sexta-feira, 31 de julho de 2009

Reunião do CONSUNI

Esta semana, a reunião do Conselho Universitário (CONSUNI) teve como pauta o orçamento para 2010. A reunião teve início em 24 de julho, sendo necessária outra convocação em 27 de julho. Informações passadas pelo companheiro Tiago Amaro, do CACIS.

-O CONSUNI votou por fazer seu orçamento com os 6% da receita tributária líquida do estado como PISO, e não como teto, como no ano passado. Placar da votação: 30 a 19.

-A relatoria da comissão de planejamento sobre o orçamento contemplou bandeiras do movimento estudantil, como o aumento da bolsa (de 250 para 300 reais), verba para congressos, etc. Foram incluídas também bandeiras dos funcionários, como o plano de carreira, reajuste salarial e os 30% de reposição salarial, entre outros. Ela ainda não foi votada porque após a votação dos 6% como piso a seção foi encerrada, já às 13:30. O relator foi o Professor Pedro Senne, das Ciências Sociais, que tranqüilo e ponderado, fez um excelente papel. Enquanto isso, a reitoria fazia a defesa dos 6% como teto, significando que o orçamento da UERJ poderia ser de qualquer porcentagem do orçamento estadual até 6%. Isso mostra a reitoria totalmente atrelada ao governo do Estado. Como pode a reitoria da UERJ encolher seu próprio orçamento? Subserviência aos interesses políticos desse governo.

-Sobre a novela “bandejão”, o reitor Ricardo Vieiralves informou que o envelope da licitação da obra foi aberto e o preço é abaixo do orçado, o que significa que a UERJ não irá recorrer. Provavelmente, não há mais empecilho judicial para o início das obras. Falta o reitor assinar o contrato, o que ele diz que vai fazer nos próximos dias. A partir de então haverá um prazo de alguns dias para o começo da obra.

-Só haviam, no decorrer do Conselho, quatro estudantes conselheiros: Fabi Simão, Rosinha, Júlio e Gustavinho. Para piorar, o Gustavinho votou na proposta da reitoria (6% como teto) e, sendo assim, os estudantes contribuíram com MUITO menos do que era esperado nessa votação. O setor que apareceu massivamente e carregou as intervenções no plenário foram os servidores da universidade. Essa diferença de presença se deu também no público, com poucos estudantes acompanhando.

-O reitor disse, ao anunciar o bandejão, que chamou oficialmente uma representação do DCE para a reunião que abriu o envelope da licitação, e no entanto ninguém do DCE apareceu. Esse convite precisa ser apurado, assim como se algum realmente foi enviado.

-O reitor foi questionado quanto a uma série de medidas da reitoria, entre as quais a colocação de uma porta blindada no acesso à sala da reitoria, e essa e todas as outras perguntas serão respondidas e resto da discussão do orçamento será feita em uma próxima sessão, nessa segunda-feira, dia 27, de manhã.

-Quanto às demandas estudantis, foram liberadas verbas para um vale-transporte, na assistência ao estudante cotista (isso já na proposta da DIPLAN), um aumento na bolsa permanência que permitiria o aumento da verba de 250 para 300 reais, a questão da flexibilidade da verba de assistência em material permanente ou consumo, dependendo da demanda de cada centro setorial, R$ 20.000 anual para cada CA para realização de atividades por parte das representações discentes, verba para a reforma das salas do CA, a garantia de um ônibus por ano para cada curso para viagens a congressos ou encontros e o aumento do valor da diária para estudantes.

sexta-feira, 24 de julho de 2009

A submissão da UNE ao Governo Lula

Há muito tempo, o CAHIS mantêm uma posição independente e discordante da União Nacional dos Estudantes (UNE). Estamos contra a política do Governo Lula para as universidades, beneficiando os escolões privados e a privatização de espaços públicos nas universdades federais.

Para entender melhor o processo que transformou a UNE em aparelho da dupla governista PT-PC do B, o Blog do CAHIS recomenda a leitura do texto "A submissão da UNE à castração do pensamento crítico (I)", escrito pelo jornalista Pedro Porfírio.

http://pedroporfirio.blogspot.com/2009/07/submissao-da-une-castracao-do.html

sexta-feira, 10 de julho de 2009

Luto

O Centro Acadêmico de História presta as devidas condolências ao diretor do Arquivo Nacional e nosso mestre na UERJ, Professor Jaime Antunes, pelo falecimento de sua esposa, Marli, falecida no dia 07 de julho.

Em nome de todos os alunos do curso de História da UERJ, enviamos as nossas condolências e colocamos-nos a disposição desse professor que é exemplar em seus deveres e admirado pelos seus alunos.