sexta-feira, 27 de março de 2009

CAHIS informa: É com a luta que o CAHIS consegue resultados


Os alunos de História começarão o ano letivo na próxima terça-feira, 31, conferindo a nova vitória do CAHIS, mais uma vitória dos estudantes do nosso curso. Conseguimos novos ventiladores, carteiras (foto 1) e computadores para o Laboratório de História.


Essas carências eram parte integrante do cotidiano do estudante. Todos nós fomos obrigados, pelo menos uma vez, a pegar cadeiras de outras salas em aulas lotadas. Quem também nunca suou dentro de uma sala lotada e quente com os ventiladores funcionando mal ou sem funcionar.

A Gestão Filhos da Pública 2.0, em 2008, buscou em todas as instâncias da UERJ a solução desses problemas. Como os estudantes só conseguem o que precisam depois de lutar e cobrar, chegamos junto e conseguimos a compra desses equipamentos.


Foram compradas pela UERJ 300 novas carteiras e mais de 10 ventiladores de parede (foto 2), além do Laboratório de História ser completamente reequipado, com 20 computadores incluíndo o que há de mais moderno em informática.


Não podemos nos esquecer de agradecer à sub-reitora de Graduação, Professora Lená Medeiros de Menezes, que contribuiu para a compra desses produtos.


Só que, como na UERJ tudo tem ressalvas, o Laboratório (foto 3) ainda não está funcionando, por falta de verba para contratar um estagiário responsável por cuidar do local.


A Gestão Filhos da Pública³ comemora os novos ítens, mas segue na cobrança pelo funcionamento pleno do Laboratório.

Para que o CAHIS consiga mais essa realização, contamos com o apoio de todos os estudantes do Departamento de História.

terça-feira, 24 de março de 2009

CAHIS informa: Inscrição em disciplinas

Começa nesta quarta-feira, 25 de março, a inscrição em disciplinas. Corra para fazer sua inscrição, evitando congestionamentos no frágil sistema do "Aluno Online" e garantindo sua vaga nas turmas, principalmente nas licenciaturas.

Enquanto isso, seguem problemas na postagem das notas por parte de alguns professores e do conflito de horários em História da África. Ambos estão sendo solucionados, devido respectivamente a perda de prazo dos professores enviarem as notas e a erro na digitação dos horários.

As aulas retornam na terça-feira 31 de março.

sexta-feira, 13 de março de 2009

Notícias e opinião: Pare o mundo que eu quero descer


A página da UERJ na internet traz uma notícia que parece piada, e de péssimo gosto.


A Medalha José Bonifácio, maior condecoração dada pela UERJ, será dada para o secretário estadual de Ciência e Tecnologia, Alexandre Cardoso (foto). Nem precisa mais comentários...

A notícia foi divulgada na noite de sexta-feira, para a cerimônia fechada que acontecerá na Capela Ecumênica segunda-feira de manhã. Coincidência ou não, esse ato de politicagem será realizado durante as férias, sem divulgação e com forte esquema de segurança, para impedir qualquer protesto contra os membros do Governo Sérgio Cabral. Quem sabe não estacionam um caveirão na UERJ.

Será que o secretário e sua comitiva passarão pelo 9° andar?

Agora, entre aspas, a íntegra da nota divulgada pela UERJ:

"Secretário de Ciência e Tecnologia recebe Medalha José Bonifácio
13/03/2009

O Secretário de Ciência e Tecnologia do Estado do Rio de Janeiro, Alexandre Cardoso, será homenageado nesta segunda-feira, 16 de março, às 10h30, na Capela Ecumênica, com a comenda da Ordem do Mérito José Bonifácio. Criada em 1972, a medalha é a mais alta condecoração dada pela UERJ a destacadas personalidades nacionais e estrangeiras nas áreas da educação e da cultura.

Segundo o chefe de gabinete da presidência da Faperj, Roberto Dória, o esforço do Secretário e do Governador em garantir os 2% para a Fundação se reflete no expressivo aumento em valores e número de bolsas para a UERJ e outras instituições de desenvolvimento científico e tecnológico do Estado: só no ano passado foram 29 editais. Em 2009 haverá tambéma abertura, no dia 18 de março, de um edital de bolsas exclusivo para as universidades estaduais.

Alexandre Cardoso, médico e bacharel em Direito, é natural de Duque de Caxias. Por sua atuação em três mandatos como Deputado Federal, foi considerado pelo Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap) um dos principais debatedores e formuladores do Congresso Nacional. O Secretário foi também deputado estadual por duas vezes. Na sua gestão, atuou para garantir 2% da arrecadação tributária estadual à principal instituição de fomento e pesquisa do Rio de Janeiro, a Fundação Carlos Chaga Filho de Amparo à Pesquisa do Rio de Janeiro (Faperj)."

