tecnologia, Alexandre Cardoso, apresentou no dia 21 de julho, os resultados de uma pesquisa sobre educação e emprego no Brasil. As conclusões não são nada animadoras. Especialmente na cidade do Rio de Janeiro.

Existem hoje no Rio 267.296 matriculados no primeiro ano do ensino médio. Mas só 162.965 no terceiro. Ou seja, 40% dos estudantes deixam as escolas ao longo dos cursos. “O ensino médio não aglutina conhecimento para a faculdade que o aluno quer fazer. E também não é terminativo. Então, cem mil jovens abandonam os estudos”, diz o Secretário.

Na graduação, a mesma tragédia. Dos 124.500 que entram em alguma faculdade do Rio, só 75 mil se formam. No Brasil, 750 mil pessoas concluem o ensino superior por ano. O estudo mostra que 6,2 milhões de brasileiros com nível superior estão empregados na área em que se formam. Para que os recém formados fossem absorvidos pelo mercado, 10% dos que estão empregados teriam que deixar a profissão, por ano, para abrir vagas. E isso não acontece. “Entre 75% e 80% não têm qualquer chance”, lamenta Cardoso.

Para o Secretário, a principal conclusão é que a educação no Brasil não tem foco no emprego. Cerca de 85% dos que se formam no CEFET, e 62% dos que concluem a FAETEC, não viram técnicos. Vão trabalhar com outra coisa. “Ou se associa a formação no mercado, ou se está jogando profissional no lixo”, diz Cardoso.

E, para piorar, no Rio, cerca de 82% dos estudantes de nível superior estão em faculdades privadas. “São pessoas pagando para não ser nada”, fecha o Secretário.

sábado, 17 de outubro de 2009

Reportagem interessante sobre a formação dos professores no Brasil

Dados do MEC mostram que é muito difícil atrair os melhores estudantes para a carreira docente no Brasil

Mulher, aluna sempre de escola pública, que tirou nota abaixo de 20 (numa escala de zero a 100) no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), com renda familiar de até dois salários mínimos e cuja mãe nunca estudou – esse é o perfil dos participantes do Enem de 2007 que declararam a intenção de escolher o magistério como profissão. O levantamento, feito a partir de dados do exame e publicado no boletim Na Medida, do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), mostra que atrair os alunos de melhor de sempenho para a carreira docente ainda é uma meta distante da realidade brasileira.

Dos jovens que fizeram a prova do Enem em 2007, apenas 5,2% optaram pela profissão de professor do ensino fundamental ou médio. Como 25% dos candidatos não haviam escolhido a profissão que pretendiam seguir, estima-se que a probabilidade de cada participante do exame escolher o magistério como profissão é de 6,69% – 7,21% entre as mulheres e 5,60% entre os homens.

Entre os alunos de escola pública, a probabilidade de lecionar na educação básica é de 7,27%, contra 4,57% dos alunos que estudaram parcialmente ou sempre em escola privada. Um candidato com renda familiar de até 2 salários mínimos tem 7,88% de chance de escolher o magistério, mais que o triplo de um aluno na faixa acima de 30 mínimos (2,56%). De acordo com a escolaridade da mãe, entre os filhos de mulheres que nunca estudaram, a probabilidade de ser professor é de 9,54%, contra 5,07% dos filhos de mulheres com curso superior.

Com base nesses dados, o Inep conclui que “é pouco provável que o país esteja selecionando os professores entre os melhores alunos”. O resultado contrasta com os indicadores dos países desenvolvidos, onde a carreira de professor atrai profissionais com alto nível de formação, conforme demonstra relatório da consultoria Mc­­Kinsey & Company, também com dados de 2007. Nos dez países com melhores notas no Programme for International Student Assessment (Pisa), da Organização para a Coo­peração e Desenvolvimento Eco­nômico (OCDE) – Canadá, Aus­trália, Bélgica, Finlândia, Hong Kong, Japão, Holanda, Nova Ze­­lândia, Cingapura e Coreia do Sul –, os professores são selecionados entre os 30% melhores graduados. Na Finlândia, esse porcentual se estreita para 10% , enquanto na Coreia do Sul são selecionados os 5% melhores.

Desinteresse
Na avaliação da presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Paraná (APP-Sindicato), Marlei Fernandes de Carvalho, o desinteresse dos jovens com melhor formação pelo magistério não surpreende, em razão dos baixos salários e da falta de perspectivas na carreira. “Para nós, essa realidade vem se aprofundando”, avalia.

Marlei cobra das três esferas de governo uma política incisiva para reverter esse quadro, com recomposição salarial e programas específicos de escolarização dos docentes. “É um desafio gigantesco, pois o país tem um déficit de 200 mil professores”, ressalta.