Fonte: http://www.uerj.br/modulos/kernel/index.php?modulo=noticias&cod_noticia=3071

quinta-feira, 12 de março de 2009

Agora mais um campeão de audiência: novela "Matérias do CAP"

O currículo novo, usado desde 2006, teve entre outras matérias incluídas, a chamada PCC-CAP. Nem na secretaria do 12° andar sabem informar o que significa essa matéria, mas o CAHIS apurou que trata-se de matérias práticas de ensino.

Desde 2006 a matéria não foi aberta. Os alunos do 7° período estão devendo essa disciplina desde o 5° período, e os alunos que entraram em 2007 já precisam cursar.

O CAHIS segue cobrando a abertura de turmas para essa disciplina.

Pois essa novela teve novo capítulo no início dessa semana.

No correio eletrônico do Departamento de História, estava, essa semana, uma mensagem da professora Sonia Wanderley, coordenadora de graduação do CAP-UERJ. Publicamos a mensagem, entre aspas, na íntegra:

"Prezado Marco Antonio

Conforme combinamos por telefone, estou enviando as informações relativas à solicitação de horário para inclusão da disciplina eletiva História da África e Curriculos, que faz parte do leque de disciplinas referentes à Prática Pedagógica como Componente Curricular, no fluxograma da Licenciatura de História. No semestre passado, depois de conversas com a então chefe do Depto. de História, profa. Maria do Carmo, a disciplina foi oferecida extraordinariamente à tarde, ministrada pelo prof. Anderson. Foi uma forma que encontramos, em conjunto, para não prejudicarmos ainda mais aos discentes que, pelo novo currículo, têm que cumprir 90h em disciplinas eletivas, como prática curricular, no CAp. Sofremos, ainda hoje, com falta de carga horária docente efetiva ou contratual para dar conta de todas as nossas obrigações no Ensino Básico e no Superior.

Acontece que os alunos do curso de História procuraram a Sub-reitoria de Graduação para reclamarem, no que estão corretos, da apresentação dessa disciplina em horário que não atendia a maioria dos licenciandos.Levaram a reivindicação da abertura de duas turmas que atendessem respectivamente os turnos da manhã e noite. Em reunião da qual participaram a Sub-reitora, prof. Lená, a Vice-direção e a Coordenação de Graduação do CAp, a Direção do IFCH e um representante dos alunos de História ficou definido que a SR-1 solicitaria, em caráter emergencial, uma carga de 10h para contrato a fim de atender à reivindicação discente.

Sendo assim, estamos encaminhando ao DAA o pedido de abertura das duas turmas para 2009-1. Para tanto, necessitamos apresentar os horários no qual serão alocadas essas turmas, o que só é possível por meio do Departamento de História, responsável, em última instância, pela feitura do horário dos alunos de História. Sabemos que no fluxograma da Licenciatura, existe um espaço reservado às eletivas do CAp, acredito que no 4º ou 5º período. Pedimos a gentileza da confirmação e da apresentação do dia/horário, o mais rapidamente possível, para que possamos incluir a referida disciplina no sistema de um desses períodos e apresentá-la aos alunos no próximo período de matrículas.

Aproveitamos para informar que a partir de 2009-2, a equipe de História apresentará aos alunos outras opções de eletivas, já aprovadas pelo CSEPE no processo de modificação dos cursos de Licenciaturas, de forma a possibilitar aos licenciandos a conclusão das 90h exigidas por lei como diciplinas de Prática Pedagógica. No momento oportuno podemos discutir, portanto, a entrada no horário dessas disciplinas onde hoje, de maneira geral, encontra-se apontado - Eletivas CAp.

Colocamo-nos a disposição para outros esclarecimentos por meio desse endereço eletrônico ou pelo cel.: 81196917.
Atenciosamente,
Sonia Wanderley
matr. 6293-5
Coordenadora de Graduação CAp/UERJ"

Continuamos na cobrança, mesmo durante as férias. Outras informações aqui no BLOG e em abril no JORNAL DO CAHIS.

sábado, 7 de março de 2009

No ar o BLOG DO CAHIS


Esta é a primeira postagem do novo espaço do Centro Acadêmico de História do campus Maracanã da UERJ.


Este espaço pretende ser de divulgação do nosso trabalho e orientação aos estudantes de História do campus Maracanã da UERJ.

Este é mais um veículo de comunicação do CAHIS, que mostra a transparência da Gestão Filhos da Pública³, além do nosso jornal mensal.

Marque nos seus favoritos e sempre confira as novidades postadas aqui.
A página do CAHIS na internet é mais uma realização da Gestão Filhos da Pública³.

Orkut: CAHIS Uerj