Fonte: Gazeta do Povo, Cutiriba, 25set2009

terça-feira, 13 de outubro de 2009

Copa IFCH

Atenção "atletas" do 9! Estão em andamento os preparativos para a Copa IFCH. Trata-se do primeiro campeonato de futebol organizado pelos três Centros Acadêmicos do nosso Instituto.

Todos os detalhes da Copa IFCH estão no endereço http://users3.jabry.com/tiagoamarol/Copa%20Ifch%20-%20Final.doc - outras informações serão divulgadas aqui no Blog, em circulares nas salas e nos C.A.s organizadores.

Time unido sempre é vencedor. A Copa IFCH é mais uma realização da união dos Centros Acadêmicos do 9o. andar.
CAHIS - Gestão Filhos da Pública³
CACIS - Gestão Para Fazer Acontecer
CAFIL - Gestão Práxis

quarta-feira, 7 de outubro de 2009

CAHIS INFORMA

1-DEBATE SOBRE O GOLPE DE 1964 NAS UNIVERSIDADES
A Gestão Filhos da Pública³ agradece a todas as mais de 200 pessoas que compareceram ao debate realizado em 01/10. Os certificados já estão em fase de produção. Depois, ficarão no Departamento de História para serem assinados pela Direção. No prazo de aproximadamente três semanas, os certificados já serão distribuídos. Alterações nesse prazo serão divulgadas aqui no BLOG DO CAHIS. Contatos pela comunidade do Orkut "CAHIS UERJ", pelo correio eletrônico cahisuerj@hotmail.com ou diretamente com um dos membros da Gestão.

Na sala do CAHIS, 9027-F, estão disponíveis os certificados do debate sobre a ditadura civil-militar realizado em maio, da apresentação dos núcleos e laboratórios realizada no início de 2009/1 e de algumas exibições de filmes. Já estão disponíveis os certificados que faltavam, de pessoas que ainda estavam sem certificado pronto e deram o nome durante o debate de quinta-feira passada. O CAHIS pede desculpas pela demora na entrega dos certificados, que aconteceu em função da espera por alguém que os assinasse pelo Departamento de História, que passou os primeiros oito meses de 2009 sem diretor.


2-EXPOSIÇÃO ART Q LUTA
O debut de eventos em conjunto entre os três C.A.’s do IFCH foi de absoluto sucesso. A exposição “Arte Q Luta” recebeu um excelente público durante as duas semanas de duração, além de incontáveis elogios. O caderninho de recados do público recebeu até escritos em espanhol.

A exposição coloriu o hall mostrando uma outra face das favelas. As charges políticas de Carlos Latuff, as fotografias de Ratão e Valdean (ambos do conjunto de favelas da Maré) e o grafite de Kdoum chamaram a atenção de quem passou pelo nono andar. A ocupação da reitoria da UERJ também foi lembrada na exposição.

No penúltimo dia, os artistas citados participaram de um debate, onde relataram as satisfações e dificuldades de criar e promover um trabalho crítico em um meio artístico que não valoriza o pensamento reflexivo, achando que qualquer coisa é arte. A turma do Teatro do Oprimido, que se apresentaria no dia seguinte, também marcou presença.

Na noite de encerramento (01/10), um sarau de poesias e a estreia do filme da ocupação da reitoria da UERJ (comemorando um ano do movimento) animaram o espaço da exposição. Se você perdeu, não se preocupe, o filme será exibido outras vezes na própria UERJ muito em breve.

Comprometidos com uma universidade crítica e não presa ao academicismo alienante, CAHIS, CACIS e CAFIL se empenham em continuar a promover debates de relevância e a interação entre os estudantes.


3-EXIBIÇÃO DE DOCUMENTÁRIO
Para aqueles que falam mal sem saber e repetem o coro da "impren$a burgue$a", o CINE-CLUBE CAHIS exibirá hoje, 07/10, o documentário "Ao Encontro de Fidel", de Oliver Stone, na RAV-94. Fica aqui o convite aos revolucionários, reacionários e alienados, para descobrirem a verdadeira Cuba, país que fez em 50 anos o que a América Latina não fez em 500. VALE CERTIFICADO.


4-OLIMPÍADAS NO RIO
Crianças na rua, trabalhadores explorados, comunidades oprimidas pela Polícia, UERJ caindo, governador batendo em professores... Tem motivo pra comemorar olimpíada no Rio?


5-EM MEMÓRIA DE MERCEDES SOSA
Ela era a voz dos sem voz. "La Negra" deixa uma grande discografia, com o melhor da nossa música latino-americana. Nossa cultura, nossos costumes, nossa vida.


6-UERJ SEM MUROS...
...Sem portas, sem ventiladores, sem papel higiênico, sem sabonete, sem professores, sem livros... SEM REITORIA COMPROMISSADA COM OS ALUNOS.

CENTRO ACADÊMICO DE HISTÓRIA - GESTÃO FILHOS DA PÚBLICA³

domingo, 4 de outubro de 2009

Em Memória do Comandante Ernesto Che Guevara

4 DE OUTUBRO: 44 ANOS QUE CHE GUEVARA SAIU DE CUBA PARA ESPALHAR A REVOLUÇÃO PELO MUNDO
9 DE OUTUBRO: 42 ANOS DO ASSASSINATO DE CHE GUEVARA PELA CIA

A luta pela liberdade ganhou um sinônimo de apenas três letras: Che. Tudo por causa de Ernesto Guevara de la Serna, argentino de origem abastada que dedicou toda sua vida a solidariedade e a luta pela igualdade entre os seres humanos.

Exercendo a mais nobre das profissões, o médico Ernesto decidiu viajar pela América Latina, conhecendo de perto as necessidades de um povo explorado há mais de quatro séculos. Primeiramente na Guatemala, Che luta em defesa do presidente Jacob Arbenz, que tentava promover reformas populares. No México, em 1954, Che é apresentado a Raúl Castro, que o ligaria ao irmão mais velho, Fidel. Começa a organização do Movimento 26 de Julho, onde Fidel, Raul, Che e outros companheiros desembarcam em Cuba, se instalando nas montanhas da Sierra Maestra. Lá, Che divide seu tempo entre comandante revolucionário e humanista, no maior sentido da palavra, ao ajudar as famílias camponesas que encontrava.




Nos primeiros dias de 1959, Che chega vitorioso a Havana, e passa a compor o governo revolucionário. Com a Revolução consolidada e com respaldo popular, Guevara poderia continuar no governo, em cargos burocráticos, no conforto de uma sala. Mas a consciência solidária falou mais alto no pensamento de Che, algo parecido com o desejo bolivariano de união e solidariedade entre os povos. Em 4 de outubro de 1965 (há exatos 44 anos) Fidel Castro anuncia que Che Guevara deixa Cuba para lutar contra o imperialismo, ajudando a espalhar pelo mundo os ideais libertários da Revolução Cubana.


A princípio na África, depois na Bolívia, Che Guevara prosseguiu sua luta até ser barbaramente assassinado pelo exército boliviano na localidade de La Higuera, em 9 de outubro de 1967. Seus restos mortais foram encontrados somente 30 anos depois, em uma vala comum a 50 km de La Higuera. Em 17 de outubro de 1997, Che Guevara foi enterrado em Cuba, com honras de Chefe de Estado, na presença de familiares, revolucionários e do Comandante Fidel Castro.

Esse exemplo de vida permanece para todos os que lutam por uma sociedade fraterna e igualitária. Segue o exemplo de Ernesto Che Guevara, qualificado nas palavras de outro Comandante, o boliviano Inti Peredo, como o ser humano mais completo da nossa era.

sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Notícias do Movimento Estudantil em Londrina-PR

Estudantes sem moradia, lutando pelas condições de permanência no ensino superior são espancados pela polícia estadual em Londrina/PR

Em 29 de setembro de 2009, 5 estudantes, lutando contra o corte do fornecimento de água no prédio que ocupam desde de maio de 2009 - em virtude de terem sido excluídos no processo de seleção para a nova moradia instalada no Campus - foram presos e espancados pela polícia estadual do Paraná, um deles necessitando, inclusive, ser hospitalizado. A ordem de corte da água veio do Reitor da UEL que vem progressivamente criminalizando o movimento estudantil e levando a Universidade, continuamente, às páginas policiais locais e nacionais.

Cerca de 30 estudantes que não têm condições de arcar com os altíssimos custos dos aluguéis em Londrina, permanecem ocupando o hotel alugado pela Universidade a fim de atender, emergencialmente, aos estudantes, enquanto era construída a moradia estudantil no Campus. O processo e seleção, entretanto, não garantiu vaga para todos aqueles que habitavam a antiga moradia. Em luta por condições de permanência no ensino superior, os estudantes recusaram-se a sair do hotel, enfrentando, desde então, o autoritarismo e a truculência do Reitor Vilmar Marçal que recusa-se a reconhecer o DCE eleito, e os representantes eleitos pelos estudantes para o CA e o CU.

Veja abaixo a violência impetrada contra estudantes universitários que lutavam para que a água da casa não fose cortada. Destaca-se que existem mães com crianças entre os estudantes.

http://portal.rpc.com.br/jl/online/conteudo.phtml?tl=1&id=928983&tit=Confusao-durante-corte-de-agua-na-Casa-do-Estudante-da-UEL-termina-com-4-estudantes-detidos